Chuchu: como plantar e seus benefícios à saúde

Chuchu: como plantar e seus benefícios à saúde

O chuchu é um legume que possui muitas fibras, vitaminas A, B1 e C, potássio e ferro. Por ser digestivo, é um ótimo diurético e tem ação excelente no controle de hipertensão e problemas renais.

Afinal, além de seus benefícios à saúde, também é fácil de plantar e cultivar, crescendo em pequenos espaços. Dessa maneira, basta um local com bastante sombra e bem fresco no sentido de que o chuchu consiga se desenvolver.

A seguir, separamos algumas dicas à quem deseja começar a plantar chuchu.

Como plantar chuchu?

Antes de falar diretamente sobre como plantar o chuchu, é interessante citar que, no Brasil, está entre as 10 hortaliças/legumes mais consumidos pela população.

Benefícios do chuchu ao homem
O chuchu é um legume que traz muitos benefícios à saúde, como no controle de hipertensão e problemas renais.

O chuchu não apresenta muitas exigências em relação ao solo. Se desenvolve até mesmo em locais mais ácidos. Todavia, sua produtividade é mais elevada ao plantar em solo fértil, com drenagem adequada e boa adubação.

Com o fim de a cultura trazer bons resultados, é importante ter fósforo em abundância, pois esse elemento auxilia no desenvolvimento das raízes.

O plantio deve ser feito após a pré-brotação e ademais colocados sobre a terra em um local sombreado, com boa ventilação e um pouco úmido. Quando está maduro, seu broto germina normalmente em 15 dias, mas o ideal é plantar somente quando atingir 12 centímetros.

Brotos de um fruto maduro prontos para plantio
Os brotos só estarão prontos para plantar após atingirem no mínimo 15 centímetros, sendo transferidos às covas ou vasos.

Quando isso acontecer, coloque o chuchu inteiro no sulco, sem colocar terra por cima. Apenas de entrar em contato com o solo, já ocorrerá o enraizamento. Enfim, só reforçando que na hora de plantar, é importante abrir um pequeno buraco para o broto, preenchendo a área com o adubo ideal.

O fruto com broto do chuchu deve ser plantado sempre de cabeça para baixo, assim as raízes ficam cobertas por terra, no caso do plantio com local definido, ou substrato, no caso de vasos. Isso facilita que as raízes cresçam de maneira saudável no solo e o broto pode se desenvolver sem obstáculos.

Faça uma parreira

Aliás, essa planta possui gavinhas responsável por fixar a rama no local e sustentar o peso do fruto. Nesse sentido, é importante fazer uma parreira cujo tamanho vai depender muito da ramificação. Mas, deve ficar em torno de seis metros de ramo principal.

Parreira de chuchu com frutos
Após plantar o chuchu, é necessário fazer o planejamento de uma parreira que facilita o desenvolvimento do fruto.

Visando a comercializar, a duração média é de 3 anos, mas dependendo dos cuidados pode durar bem mais, tendo grande produtividade.

Cuidados necessários

Um dos principais cuidados no sentido de manter a sua produtividade é a irrigação. Essa planta não se adapta a muita água, então é necessário verificar se o solo realmente está seco antes de irrigar novamente. As regas devem ser feitas por sulco, a fim de molhar cada planta.

O chuchu se adapta melhor às temperaturas amenas, entre 15ºC e 25ºC. O frio em excesso acaba impedindo que a planta se desenvolva, assim como o calor e a chuva provocam quedas de flores e surgimento de fungos.

Colheita do chuchu

Entre 80 e 110 dias após plantar e o broto germinar, é possível iniciar a colheita. Uma dica: os frutos devem ser colhidos antes de atingirem seu completo amadurecimento. Isso porque, se passarem do ponto ideal de colheita, o fruto começa a abrir na extremidade. E são mais saborosos ainda tenros.

Fruto é usado para preparo de diferentes pratos
Após a colheita, o chuchu pode ser usado em diferentes pratos, principalmente refogado, sendo muito apreciado.

Quando estiver em seu ponto de colheita, pode ser necessário colher em dias alternados, tamanha a produção.

As flores desse vegetal são brancas e pequenas e os frutos são grandes e ovais, com polpa dura. A alta produtividade é uma das maiores características dessa planta.

Benefícios do chuchu à nossa saúde

Conforme citamos no começo do artigo, o chuchu é um alimento que traz muitos benefícios à nossa saúde. Possui propriedades nutricionais muito importantes, prevenindo e combatendo diversos tipos de doença.

Confira alguns desses benefícios:

  • O chuchu possui grandes quantidades de fibras dietéticas, substâncias que ajudam a controlar os níveis de açúcar no organismo. Assim sendo, é recomendado às pessoas diabéticas;
  • Fonte de minerais, como o cálcio, o consumo de desse alimento previne e combate da osteoporose. Além disso, possui magnésio e fósforo, que também favorece o fortalecimento ósseo e dos dentes;
  • O chuchu possui grande concentração de agentes antioxidantes. Essas substâncias são responsáveis por fortalecer e defender o nosso sistema imunológico das ações dos radicais livres (vírus e bactérias), que podem causar problemas à saúde;
  • Dá brilho e volume aos cabelos, deixando-os mais fortes, brilhosos e volumosos. Isso se deve pela grande quantidade de água no alimento, além de nutrientes como o zinco e a vitamina E;
  • Rico de vitaminas, também ajuda a deixar o nosso organismo mais disposto e fortalecido porque possui agentes energéticos naturais ao corpo;
  • Com poucas calorias e pela presença dos agentes antioxidantes, o consumo de chuchu também é responsável pela limpeza e desintoxicação do organismo, ajudando a desinchar o corpo e na perda natural de gorduras localizadas;
  • Faz bem aos rins devido a boa quantidade de potássio, favorecendo a filtragem de nutrientes, além de prevenir problemas como as pedras ou cálculos renais.

Que tal uma receita culinária de chuchu?

Gostou do nosso post sobre como plantar chuchu e dos benefícios desse alimento à nossa saúde?

Agora, encerrando, confira no vídeo abaixo, uma opção diferente, como plantar chuchu em vaso:

Fonte: Pomar e Horta em Vasos

Quer saber mais sobre como plantar determinadas culturas? Nossa sugestão é acompanhar nosso artigo sobre como fazer uma horta em casa. Confira!

Post Relacionado