ENEL leva caravana de serviços a Mairipotaba e Cromínia

ENEL leva caravana de serviços a Mairipotaba e Cromínia

Iniciativa inclui troca de lâmpadas, de 80 geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel, negociação de dívidas e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.
• Companhia realiza mutirões de manutenção na rede elétrica das duas cidades, a fim de reduzir a incidência de quedas de energia no período chuvoso.
• Representantes da empresa também se reúnem com prefeituras para apresentação de melhorias no fornecimento dos municípios.

A Enel Distribuição Goiás levou a Caravana #EnelPorVocê à duas cidades vizinhas, Mairipotaba e Cromínia. Durante a ação, a população contou com uma série de serviços.

Entre eles, durante a caravana a ENEL fez a troca de 80 geladeiras para clientes pré-selecionados pelas Secretarias Municipais de Assistência Social (40 em cada cidade), troca gratuita de até 10 lâmpadas por cliente, atendimento móvel, negociação de débitos e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica para clientes de baixa renda.

Troca de geladeiras durante a realização do evento
Nas duas cidades, durante a caravana, a ENEL fez a troca de 80 geladeiras, beneficiando dezenas de famílias.

A ação foi realizada em parceria com as Prefeituras locais e, na oportunidade, representantes da distribuidora também apresentaram às autoridades dos municípios uma prestação de contas, com um plano de ações que demonstra o comprometimento da companhia com a melhoria do fornecimento de energia.

ENEL faz a troca de lâmpadas e atendimento durante caravana

Na Caravana #EnelPorVocê, para participar do Troca de Lâmpadas os clientes tiveram que levar apenas um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas.

Foram recebidas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes (exceto modelos tubulares), que têm alto consumo de energia. Foram trocadas por modelos LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos mais antigos.

Enel oferece serviços e troca de lâmpadas
Os clientes das duas cidades puderam trocar lâmpadas por modelos LED, mais econômicos e duráveis.

Os clientes das cidades também contaram com as facilidades da Loja de Atendimento Móvel da Enel, onde foram oferecidos todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas.

Ainda foi feito o cadastro dos clientes aptos a participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica dos clientes baixa renda. Para isso foi necessário ter cadastro atualizado no CadÚnico e preencher os requisitos do programa do Governo Federal.

ENEL oferece o Quita Fácil

Além disso, a Enel realizou a campanha Quita Fácil, que oferece descontos de até 50% à clientes com três contas ou mais atrasadas há mais de 180 dias; ou ainda a possibilidade de parcelar em seis vezes – uma entrada de 10% mais cinco parcelas.

Atendimento de clientes por funcionário da ENEL durante caravana
Clientes das duas cidades tiveram atendimento da Loja de Atendimento Móvel da Enel.

O desconto incide sobre o total da dívida do cliente com a empresa, incluindo juros, multa e atualização monetária, e haverá cobrança de 1% de juros de financiamento.

Já para aqueles clientes com débitos vencidos há menos de 180 dias, a Enel também facilita a negociação com parcelamento em até 12 vezes (uma entrada de 10% mais 11 parcelas), sem a cobrança de juros.

ENEL faz mutirão de manutenções durante caravana

Paralelamente à Caravana #EnelPorVocê, equipes da companhia estiveram nas duas cidades realizando mutirão de manutenções em circuitos com inspeções visuais e termográficas, substituições de cruzetas e condutores, limpeza de faixas e podas de árvore nas áreas urbana e rural, com equipe especializada de linha viva.

A ação faz parte de um plano que visa reduzir a incidência de quedas de energia nos municípios no período chuvoso. Esse trabalho preventivo auxilia, por exemplo, em interrupções no fornecimento de energia pelo toque da vegetação na rede ou por falhas em estruturas onde já identificamos a necessidade de uma manutenção”, explica o diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas.

Caravana da ENEL reunião com moradores
Representantes da ENEL durante reunião com os moradores das duas cidades.

Somente neste ano, a companhia já realizou em cada cidade cerca de 350 podas de árvores que estavam em contato com a rede e corrigiu em torno de 100 pontos de degradação, como cabos deteriorados, postes em mau estado, cruzetas e isoladores danificados. Além disso, a companhia limpou cerca de 150 quilômetros de faixa de servidão sob a rede na zona rural.

Aliada às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Mairipotaba e Cromínia, com equipamentos telecontrolados.

Os aparelhos permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Até o final do ano, a companhia completará a instalação de sete religadores automáticos e chaves telecomandadas em cada cidade.

Investimentos em Mairipotaba e Cromínia

Entre 2022 e 2025, a Enel Distribuição Goiás prevê investir R$ 5,28 milhões em obras de melhorias somente em Mairipotaba, com a finalidade de melhorar os níveis de tensão das redes de distribuição, dar flexibilidade para realizar manobras em caso de falhas no fornecimento e ampliar a infraestrutura elétrica.

Investimentos da ENEL nos dois municípios
Representantes da ENEL anunciam os investimentos que serão feitos nos dois municípios a partir de 2022.

Já no próximo ano serão construídos 15 quilômetros de redes entre as subestações Cromínia e Professor Jamil, que também atendem o município. Para até 2025, o destaque é a complementação de cerca de 20 quilômetros de rede monofásica em trifásica, da Subestação Mairipotaba, e a construção de 2 quilômetros de novas redes trifásicas.

Em Cromínia, serão investidos R$ 2,7 milhões em 2022, na construção de 15 quilômetros de redes entre as Subestações Cromínia e Professor Jamil. O objetivo é melhorar a tensão ofertada aos clientes, dar flexibilidade à rede elétrica e melhorar a qualidade no fornecimento.

Melhorias já realizadas nas duas cidades

Desde 2017, a Enel Goiás tem investido fortemente em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico tanto de Mairipotaba como de Cromínia. Todo o trabalho realizado já trouxe melhorias significativas para o fornecimento de energia nos municípios.

As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o número ideal e por isso seguimos com um robusto plano de investimentos e manutenções para todo o sistema elétrico, para dar à população a qualidade do fornecimento de energia que eles merecem”, ressalta Roberto Vieira, Diretor de Planejamento e Gestão da Enel Goiás.

Lideranças durante a caravana da ENEL
Lideranças durante a realização da Caravana #EnelPorVocê realizada em mais dois municípios.

Em 2017, quando a Enel assumiu a antiga Celg, Mairipotaba tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 20,85 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 51,1 horas. Em outubro de 2021, os indicadores de qualidade já tiveram melhoras expressivas: a frequência das quedas de energia caiu para 15,79 vezes ao ano (- 24,3%) e a duração baixou para 36,31 horas (- 29%).

No mesmo ano, Cromínia tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 21,28 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 51,06 horas. Em outubro de 2021, os indicadores de qualidade já tiveram melhoras expressivas: a frequência das quedas de energia caiu para 16,92 vezes ao ano (- 20,5%) e a duração baixou para 38,47 horas (- 24,7%).

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Post Relacionado