O que observar na hora de fazer a manutenção de colheitadeiras? Confira

O que observar na hora de fazer a manutenção de colheitadeiras? Confira

A manutenção preventiva das colheitadeiras (ou colhedoras) tem papel fundamental para evitar imprevistos que possam retardar uma das etapas mais importantes da produção agrícola: a colheita. Nesse sentido, os equipamentos precisam funcionar com 100% de seu potencial, caso contrário, os prejuízos serão certos.

Por isso, neste artigo trataremos da importância da manutenção de colheitadeiras, bem como os principais pontos sobre a manutenção, como manutenção preventiva e corretiva, planejamento da manutenção, terceirização do serviço, e claro, como fazer a manutenção de colheitadeiras. Confira!

Importância da manutenção das colheitadeiras

Todo trabalhador sabe que boa parte de seu desempenho depende das condições dos equipamentos que utiliza na execução de suas tarefas. No caso dos agricultores, não é diferente.

As máquinas agrícolas são usadas em diferentes etapas da produção, desde o preparo do solo, plantio, na aplicação de defensivos e, por último, na colheita.

Com a evolução dos maquinários agrícolas, a colheita manual foi substituída pela colheita mecanizada, proporcionando maior rapidez e qualidade nessa tarefa.

Apesar de trazer melhorias significativas, o emprego dessas máquinas agrícolas traz novos desafios aos agricultores. Além de precisarem desenvolver planos mais elaborados de cultivos, também precisam estar atentos a manutenção das máquinas.

Processo de colheita de café mecanizada
Com a evolução tecnológica, lavouras passaram a ter colheita mecanizada. Entretanto, para garantir o sucesso dessa tarefa, é necessária uma boa manutenção das colhedoras.

O Brasil produz mais de 200 milhões de toneladas de grãos por ano e quase metade disso é soja. Há alguns anos o nosso país está quase no topo do ranking, já que temos a maior área plantada do mundo.

Além dessas culturas, temos ainda outras como a de café e cana-de-açúcar, por exemplo, igualmente importantes para a economia do país. Seja como for, no sistema de colheita mecanizada, se tem algo que não pode ser deixado de lado é a manutenção dos equipamentos agrícolas, evitando tempos de parada e aumentando a produtividade.

Entretanto, existem produtores que acabam deixando “de lado” a tarefa de manutenção das colhedoras, muitas vezes sob o argumento de que o maquinário “é novo” ou como forma de reduzir despesas.

Nesse contexto, o trabalho de administração de lavouras precisa considerar dois recursos fundamentais: o tempo e as finanças. Colheitadeiras que não recebem a manutenção adequada podem ter seu desempenho reduzido, atrasando o cronograma de trabalho e causando prejuízos.

Leia também: Veja 7 benefícios da mecanização agrícola.

Principais pontos sobre a manutenção de colheitadeiras

Primeiramente, destaca-se que existem dois tipos de manutenção:

Manutenção preventiva: é feita com certa periodicidade, o que evita problemas, defeitos e diminui desgastes naturais;

Manutenção corretiva: serve para corrigir defeitos e problemas já apresentados pela máquina.

Segundo fabricantes, a vida útil de uma colheitadeira é estimada em 3.500 a 4 mil horas. Assim, levando-se em conta que o tempo médio de colheita por safra é de 400 horas, isso vai proporcionar uma durabilidade média de até 10 anos.

Dessa forma, é preciso estar atento à necessidade de revisões periódicas, isto é, realizar a manutenção preventiva das colhedoras.

No caso de colhedoras novas, até o segundo ano de operação é recomendada uma revisão a cada 800 horas. Esse intervalo diminui a cada ano de uso.

A partir do quarto ano, por exemplo, a recomendação técnica é de que a revisão ocorra a cada 50 horas. Isso sem falar da manutenção diária: verificar o óleo do motor, água e limpeza dos filtros.

Manutenção preventiva de colhedoras
Mesmo os equipamentos mais novos também exigem manutenção preventiva, com o objetivo de não perder a garantia de fábrica.

Planejamento da manutenção

Organização é a palavra-chave. Com o fim de proporcionar uma manutenção eficaz, não basta apenas verificar o óleo, a água e os filtros, que já citamos acima. É claro que esses pontos são importantes, no entanto, é preciso se lembrar que existem muitos outros itens que precisam ser checados, avaliados e corrigidos, conforme o caso.

Sendo assim, é importante considerar que os vários compartimentos das colheitadeiras precisam de manutenção em diferentes períodos. Assim, é importante estabelecer um cronograma e um checklist com as verificações diárias, semanais, mensais e anuais.

Vale lembrar ainda, que o planejamento da manutenção é um tópico tão importante que existem especialistas no assunto, que podem ajudar o agricultor a organizar os períodos de manutenção de acordo com as necessidades de uso do maquinário na lavoura.

No vídeo abaixo, veja como deve ser feita a manutenção e regulagem do sistema de alimentação de uma colheitadeira de grãos:

Fonte: Sistema CNA/Senar.

Tenha peças em estoque

Além disso, o planejamento ainda pode prever os problemas mais comuns e as peças que mais se desgastam ou apresentam quebras. Assim, será importante tê-las em um estoque próximo ao seu local de uso, evitando os atrasos e a demora com a compra e entrega desse material. Dessa maneira, haverá uma diminuição de paradas da máquina no meio da lavoura.

Quando eventualmente isso ocorre, exige o deslocamento de pessoal especializado até ao local para fazer os reparos necessários, o que também se configura em grande atraso da colheita e mais despesas.

Fazer ou terceirizar a manutenção das colheitadeiras? Qual a melhor opção?

Atualmente, existe um bom número de empresas especializadas em manutenção de equipamentos agrícolas, inclusive de colheitadeiras, que prestam esses serviços diretamente na fazenda, principalmente durante o período da colheita. Normalmente, essas empresas trabalham com contratos que preveem tanto a manutenção preventiva quanto a corretiva.

Apesar da praticidade, a terceirização pode apresentar altos custos, tornando-a desinteressante para certos casos, principalmente em pequenas propriedades agrícolas.

Assim, é preciso considerar a contratação de mão de obra especializada, bem como sua disponibilidade na região. Por isso, sempre vale contar com a opinião de especialistas na área.

Manutenção de colhedora feita na própria fazenda
Reparos mais simples podem ser feito pela própria equipe de funcionários da fazenda. Mas, em muitos casos, compensa contratar uma empresa terceirizada.

Veja também: Tipos de colheitadeiras: conheça os principais.

Como fazer a manutenção de colheitadeiras?

Naturalmente, a manutenção correta de sua colheitadeira deverá seguir o manual técnico do fabricante ou as recomendações da empresa contratada para realizar essa tarefa.

Mas, vamos citar, por exemplo, as colhedeiras autopropelidas de grãos. Elas possuem diversos componentes que precisam de manutenções periódicas, que visam mantê-las nas melhores condições de uso.

O melhor momento de fazer essa revisão é na entressafra (ou pós-colheita), uma vez que o equipamento trabalhou durante um bom tempo de forma quase ininterrupta, sendo possível verificar mais facilmente os desgastes.

Existem dois componentes que são extremamente importantes nesses equipamentos que, quando apresentam defeitos, podem prejudicar a colheita. São elas: plataforma de corte e sistema de trilha. Veja mais detalhes a seguir.

Plataforma de corte

Uma das partes mais importantes de qualquer colheitadeira é a plataforma de corte. Ela é responsável por ceifar a planta e ao mesmo tempo destiná-la ao próximo estágio.

Sendo assim, a barra de corte sofre um desgaste natural provocado pelo atrito direto com a cultura durante o processo de colheita, além do acúmulo de solo entre as navalhas ou facas e contrafacas.

A dica é verificar se existem folgas nesses componentes. Se ocorrer um desgaste excessivo das facas e contrafacas, haverá um aumento da vibração do conjunto, exigindo sua substituição.

Plataforma de corte de uma colhedora
A plataforma de corte de uma colhedora é responsável por cortar a planta a ser colhida. Fique atento na manutenção.

Sistema de trilha

Outro importante conjunto da colheitadeira é o sistema de trilha, limpeza e separação. Ele é responsável por organizar as partes das plantas já cortadas, orientando as sessões aproveitáveis para o armazenamento e rejeitando as outras partes que, em geral, ficam como cobertura do solo.

Por se tratar de um sistema altamente complexo, apresenta inúmeros rolamentos, peças dentadas, correias, etc. Os desgastes mais comuns ocorrem nas barras ou dentes do cilindro de trilha, nos rolamentos, retentores e correias. A quebra dessas peças vai interromper toda operação de colheita.

O ideal é fazer a troca das peças com certa periodicidade, pois esse sistema é tão essencial que um problema nele pode simplesmente parar a operação inteira.

Conclusão

Depois de tudo que discutimos aqui, certamente fica nítida a importância da manutenção das colheitadeiras, seja de forma preventiva ou corretiva. Isso vai significar a diferença entre uma colheita lucrativa ou não.

O agricultor precisa levar em conta que os custos de manutenção, incluindo mão de obra e peças de reposição, são relativamente baixos se comparados com os benefícios alcançados numa das etapas cruciais da produção agrícola.

Por falar em maquinários agrícolas, sugerimos a leitura do nosso artigo sobre os lançamentos de máquinas agrícolas na Agrishow. Boa leitura!

Post Relacionado