No último sábado, dia 12 de março, ocorreu a 1ª Convenção do Grupo MF Rural, considerado o portal mais completo do agronegócio brasileiro.
O objetivo foi realizar um balanço da atuação nos 17 anos de atividades em diferentes segmentos do setor rural, e ao mesmo tempo, anunciar os projetos que estão sendo implantados, com o propósito de se transformar no mais completo ecossistema do agronegócio brasileiro.
“Só seremos reais e verdadeiros se formos capazes de nos conectar com a nossa essência; e a essência da família MF Rural é que temos de ser justos, honestos, gentis, proativos e flexíveis“, afirmou o CEO do grupo, Roberto Fabrizzi Lucas.
Na convenção, a história de sucesso do MF Rural
A convenção do grupo MF Rural foi realizada neste fim de semana, no salão de eventos do Quality Hotel & Convention Center, em Marília/SP. O evento reuniu a diretoria e todos os colaboradores.
Durante o evento, os diretores Roberto, Rafael e Renato Fabrizzi Lucas apresentaram como funciona cada uma das áreas de atuação do grupo, fizeram um balanço dos resultados e ao mesmo tempo anunciaram os projetos que serão implantados em 2022.
Um dos momentos mais emocionantes da convenção do grupo MF Rural certamente foi a exibição de um vídeo que mostrou como tudo começou, na época em que a internet ainda estava apenas “engatinhando”.
O grupo MF Rural foi criado a partir da constatação do veterinário Wilson Lucas a respeito das dificuldades que o homem do campo enfrentava para conseguir comprar produtos, contratar serviços e conciliar tudo isso com as atividades e compromissos diários em sua propriedade.
Como trabalhou durante muitos anos na função de administrador de fazendas, o sr. Wilson notou essa dificuldade no seu dia-a-dia. Então, pela sua experiência, sabia que nessa mesma situação se encontravam outros milhares de agropecuaristas brasileiros.
“A gente trabalhava o dia todo na fazenda e, quando chegava em casa, já de noite, tinha que procurar anúncios em jornais ou fazer outras pesquisas sobre produtos que estávamos precisando. Aí no dia seguinte, logo cedo pegava o telefone e fazia consultas“, lembra Wilson Lucas, presidente do grupo MF Rural.
Encurtando os caminhos
A partir daí, veio o desafio: criar, “do zero”, uma plataforma de Marketplace com o intuito de encurtar os caminhos do agronegócio, ou seja, reunir em um só lugar tudo aquilo que o homem do campo precisa. O projeto ficou a cargo de Renato Lucas, hoje diretor de marketing e de TI, ou seja, colocar “na prática”, a ideia inicial do sr. Wilson.
Hoje, com o slogan “O agronegócio passa por aqui”, o MF Rural promove o encontro entre compradores e vendedores em todo o Brasil. Aliás, uma das vantagens de ter uma plataforma exclusiva é que a cada momento está recebendo novos ajustes e novidades, com o objetivo de sempre facilitar a sua utilização, dando maior visibilidade em cada um dos itens.
Hoje, na plataforma de Marketplace do MF Rural, coordenada por Rafael Lucas, estão mais de 55 mil anúncios, sobretudo de animais, fertilizantes e outros produtos, até fazendas completas e aviões. Para se ter uma ideia, só em 2021, o site movimentou cerca de R$ 5 bilhões em negócios.
“Temos uma equipe de colaboradores bem treinada e comprometida, que é responsável pelo atendimento dos novos clientes da plataforma e ao mesmo tempo por viabilizar a aproximação deles aos interessados em fazer negócios“, observou Rafael.
Foco do Grupo MF Rural é sempre o cliente
“Nos envolvemos com as necessidades do cliente e procuramos atendê-los de forma mais assertiva possível“, enfatiza Roberto Lucas. Ele acrescenta que “os nossos clientes são do agronegócio. Por isso, respeitamos o homem do campo e as atividades realizadas no agronegócio“.
Nesse sentido, a convenção serviu para apresentação dos novos projetos que envolvem, por exemplo, o MF Bank, MF Pago e o MF Log. Isso sem falar em novos investimentos em tecnologia, tendo como objetivo atender os demais segmentos de atuação do grupo, como a própria plataforma de Marketplace MF Rural e MF Leilões que realiza, com sucesso, leilões online em todo o Brasil.
Trata-se do projeto Ecossistema do grupo MF Rural: ampliar cada vez mais os setores já existentes e colocar em prática novas propostas. O objetivo é um só: atender o homem do campo e contribuir cada vez mais com o agronegócio brasileiro.
Em 2022, prestação de serviços
Aliás, durante a convenção, a diretoria do Grupo MF Rural anunciou que em 2022 um dos focos será ampliar a prestação de serviços ao homem do campo por meio da informação. Eventos, como o “Toró de Parpite“, serão novamente realizados e deverão ganhar uma dinâmica ainda maior.
O “Toró de Parpite”, uma alusão caipira ao tradicional “brainstorm” (discussão de determinados assuntos por especialistas da área) foi um sucesso no ano passado. Durante quatro dias, reuniu grandes nomes do agronegócio brasileiro com o propósito de debater temas atuais.
Ademais, levar conhecimento e informação de qualidade para o homem do campo é um dos focos. Além do blog MF Magazine, que traz artigos relacionados aos assuntos mais relevantes do agronegócio, acaba de ser lançado o blog MF Leilões, com informações exclusivas ligadas ao segmento, isto é, informações sobre os leilões, artigos sobre raças de animais e tudo que está relacionado ao setor, cuidadosamente preparado por uma equipe de especialistas na área.
“A prestação de serviços é um dos nosso objetivos. Não basta apenas promover negócios. Estaremos sempre ao lado do homem do campo. Somos de uma família que tem essa essência e estaremos sempre preocupados em atender nossos parceiros da melhor forma possível“, afirmou Roberto Lucas.
Ao final da convenção, foram homenageados os colaboradores mais antigos. “O sucesso do grupo MF Rural e do próprio agronegócio só seria possível com um time de primeira. São profissionais comprometidos em cada área e que fazem a diferença“, concluiu Wilson Lucas.
Ao final da convenção, todos os participantes foram recepcionadas com a tradicional feijoada do Quality Hotel & Convention Center.