Reúso de água na agricultura: como implementar essa prática?

Reúso de água na agricultura: como implementar essa prática?

Você sabe o que significa, como realizar e a importância do reúso de água na agricultura?

Nem todas as regiões do nosso país são beneficiadas por grandes bacias hidrográficas, alguns lugares ao redor do país têm falta de água e isso influencia diretamente na produtividade agrícola das propriedades que se encontram nessas regiões.

Por isso, a reutilização dos recursos hídricos não é apenas uma questão de economia, mas também de uma melhor gestão e uma importante melhoria na produção agrícola, pois, em hipótese alguma, pode faltar esse recurso hídrico ao produtor rural, principalmente ao longo de uma safra.

Neste post, vamos mostrar como adotar o reúso de água na agricultura, visando a redução de custos da lavoura e melhorando o uso dos recursos naturais disponíveis na propriedade. Confira!

O que é reúso de água na agricultura?

No mundo, são poucos os países que possuem uma abundância de recursos hídricos. No Brasil, embora tenha 16,6 milhões de hectares de superfícies com água (equivalente ao estado do Acre), não são raros os exemplos de regiões que sofrem com estiagens e secas ao longo dos anos, principalmente áreas do Nordeste.

A falta de água é um dos principais pontos prejudiciais à agricultura no Brasil e no mundo. Com as mudanças climáticas e a extensão de tempos de seca e estiagens, preocupar-se com os recursos hídricos e como eles são aplicados nas lavouras certamente virou uma obrigação dos produtores rurais.

Lavoura prejudicada pela escassez de água
A escassez de água é um problema grave e pode comprometer as lavouras. O reúso é uma excelente opção.

Uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum em outros países e já chegou ao campo brasileiro é o reúso de água, uma técnica que visa utilizar a água oriunda de indústrias, comércios e residências para a aplicação na irrigação.

Para isso, essa água, também chamada de “água cinza”, passa por um tratamento visando eliminar toda e qualquer matéria orgânica e os microrganismos patógenos antes de sua utilização na lavoura.

Mesmo que em um primeiro momento a sua qualidade possa parecer inferior à água potável encontrada em rios, lagos ou fornecida pela chuva, é uma opção válida aos locais que enfrentam secas ou estiagens longas, garantindo desenvolvimento satisfatório das plantas.

No vídeo, confira como o reúso de água garante a irrigação e mantém produtores no campo, no sertão do Rio Grande do Norte:

Fonte: Sistema CNA/Senar.

Leia também: Irrigação por gotejamento: como funciona o sistema.

Reúso de água: cuidados na aplicação

No entanto, é preciso cuidado na aplicação de tal técnica, uma vez que nem todas as culturas podem reagir bem à aplicação de água de reúso. Determinadas plantas são menos rústicas que outras e podem acabar tendo o seu desenvolvimento afetado.

Além disso, a origem da água para reúso deve ser conhecida. Isso porque, em alguns casos, como em resíduos eliminados por indústrias, a água pode estar contaminada por metais pesados, o que não permite a descontaminação e ainda pode ocasionar o adoecimento da lavoura.

Para saber se determinado esgoto pode ou não ser utilizado como água de reúso, é preciso buscar a certificação do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que realiza um estudo sobre o local e a origem dos resíduos, afirmando se é aplicável ou não para tal finalidade.

É preciso lembrar que a retenção de chuvas em tanques próprios para posterior utilização também se enquadra como água de reúso. O problema, nesse caso, é a capacidade de armazenamento, que nem sempre será muito elevada.

Água qualidade monitoramento reúso
É preciso sempre monitorar a qualidade da água, mesmo quando destinada apenas à agricultura, através do reúso. Dependendo das condições, pode prejudicar determinadas lavouras.

Quais são as vantagens do reúso de água?

O reaproveitamento da água pode trazer uma série de vantagens, não apenas ao produtor rural, mas também à toda a comunidade em que ele está inserido. Entre os principais pontos, destacamos os seguintes:

Preservação dos recursos hídricos

A atividade agrícola acaba por consumir grande quantidade de água visando manter o desenvolvimento das lavouras. Em locais com grandes propriedades, por exemplo, o consumo hídrico pelas lavouras pode comprometer o abastecimento às pessoas que moram nas proximidades.

Daí, a utilização de água de reúso permite um desafogo nos recursos hídricos da região, permitindo que rios, lagos, nascentes e outras fontes se recuperem com o tempo e possam abastecer os moradores.

Redução da utilização indiscriminada

A irrigação é uma necessidade agricultura, entretanto, o uso indiscriminado ou até o desperdício de água poderá levar a uma situação grave em termos de abastecimento, principalmente nos períodos de estiagem ou seca.

Com a aplicação de água de reúso, é necessário também melhorar os processos, focando na redução de desperdício e evitando o uso indiscriminado de um recurso tão precioso a todos.

Lavoura com irrigação conceito de reúso de água
A irrigação é uma necessidade aos agricultores em regiões onde quase não chove. Mas, o uso indiscriminado pode comprometer o abastecimento da população. O reúso de água é uma alternativa.

Atender às localidades onde o recurso é escasso

Muitos lugares do Brasil sofrem constantemente com a falta de água em determinados períodos do ano, o que é altamente prejudicial aos agricultores, tendo em vista que, sem ela, não há manejo das lavouras.

Contar com uma opção de abastecimento nesses períodos, como é o caso da água de reúso, garante o pleno desenvolvimento das lavouras, mesmo em períodos de escassez.

Veja também: Sistemas de irrigação na produção agrícola;

Quais são as melhores práticas no reúso de água?

Separamos algumas boas práticas na reutilização hídrica na agricultura, vamos listar cada uma delas.

Tratamento da água cinza

Residência, comércio e indústria geram uma grande quantidade de esgoto todos os dias, sendo que, em algumas localidades, tal líquido não é sequer tratado.

Para se ter uma ideia, de 50 a 80% de esgoto residencial, por exemplo, é formado por águas cinzas, que poderiam ser reaproveitadas como reúso.

Depois de tratada, essa “água cinza” pode ser utilizada na agricultura, por meio da irrigação de uma série de culturas, sendo uma ótima opção aos locais com escassez de água.

Mulher lavando louça numa pia
A água usada para lavar louça, por exemplo, poderia ser reaproveitada na agricultura, após tratamento.

Vantagens do reúso de águas cinzas:

  • Reduz os gastos com água;
  • Conserva os recursos hídricos;
  • Diminui a poluição hídrica nos mananciais;
  • Reduz a demanda no tratamento de esgoto;
  • Estimula, na população, o uso racional e a conservação da água potável;
  • Permite a reciclagem de nutrientes.

Barragem subterrânea

A barragem subterrânea é uma forma de evitar o escoamento rápido das águas, seja da chuva, seja a empregada via irrigação.

Nesse sentido, é aberta uma vala até a camada de rocha do solo, criando uma barreira com uma lona de plástico, fazendo com que a água que chega até ali não escorra e possa ser reaproveitada.

Cisternas de calçadão e enxurradas

As cisternas de calçadão são compostas por duas estruturas: um calçadão grande e aberto que permite a captação da água, que, por sua vez, é canalizada até a cisterna. Esse tipo de estrutura guarda a água da chuva para a produção de alimentos e é uma proposta simples, eficiente e de baixo custo.

Como se trata de um sistema que pode trazer muitos resíduos, é interessante contar com um decantador, que fará a filtragem antes de chegar a cisterna.

Construção de cisterna para garantir abastecimento de água
A construção de cisternas passou a ser uma das prioridades em regiões secas do Brasil. Garante a sobrevivência da população, dos animais e da própria agricultura.

Aliás, existe até um programa desenvolvido pela Articulação Semiárido Brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e que visa implantar um milhão de cisternas no Semiárido brasileiro.

Cada uma delas com capacidade de estocar até 52 mil litros, ligada a um calçadão de 200 m², que serve como área de captação da água das chuvas.

Curvas de nível

As curvas de nível em locais onde os declives sejam superiores a 45% permitem que sejam utilizados cordões de infiltração, mantendo o solo úmido por mais tempo e reduzindo a necessidade de irrigação.

São várias as maneiras de aplicar o reúso de água na agricultura, sendo que, cada vez mais, com as secas e estiagens, torna-se necessário aplicar tais técnicas nas propriedades, com a finalidade de garantir a produtividade mesmo em tempos de menor disponibilidade hídrica.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse também o nosso post sobre fertirrigação. Boa leitura!

Post Relacionado