Erros no plantio podem comprometer produção agrícola

Erros no plantio podem comprometer produção agrícola

Na produção agrícola, erros no plantio devem ser evitados a qualquer custo porque podem colocar em risco a produtividade nas lavouras e comprometer o tão esperado lucro do produtor.

O problema é tão sério que, dependendo da gravidade desses erros, o agricultor pode ser obrigado a exterminar a área já plantada e iniciar um novo ciclo de cultivo. Essa situação, no mínimo, vai provocar um aumento no custo de produção.

Diante desse tema muito importante, elaboramos este post com o fim de apresentar os principais erros na fase de plantio e como evitá-los. Boa leitura!

Importância de evitar erros no plantio

O plantio é um dos momentos mais importantes de qualquer lavoura. É nesta fase que o agricultor, após preparar a terra, deposita as sementes ou as mudas que vão se desenvolver até completar o ciclo de cultivo, com a colheita.

Hoje, existem dois tipos de plantio mais usados na agricultura:

1- Plantio convencional: o agricultor usa as técnicas tradicionais, isto é, faz a limpeza da área, retirando restos de outras culturas ou vegetações que estavam no solo, em seguida revolve a terra, por meio da aração e da gradagem, aplica as sementes e dá sequencia nas demais fases do ciclo agrícola.

Semeadora realizando o plantio
No plantio convencional, a área é totalmente limpa antes de depositar as sementes no solo.

2- Plantio direto: Aproveita a palha da cultura anterior, sem que haja revolvimento no solo. A estratégia é usar essa cobertura morta para preservar o solo e manter seus nutrientes. Sendo assim, a aração e gradagem são dispensadas. São utilizados implementos que abrem apenas um sulco nessa palha e que vão depositar fertilizantes e sementes.

Parece simples, não é? Mas, nem sempre o uso de um desses tipos de plantio é feito com sucesso e aí aparecem os erros. Confira os principais:

Erro de população e espaçamento

Muitas pessoas podem pensar que quanto mais se plantar será melhor porque assim, haverá uma maior produção e um faturamento além das perspectivas iniciais. Mas, o agricultor experiente sabe que nem sempre essa é a melhor alternativa.

O plantio em quantidade maior do que a recomendação técnica pode reduzir o tamanho ou porte de todas as plantas. De uma forma geral, diminui o potencial produtivo delas. Além disso, podem causar estiolamento (caule cresce excessivamente) e acamamento (queda das plantas), dependendo do tipo de cultura plantada.

O ideal é respeitar o espaço de cada cultura, pois, assim, poderá fazer com que ela se desenvolva de uma maneira correta até chegar à colheita com uma boa produtividade.

Além disso, quando se respeita o espaçamento, pode-se alcançar o uso eficiente de luz solar, água e nutrientes, de maneira a fazer sua cultura se tornar produtiva.

Dos erros de plantio, o quantidade de plantas
Entre os erros de plantio, é preciso ficar atento e respeitar a quantidade de plantas por hectare.

Erros de singulação ou de dosagem no plantio

Na fase de plantio, é comum também erros de singulação que é causado pela falha do distribuidor ou dosador de sementes da semeadora (falhas e duplas). Podem ocorrer devido a ricochetes no tubo condutor de má qualidade ou justamente na inserção do sensor de sementes no tubo das máquinas.

Por isso, é importante verificar a quantidade de sementes que são colocadas na plantação, especialmente no espaço destinado a cada semente. Assim, você evita esse problema, que pode comprometer o desenvolvimento adequado de sua cultura.

Ademais, é importante realizar revisões preventivas ou manutenções no maquinário agrícola quando o problema ocorrer.

Erros de plantio com surgimento de poucas plantas
Com erro na dosagem de sementes, podem ocorrer falhas entre as plantas. Isso comprometerá a produtividade.

Leia também: Semeadura de precisão: veja como realizá-la.

Erros de emergência ou de crescimento tardio

Entre os tipos de erros, este ocorre quando a planta germina tardiamente e acumula esse atraso ao longo de seu ciclo de vida, o que pode comprometer o cultivo, de uma forma geral, bem como seus resultados.

Por exemplo, em uma plantação de milho, atrasos de emergência que levam a estágios vegetativos ​​defasados resultam em uma perda de cerca de 50% do potencial de produção de espigas.

Se ficar dois estágios fenológicos atrasados, essa perda chega a 80% e, em três estágios, há o risco de atingir 100% de perda.

No caso da soja, o atraso da emergência pode causar perdas de 10 a 15% a cada dois dias! Certamente o problema ficará ainda mais evidente na colheita, uma vez que plantas no ponto de colheita convivem com aquelas ainda verdes, o que provoca a redução da velocidade da colheitadeira e até mesmo causando embuchamento da colhedora.

Erros no plantio tendo como exemplo a soja
Na soja, o atraso de emergência é um dos erros que podem prejudicar principalmente na fase de colheita.

Para tentar solucionar esse problema, a pressão que a linha de plantio exerce sobre o solo, no momento do plantio, precisa ser controlada. O peso da linha, somado à força aplicada pela mola ou cilindro de força da linha de plantio, deve ser maior que a resistência do solo.

Assim, se essa força for muito fraca, as sementes ficarão rasas ou até sobre o solo, não germinando. Por outro lado, se essa força for muito forte, acontece a compactação das paredes do sulco, o que vai impedir o desenvolvimento de raízes.

No vídeo, veja como a profundidade de plantio influencia o desenvolvimento das plantas. Neste caso, o exemplo é do milho:

Fonte: NuAgro.

Plantio em local com iluminação inadequada

Neste caso, o erro é geralmente cometido por falta de informação e ocorre na maioria das vezes no caso de pequenos plantios, como hortas domésticas.

O ideal é fazer a plantação de acordo com as exigências solicitadas pela cultura. E, a maioria delas, requer a incidência da luz solar como um elemento fundamental com o propósito que as plantas se desenvolvam.

Por isso, busque fazer o plantio em um local em que haja uma boa incidência solar, durante a maior parte do tempo. Assim, as plantas vão se desenvolver melhor.

Plantio em hortas com detalhe na iluminação
As plantas precisam de uma boa iluminação. Fique atento nesse detalhe, principalmente em pequenos plantios, como hortas.

Conclusão

Portanto, como apresentamos neste post, existem erros que podem ocorrer durante a fase do plantio e comprometerem a produtividade da lavoura.

É importante conhecer cada um deles visando evitá-los ou, quando possível, corrigi-los a tempo de não haver um prejuízo maior.

Por falar em plantio, outro detalhe importante que o agricultor precisa conhecer são as diferenças entre semeadora, plantadora e transplantadora. Confira nosso artigo sobre este tema. Boa leitura!

Post Relacionado