Vacas em lactação: como deve ser o manejo

Vacas em lactação: como deve ser o manejo

O período em que as vacas estão em lactação é um dos que merecem mais atenção dos criadores. Se a dieta e os cuidados não forem suficientes e alinhados com a demanda da produção de leite, é possível que o potencial produtivo dessas vacas seja afetado, e em último caso, até a saúde delas pode ficar em risco.

Dessa maneira, nós preparamos este artigo que trata exclusivamente dos cuidados que devem ser tomados quando as vacas estão em lactação, abordando a importância do manejo apropriado nessa fase, como ele deve ser feito, e como deve ser a dieta das vacas em lactação. Acompanhe!

Importância da produção de leite

A produção de leite é muito importante para a economia do país e, dentro da bovinocultura, é a que dá retorno financeiro mais imediato aos pecuaristas.

Além da sua importância econômica, já que o Brasil possui um dos maiores rebanhos leiteiros do mundo, o leite é um alimento natural de grande valor nutritivo ao ser humano.

Ordenha de vacas leiteiras
Uma boa produção de leite garante mais lucros ao produtor, por isso, quando as vacas estão em lactação é preciso ficar atento aos manejos corretos visando a saúde desses animais.

Dessa maneira, quanto maior for a produção de leite, maior a expectativa do criador quanto ao crescimento do seu lucro. E é justamente no período de lactação que isso acontece: a produtividade aumenta porque as vacas precisam produzir mais esse alimento que será destinado ao bezerro recém-nascido.

Mas, aí que entra a questão do nosso artigo: para produzir mais leite as vacas precisam de mais proteínas, vitaminas e minerais e, sendo assim, o produtor deve ficar atento. É o que iremos abordar a seguir.

Período de lactação

Em resumo, o período de lactação das vacas é aquele após o parto, em que, como já citamos acima, o animal produz mais leite para dar de mamar ao bezerro e, consequentemente, aumenta a produção da fazenda. Ademais, trata-se de uma fase de transição que se inicia no parto e pode se entender até a próxima cobertura de sucesso, que dá início a uma nova gestação.

Vacas em lactação após o nascimento de bezerros
Logo pós o parto, a vaca produz leite com objetivo de alimentar o bezerro. Portanto, o período de lactação exige cuidados especiais.

Normalmente, o período médio de lactação dos rebanhos especializados é de 305 dias, isto é, cerca de 10 meses. Nos rebanhos em que não há oferta de alimentos concentrados, com gado mestiço, cruzado ou muita proporção de sêmen zebuíno, a lactação é menor, ou seja, dura de 6 a 8 meses.

Principalmente depois que a vaca parir, é importante que o produtor forneça as melhores condições possíveis para que elas se recuperem rapidamente. Mas, não é só isso. Também é preciso que elas mantenham uma boa produtividade e boa saúde durante toda a fase de lactação.

Qual é a importância do manejo apropriado das vacas em lactação?

No período de lactação, os animais passam por condições corporais diferenciadas, o que demanda um tratamento especial tanto às vacas quanto às novilhas.

No período “seco”, que dura em torno de 60 dias antes do parto, a vaca acaba sofrendo muitas alterações, que incluem o desenvolvimento intenso do feto, variações hormonais e mudanças na demanda por nutrientes.

Ela precisa acumular colostro, fornecer nutrientes ao bezerro, completar suas reservas corporais e regenerar tecidos das suas glândulas mamárias, por exemplo. A seguir, veja os aspectos que são influenciados por essa fase.

Determina a longevidade do animal

Entre o final do pré-parto e as primeiras semanas de lactação ocorrem as principais mudanças no animal, afetando seus hormônios, suas condições fisiológicas, anatômicas e comportamentais.

Como o feto se desenvolve rapidamente nas últimas semanas, a vaca sofre um aumento de pressão nos órgãos internos e outras condições que podem causar problemas na saúde nesses animais.

Vaca prenha com mudança no organismo
As vacas prenhas passam por grandes transformações no organismo, demandando maiores cuidados.

Dessa maneira, é importante que o manejo das vacas seja bem feito. Há o risco de aparecerem doenças que podem levar até a morte dos animais, afetando a longevidade do rebanho. Portanto, essa também acaba sendo uma questão de efetividade produtiva.

Melhora o número de reposições

Mesmo antes do parto, é importante que as vacas recebam um tratamento especial, que garanta o bom desenvolvimento dos fetos, já pensando em toda a cadeia produtiva. Isso é o que vai garantir a continuidade do rebanho e o número de reposições.

Aumenta sua reprodução

Fazer um manejo reprodutivo ajuda a dar continuidade ao sucesso na criação das vacas e ele começa ainda na fase de lactação. É preciso que o produtor tenha ciclos bem definidos aos animais, adotando técnicas e procedimentos que garantam essa reprodução eficiente.

Apesar de existirem muitas ações rotineiras, que são específicas do manejo reprodutivo, podemos afirmar que, basicamente, todo manejo do rebanho tem reflexo e influência na reprodução. Por isso, é preciso ficar atento quanto a melhoria do tratamento aos animais em todas as fases.

Conforto do rebanho leiteiro
O criador deve ficar atento em oferecer as melhores condições ao rebanho, entre eles o conforto.

O manejo também está relacionado ao número de reposições do rebanho, à taxa de longevidade dos animais, ao progresso genético e até a duração do período seco, por exemplo. Assim, é muito importante que seja realizada uma avaliação da eficiência reprodutiva do rebanho.

Quando esse manejo é feito de maneira correta, considerando as condições fisiológicas dos animais, permite que sejam realizadas intervenções específicas para ajustar detalhes que, no fim das contas, vão maximizar os lucros.

Veja também: Bem-estar animal: entenda a importância desse processo.

Como fazer o manejo de vacas em lactação?

Garantir o manejo correto das vacas em lactação é possível com alguns cuidados. A seguir, você vai conferir as principais recomendações visando ter o melhor desempenho possível nesse processo.

Realize uma avaliação da condição corporal das vacas

A condição corporal das vacas muda quando elas estão em lactação. Algumas vezes, isso ocorre em função do parto e, em outras, da produção de leite. Ela é uma medida subjetiva da quantidade de gordura ou energia reservada que a vaca possui.

O recomendado é que o escore de condição corporal do animal fique entre 3,0 e 3,5 até o parto. Acima disso, ocorre a maior mobilização de gordura corporal e o risco de incidência de doenças metabólicas.

Para controlar esse tipo de situação, é muito importante fazer um manejo nutricional adequado com o propósito que as vacas não fiquem muito gordas.

Identifique a fase do ciclo produtivo em que ela está

O ciclo produtivo também interfere diretamente no manejo de vacas em lactação. Sendo assim, é importante observar em qual fase do ciclo produtivo o animal se encontra.

Alimente os animais corretamente

A alimentação tem um papel fundamental na reposição nutricional das vacas em lactação. Como elas fornecem muitos nutrientes aos bezerros e, depois, continuam utilizando essa fonte nutricional com o fim de produzir leite, é importante fornecer um alimento de alta qualidade.

Vacas recebendo alimentação balanceada
A correta alimentação das vacas em lactação é um dos fatores primordiais com o fim de garantir boa boa saúde desses animais e garantir a produção de leite.

Entre as estratégias nutricionais mais eficientes para o período de transição do animal estão:

  • Dietas acidogênicas no pré-parto: fornece sais aniônicos que vão negativar o balanço cátion-aniônico da dieta, evitando problemas no pós parto;
  • Importância dos minerais: os sais multiminerais fornecem macro e micronutrientes fundamentais na exigência nutricional de cada etapa da vida do animal;
  • Antioxidantes: vitaminas e minerais, como a vitamina E e o selênio, estimulam o sistema imune, melhorando a saúde e a reprodução dos animais;
  • Aditivos para a fermentação e pH ruminal: são utilizados no pré e pós-parto visando modular a eficiência da fermentação ruminal.

Como deve ser a dieta das vacas em lactação?

De acordo com informações fornecidas pela Embrapa, um sistema eficiente de alimentação às vacas em lactação considera aspectos como:

  • Nível de produção dos animais;
  • Estágio de lactação;
  • Idade das vacas;
  • Expectativa de consumo de matéria seca;
  • Condição corporal do animal;
  • Valor nutritivo e o tipo de alimentos que serão utilizados.

Todos esses fatores alteram a produção e a composição do leite, além de outras condições relacionadas ao corpo do animal.

De acordo com a Embrapa, as duas primeiras lactações de uma vaca devem ser supridas com uma alimentação superior à que é dada aos demais animais que fazem parte do rebanho leiteiro. Isso porque essas vacas ainda estão em fase de crescimento e suas necessidades nutricionais são bastante elevadas.

O indicado é que a mantença seja 20% superior às novilhas de primeira cria e 10% às de segunda. Além disso, essas vacas devem ser alimentadas separadas das mais velhas, evitando a dominância e aumentando o consumo de matéria seca.

A instituição pública de pesquisa também destaca a importância dos animais não estarem nem acima nem abaixo do peso no momento de parir os bezerros. As vacas que ganham peso demais se alimentam menos depois do parto, sofrem distúrbios metabólicos, tem menos resistência à doenças e ainda reduzem a produção de leite.

Por falar em alimentação das vacas em lactação, confira no vídeo um programa desenvolvido pela Emater/RS que visa aumentar a produtividade das vacas:

Fonte: Rio Grande Rural.

Processo é gradativo

No primeiro terço da lactação, as vacas não conseguem comer quantias suficientes de alimentos que vão sustentar a demanda de leite. Na verdade, esse processo é gradativo e atinge seu pico em torno da quinta até a sétima semana após o parto.

A alimentação, no entanto, só atinge seu total potencial por volta da décima semana. Assim, a dieta precisa ser eficiente em nutrientes.

A pastagem deve ter qualidade superior e a quantidade de matéria seca disponível tem que ser alta. Por isso, o pastejo rotativo é uma boa opção. O volumoso também deve ser de qualidade em termos de suplementação, concentrados e mistura mineral.

No terço médio da lactação as vacas já recuperaram as suas reservas gastas. Nessa etapa, a produção de leite diminui e os animais ganham peso, já se preparando ao próximo parto. Sendo assim, o concentrado deve ser fornecido com 18 a 20% de proteína bruta.

Leia também: Suplementação: importância para o rebanho leiteiro.

Vacas em lactação se alimentando com pastagem
Uma pastagem de boa qualidade garante uma boa produção de leite durante o período de lactação das vacas.

Já no terço final da lactação, a produção do leite está bem menor e a função da alimentação é controlar o peso para manter uma quantidade suficiente de reservas corporais.

Durante todos esses períodos, é muito importante que haja o fornecimento de água limpa, de boa qualidade e em abundância. O leite é composto por cerca de 87% de água. Portanto, ela deve ficar à disposição e à vontade dos animais no cocho.

Conclusão

Conforme abordamos neste artigo, o manejo correto de vacas em lactação aumenta a qualidade do rebanho em muitos aspectos. Ele garante uma gestação mais tranquila, a saúde da vaca e do bezerro, a longevidade do rebanho, a produtividade da fazenda e muitas outras condições favoráveis à lucratividade.

Como o assunto é garantir a qualidade do rebanho leiteiro, outro aspecto que sempre desperta interesse é garantir uma boa fertilidade das vacas leiteiras. Confira nossas dicas. Boa leitura!

Post Relacionado