Com objetivo de reduzir do prazo médio de tramitação das propostas de financiamento de 24 meses para cerca de seis meses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou esta semana o Terra Brasil (Programa Nacional de Crédito Fundiário).
Trata-se de um novo serviço, totalmente digital, para obtenção de crédito. Segundo o governo, vai dispensar a necessidade de entrega de documentação física ao governo federal. Todos os documentos serão digitalizados, eliminando os gastos com postagens e correio.
A tramitação do processo para obtenção do crédito fundiário será realizada sem a necessidade do comparecimento presencial do agricultor.
O envio do projeto técnico de financiamento e toda documentação do candidato ao crédito, do vendedor e do imóvel rural, se dará por meio da plataforma digital, desde o pedido inicial no município até a liberação do contrato de financiamento na agência do banco indicado.
A parte documental física permanecerá no município para tratativas do interessado com os cartórios de registro de imóveis competentes.
Mais agilidade
O serviço digital “Terra Brasil”, também pretende dar mais agilidade no processo de avaliação do candidato e do imóvel rural.
Além disso, disponibilizará, desde o início, informações de preços referenciais para aquisição de terra no Brasil, na região de interesse do candidato.
Essas informações permitirão maior agilidade na elaboração do projeto técnico, com viabilidade técnica econômica e financeira do imóvel rural, e a celeridade na apuração pelos órgãos competentes.
Outra vantagem da nova plataforma será a possibilidade do produtor rural acompanhar todas as etapas de análises, aprovações, envio de documentos, correção de pendências e solicitações de informações complementares.
Essas informações estarão disponíveis para o técnico responsável e ao mesmo tempo encaminhadas por e-mail e por mensagem via SMS para o celular do agricultor e produtor rural interessado.
Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo e-mail: terra.brasil@agricultura.gov.br ou pelos telefones: (61) 2020-0862 / (61) 3276-4104.
Veja também: Banco do Brasil lança financiamento para regularização ambiental