• Iniciativa inclui troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.
• Desde que assumiu o serviço em Goiás, companhia já investiu R$ 10,9 milhões em melhorias do sistema elétrico do município.
A Enel Distribuição Goiás levou a Caravana #EnelPorVocê para Silvânia. Durante a ação, em frente ao Estádio Caixetão, em parceria com a Prefeitura Municipal, a população contou com uma série de serviços, como troca de 50 geladeiras para clientes pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, troca gratuita de lâmpadas, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica para clientes de baixa renda.
A Caravana #EnelPorVocê teve a participação do projeto Enel Compartilha Consumo Consciente com o Troca de Geladeiras e o Troca de Lâmpadas. Nesta edição, além da doação de geladeiras, ocorreu a troca de lâmpadas por qualquer cliente residente em Silvânia, no limite de até 10 lâmpadas por cliente.
Os clientes da cidade também contaram com as facilidades de uma loja móvel da Enel, onde foram oferecidos todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas.
A Enel também realizou o cadastro dos clientes aptos a participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica dos clientes baixa renda. Para isso, é necessário ter cadastro no CadÚnico.
Investimentos da Enel em Silvânia
Em cerca de 4 anos e meio de atuação, a Enel já investiu R$ 10,9 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico no município de Silvânia.
Roberto Vieira, diretor de Planejamento e Gestão da companhia, explica que, para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas em todo o município.
De acordo com ele, somente entre 2020 e setembro de 2021, a companhia já realizou 6.520 podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu 2.463 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou cerca de 2.800 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural.
Além disso, foram realizadas 2.600 inspeções na rede com o uso de equipamentos termográficos. Esses aparelhos identificam pontos de calor no sistema elétrico e permitem que a companhia programe as intervenções necessárias antes que ocorra uma falha.
Digitalização da rede elétrica
Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Silvânia, por meio da instalação de equipamentos telecontrolados.
Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Estes, podem ser instalados em redes trifásicas e monofásicas.
Até o momento, o município já conta com 44 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas. Além disso, outros 31 religadores automáticos de redes monofásicas, chamados de TripSaver, já estão em operação na zona rural do município. A previsão é de que, até o final deste ano, outros 31 TripSavers sejam instalados na zona rural de Silvânia.
“O TripSaver substitui as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. Quando ocorre um desarme na rede que possui uma chave fusível, causada por um efeito transitório, como o toque da vegetação ou de um animal, por exemplo, é preciso que uma equipe vá ao local para rearmá-la. Nos pontos onde existem os TripSavers, ocorre o rearme automático do circuito. O equipamento faz três tentativas, sendo uma a cada 12 segundos. Se depois dessas três manobras o circuito continua desarmando, o equipamento sinaliza ao Centro de Operações que é necessário o envio de uma equipe para percorrer a rede e entender qual é a causa daquela falha”, descreve Roberto.
Qualidade da Enel em Silvânia
Todas essas ações refletem nos indicadores de qualidade da empresa, que tiveram melhora expressiva no período de atuação da Enel em Goiás. Em 2018, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 25 vezes ao ano, e essas interrupções tinham uma duração média de 71 horas.
“Em setembro de 2021, os indicadores de qualidade em Silvânia já tiveram melhoras expressivas: as frequências das quedas de energia caíram para 11,8 vezes ao ano (- 53%) e a duração baixou para 37,8 horas (- 47%). As melhorias já são muito significativas, mas sabemos que esse ainda não é o número ideal e por isso seguiremos investindo fortemente em todo o sistema elétrico, para dar aos clientes de Silvânia a qualidade do fornecimento de energia que eles merecem”, completa.
Outro ponto de forte atuação da Enel em Silvânia é a conexão de novos clientes rurais no município. De 2017 para cá, já foram realizadas 154 novas conexões rurais, levando energia para famílias que esperavam por esse serviço há anos.
Para Roberto, mais do que conectar clientes à rede, as conexões rurais conectam essas famílias à sociedade, dão dignidade, oferecem novas oportunidades e contribuem para o desenvolvimento de toda a região. Atualmente, outros 132 pedidos estão em fase de elaboração de projeto ou programação da execução e serão atendidos nos próximos meses.
Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.