Importância do planejamento do plantio na agricultura

Importância do planejamento do plantio na agricultura

As novas tecnologias vem ajudando o produtor rural a aumentar cada vez mais a sua produção e a reduzir os seus custos. Todavia, para alcançar ótimos resultados é preciso usar uma simples técnica e muito importante: o planejamento do plantio.

Com alguns procedimentos e certos cálculos você pode aumentar a produtividade e diminuir os gastos. Conheça, a seguir, um pouco mais a respeito desse método.

Para diversificar seu plantio ou conhecer novas técnicas de produção, você pode comprar, negociar e vender os mais diversos produtos relacionados ao Agronegócio no MarketPlace do mundo rural. Visite o site MF Rural.

Como fazer o planejamento do plantio?

Como em qualquer tipo de planejamento, é preciso começar organizando um cronograma bastante claro de quais são as atividades a serem realizadas, suas datas e os produtos e instrumentos necessários para cada um dos processos:

A data do plantio é uma das primeiras decisões que devem ser tomadas quando se pensa em planejamento, uma vez que cada cultura tem ciclos próprios e muitos deles dependem da presença ou da ausência de água.

Dessa maneira, organizar-se a partir das estações do ano de maior ou menor quantidade de chuva pode ser essencial.

Casal faz planejamento do plantio
Antes do plantio, o agricultor precisa fazer o planejamento estratégico de cada uma das etapas para reduzir a margem de erros e gastos desnecessários.

Igualmente, quando uma fase do plantio precisa de um solo úmido, mas a estação de maiores chuvas está distante, é preciso colocar no planejamento a necessidade de irrigação e como ela pode ser feita da melhor forma possível.

Cuide do solo!

Outro fator de extrema importância é planejar, de acordo com a variedade a ser plantada, quais são os insumos necessários para nutrir o solo antes do plantio.

Também é necessário verificar, nessa fase do planejamento do plantio, a necessidade de contratar um profissional especializado para indicar os produtos que poderão ser plantados na área, a partir de uma análise do solo.

Além da nutrição do solo, também é importante prever como será a preparação dele e quais os produtos que precisa comprar para realizar o procedimento.

O planejamento antecipado da compra da semente também pode ser fundamental, pois permite que estude as possibilidades. É possível até mesmo descobrir alguma variedade geneticamente melhorada, que atenda aos requisitos do mercado de forma mais eficiente.

Para não correr o risco de descobrir que a sua máquina ou o seu implemento não funciona na hora do plantio, é importante colocar, no planejamento, a revisão desses equipamentos. Além, disso, faça o conserto daqueles que eventualmente já apresentarem alguma falha.

Negociação: importante no planejamento do plantio

Após a elaboração do cronograma, vamos para a parte prática, ou seja, na execução daquilo que você colocou no planejamento. Geralmente, é nesse momento que se encontra um grande problema: os gastos.

Além de tomar providências que possam reduzir os custos de produção na propriedade em si, tais como o plantio em épocas de chuvas, o que proporciona uma irrigação natural, é preciso atentar-se ao fator tempo.

Área de plantio com sistema de irrigação
O manejo adequado da irrigação permite melhorar significativamente os resultados da produção e isso inclui um bom planejamento do plantio.

Com o planejamento prévio, haverá disponibilidade de tempo, antes do plantio. Dessa maneira, será possível esquematizar muito bem a execução daquilo que constou no seu cronograma de etapas da safra agrícola.

Isso abrange desde negociar valores de produtos até a procura de novas opções de compra, muito mais em conta. Além disso, é possível realizar acordos vantajosos quanto à troca de produtos e serviços.

Aliás, é a flexibilidade de tempo e o planejamento que evitam gastos desnecessários, como a compra de insumos que não serão aproveitados ou o uso inútil dos equipamentos, causando o desgaste de peças e a gasto desnecessário de combustível.

Esse tipo de esquema vale para tudo: é possível negociar os insumos, um dos fatores que mais demanda financeiramente. Pode-se buscar ajuda à engenheiros agrônomos que possam dicas para melhor aproveitamento do solo e da área de plantio.

É possível realizar a troca de peças para equipamentos na própria fazenda ou procurar uma mão de obra mais em conta, entre outros.

A falta de planejamento da irrigação no plantio pode fazer com que a seca acabe com sua produtividade. Confira dicas importantes para evitar esse problema no vídeo abaixo:

Fonte: Irrigat.

Redução de custos

Além do planejamento do plantio, programar outras tarefas dentro da propriedade pode contribuir para a redução dos custos. Uma delas, definitivamente, está ligada à adubação.

Em certos casos, o agricultor pode se programar para realizar a adubação para uma cultura durante inverno e aproveitar o efeito residual para a cultura do verão, como, por exemplo, no caso da soja. Assim, poderá reduzir os valores gastos em insumos.

Isso se deve ao fato de as culturas necessitarem de uma maior aplicação de fertilizantes no inverno. Afinal, como as chuvas, no período, geralmente são bastante reduzidas, há um acúmulo de resíduos no solo.

Homem segura porção de adubo com as mãos
Com o planejamento do plantio, o agricultor pode reduzir gastos com a adubação de uma safra para outra.

Também representa uma redução de custos o uso inteligente dos insumos que já estão disponíveis na propriedade.

Portanto, não se deve aplicar fertilizantes sem necessidade. O uso supérfluo, apenas como garantia, causa gastos não somente do insumo em si, mas também da mão de obra e do maquinário.

Planejamento do plantio pode aumentar a produtividade

A junção do planejamento e do tempo para a execução não oferece apenas vantagens financeiras. A produtividade também será diretamente afetada. Confira:

  • Plantas irrigadas da forma correta crescerão sadias, aumentando os números da produção;
  • O solo preparado da maneira correta e os insumos bem aplicados aumentarão o número de plantas. Certamente fará com que elas cresçam mais fortes, livres de doenças e de pragas;
  • Um equipamento em perfeito estado realizará um trabalho sem falhas, não prejudicando as sementes ou deixando espaços vazios;
  • Sementes bem escolhidas não terão problemas de germinação.

Melhora da qualidade

A execução de um planejamento de plantio oferece vantagens financeiras e produtivas. Além disso, também pode ser responsável pela melhora da qualidade dos produtos resultantes daquela cultura.

Essa melhora começa pelo enriquecimento do solo, que pode se dar através da rotação de culturas.

Agricultor analisa qualidade do solo para plantio
Um solo bem rico em nutrientes pode ser obtido também com um planejamento que permite, por exemplo, um menor investimento.

Essa disposição planejada de culturas é importante, pois cada uma delas deixa resíduos biológicos no solo que podem servir de adubação natural para a próxima plantação daquele local. Isso também pode representar uma economia em insumos na hora do plantio.

O investimento em culturas que cobrem completamente o solo, evita o processo de erosão e desenvolve a drenagem porque, aumentando a matéria orgânica ali presente e a retenção de umidade, haverá uma melhor disposição de nutrientes.

Assim, a próxima cultura plantada naquela área terá um solo fértil e se desenvolverá de forma mais saudável. É mais um exemplo de como o planejamento pode ajudar o agricultor.

Fique atento!

Portanto, para resumir todas as ações fundamentais para fazer um bom planejamento do plantio, confira nossas dicas:

  • Condições climáticas;
  • Qualidade do solo e da semente (momento certo para se conseguir melhor preço);
  • Mão-de-obra para o plantio e colheita;
  • Condições do maquinário – revisão das máquinas no momento de ociosidade;
  • Logística de transporte;
  • Análise de mercado – verificar do melhor momento da venda da produção.

O consultor do Sebrae em São Paulo, Marcelo Rondon Bezerra, explica como realizar um bom planejamento da safra dos alimentos, principalmente no caso do mercado de verduras e legumes.

Para garantir a frequência de produção, o olericultor tem que definir a melhor época de plantio dos seus canteiros e quantos metros de cada cultura plantar“, afirmou. Portanto, é um exemplo da importância de se fazer um planejamento do plantio para não ficar “na mão” de atravessadores.   

No vídeo abaixo, acompanhe como o Sebrae pode ajudar o agricultor no seu dia a dia, incluindo também o planejamento:

Fonte: Sebrae SP.

Portanto, com este artigo, esperamos ter apresentado dicas importantes de como fazer o planejamento do plantio agrícola, ou seja, práticas que garantam uma boa safra, lucros e ao mesmo tempo redução de gastos e investimentos.

Dessa maneira, como citamos no começo do texto, novas tecnologias estão sempre estudadas e apresentadas para ajudar o agricultor. Confira nosso post sobre o uso correto dos equipamentos de semeadura que pode garantir uma boa produção agrícola. Boa leitura!

Post Relacionado