Conheça 6 frutas nativas brasileiras

Conheça 6 frutas nativas brasileiras

 

Uma das principais características do Brasil é ter muita variedade biológica, com uma série de espécies animais, uma flora rica e, claro, diversos tipos de frutas nativas. E é justamente sobre esta última qualidade da natureza nacional que falaremos neste conteúdo.

 

O Brasil possui uma larga lista de frutas nativas, algumas mais conhecidas, outras um pouco menos. Várias delas fazem parte até mesmo do cardápio rotineiro de muitas pessoas. Por isso, é importante saber quais são os principais exemplos de frutas brasileiras.

 

Antes, porém, convidamos o leitor a acessar outros artigos relacionados ao tema. Além disso, conheça nosso marketplace para venda de produtos do agro, naveguem pelos produtos e serviços que os usuários oferecem.

 

 

Jabuticaba

 

Jabuticabas e uma cortada ao meio

 

Para começar nossa lista de frutas nativas, não poderia faltar a saborosa jabuticaba, fruta tipicamente brasileira, que sai da Jabuticabeira. Esta árvore é nativa da Mata Atlântica no país, fazendo com que esta seja uma das mais conhecidas entre os produtos nacionais.

 

Em sua polpa, estão presentes componentes importantes para o organismo, como ferro e vitamina C.

 

Além de ser extremamente consumida como alimento, a jabuticaba também tem vantagens medicinais, por exemplo, com o chá sendo recomendado para ajudar em casos de diarreia. Também é usada para auxiliar contra inflamações no corpo.

 

 

Goiaba

 

Goiaba inteira e pela metade

 

Outra fruta nativa, e quem vem de uma árvore da família das Mirtáceas, assim como a jabuticaba, é a goiaba, também muito comum no cardápio nacional, tanto para servir como alimento, como também o suco da fruta, um dos mais pedidos em restaurantes e bares.

 

Também é rica em vitamina C e tem uma série de utilizações. Além das citadas no parágrafo anterior, podemos falar sobre o doce de goiabada. E é uma ótima pedida para a saúde, já que não possui níveis exagerados de açúcar e quantidades quase nulas de gordura, se enquadrando em um estilo de vida saudável para quem consome a fruta.

 

 

Cacau

 

Cacau inteiro e pela metade

 

O cacau é mais uma fruta nativa brasileira, vinda do cacaueiro. Este, por sua vez, é originário da região do Rio Amazonas. No caso do cacau, porém, vale um adendo: a diferença entre o fruto, que inclusive é uma das bases do chocolate, e da fruta advinda da árvore.

 

A fruta cacau não tem semelhanças tão claras com o gosto do chocolate. Na verdade, é ligeiramente ácida. Portanto, para quem quer experimentar, é importante não criar as expectativas de estar provando algo próximo ao doce mais famoso proveniente do produto do cacaueiro.

 

 

Abacaxi

 

Abacaxi cortado ao meio e pedaços

 

Mais uma fruta famosa e de origem nativa é o abacaxi. Na história, consta que os índios já plantavam a fruta em solo brasileiro antes da chegada dos portugueses, já que as áreas tropicais são propícias para este tipo de fruta.

 

Fruto do abacaxizeiro, tem sua formação bastante específica, com a chamada coroa no topo. É fonte importante de vitaminas como a A e a B1 e faz parte de muitos tipos de alimento:

 

– Sucos;

– Doces;

– Sorvete;

– Fatias da fruta em si;

– Etc.

 

Caju

 

 

O cajú é uma fruta nativa rica em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres.

 

Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores. O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país.

 

A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco e composição de doces e chocolates, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes.

 

 

Maracujá

 

Maracujá inteiro e ao meio

 

Para fechar a lista, temos o maracujá, mais uma fruta nativa. Conhecido pelas propriedades calmantes, que de fato agem como sedativos, analgésicos e tranquilizantes, provém do maracujazeiro e a fruta é mais conhecida pelo suco e pelos doces feitos a partir dela, do que pelo consumo do produto em si.

 

Maracujá é rico em vitaminas A, B e C e, além de alimento, também é usado sob forma de óleo em uma série de procedimentos estéticos e de saúde.

 

Estas são cinco das principais frutas nativas brasileiras. São incontáveis exemplos e vários outros podem ser citados, como:

 

– Coco da Bahia;

– Pitanga;

– Cambuci;

– Guabiroba;

– Entre outras…

 

Gostou deste conteúdo? Então, que tal conhecer mais em nossa página de fruticultura.

 

Veja também: Pitaya: tudo sobre a fruta