“Toró de Parpite” do MF Rural reúne lideranças do agronegócio brasileiro

“Toró de Parpite” do MF Rural reúne lideranças do agronegócio brasileiro

Com o propósito de debater os temas mais discutidos atualmente no agronegócio brasileiro, o grupo MF Rural realizou, de 13 a 16 de julho, o “Toró de Parpite”, uma alusão caipira ao tradicional “brainstorm” que é a discussão de determinados assuntos por especialistas da área. Foi o primeiro evento e, pelo sucesso, novos serão programados, analisando mais assuntos de interesse do setor e com novos convidados.

Com mediação de Walter Celani (gerente do MF Rural, zootecnista e comunicador) e Roberto Fabrizzi Lucas (CEO do grupo), durante quatro dias foram debatidos, de forma online pela página do evento e no canal do Youtube, temas que mais se destacam no setor atualmente: qualidade de carne e valor de mercado; mercado de máquinas e veículos do agro; produção, administração e verticalização da agricultura; e a produção, indústria e verticalização do leite.

O resultado superou todas as expectativas. Roberto Lucas explica que a cada dia era apresentado um tema principal e, assim sendo, os convidados apresentaram suas opiniões, debatendo entre eles.

Foi um grande sucesso. Internautas de todo o Brasil puderam acompanhar a discussão dos temas e a opinião dos participantes, que são lideranças de destaque nacional e internacional“, afirmou.

O Grupo MF Rural agradece imensamente por poder ter o privilégio das presenças em nosso Toró de Parpite. As pessoas envolvidas mostraram todo seu interesse no continuo desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro, não medindo esforços para doar parte de seu tempo e discutir temas de extrema importância na atualidade“, enfatizou Walter Celani.

Qualidade de carne e valor de mercado

O “Toró de Parpite”, debateu no primeiro dia do evento a qualidade da carne brasileira e o valor de mercado, envolvendo também temas como genética e a participação da indústria.

Debate no Toró de Parpite sobre qualidade da carne brasileira
Participantes do primeiro dia do “Toró de Parpite” do MF Rural: debate sobre a qualidade da carne brasileira.

Os participantes foram: Fabiano Tito (Minerva Foods – um dos mais tradicionais frigoríficos do Brasil), Mário Bittar (confinador de Goiás) e Paulo Leonel (pecuarista e considerado um dos maiores e tradicionais selecionadores do gado nelore no Brasil – há cerca de 60 anos).

Confira, no vídeo, como foi o debate sobre o tema:

Mercado de máquinas e veículos do agro

No segundo dia do evento (14/07), foi discutida a tecnologia embarcada em veículos do agronegócio. Hoje, é um assunto que envolve todo o setor. Isso porque conforto, tecnologia e segurança desses veículos são indispensáveis no dia-a-dia de quem trabalha nessa área, com destaque para a Ford Ranger.

Debate sobre máquinas e veículos
No segundo dia do evento, o tema debatido foi o mercado de máquinas e veículos voltados ao agronegócio.

Os convidados também debateram um problema que o setor enfrenta atualmente, ou seja, o preço do aço. Afinal, trata-se da principal matéria-prima usada na fabricação dos veículos, que subiu muito nos últimos meses. Entretanto, esse aumento no custo não foi repassado pelas montadoras ao preço final do produto.

Participaram do debate: Rodrigo Junqueira (vice-presidente da LATAM AGCO e produtor); Antônio Baltar (vice-presidente de Marketing da FORD); e João Marcelo Dumoncel  (agricultor).

Veja como foi o debate sobre o tema no vídeo abaixo:

Agricultura: produção, administração e verticalização

O agronegócio é uma das principais atividades, impulsiona boa parte da economia brasileira e, aliás, está presente na vida dos brasileiros, do campo à mesa, desde as refeições, nas roupas e nos transportes.

Nesse sentido, a agricultura é um dos pilares desse segmento e foi o assunto do terceiro dia do Toró de Parpite do MF Rural, reunindo lideranças, como Carlos Massa (o “Ratinho” do SBT), produtor de grãos do Paraná; Antonio Maciel (empresário e produtor) e Luis Meneghel (industrial e produtor).

Agricultura em debate online Toró de Parpite
Convidados debatem o tema do terceiro dia do “Toró de Parpite” do MF Rural: a agricultura.

Eles discutiram questões como políticas, pesquisas e também a verticalização do setor, ou seja, aquele agricultor que planta, beneficia e ao mesmo comercializa sua produção.

Veja como foi o debate:

Leite: produtor, indústria e verticalização

O leite está presente no dia a dia de milhões de brasileiros e, dessa maneira, nas últimas décadas, a produção vem crescendo ano a ano, para atender a demanda do país que possui um dos maiores rebanhos do mundo.

Nesse contexto, o último dia do “Toró de Parpite” destacou a importância do setor, tendo como ponto de debate o produtor, o setor industrial (processamento da matéria-prima) e a verticalização, ou seja, aquele produtor de leite que também industrializa a sua produção.

Cadeia produtiva do setor leiteiro em debate no Toró de Parpite
A cadeia produtiva do setor de Leite foi o assunto em debate no último dia do evento “Toró de Parpite” do MF Rural.

O MF Rural convidou para o debate Marcel Scalon Cerchi (presidente Queijos Scala); Jônadan Ma (produtor e empresário) e Roberto Jank (AGRINDUS S/A). Os participantes procuraram destacar a importância do setor leiteiro, ou seja, a união dos produtores e o fortalecimento da cadeia produtiva.

Debate completo no vídeo abaixo:

Confira também: MF Rural lança campanha “Negócios Infinitos”.

Post Relacionado