Tempos difíceis? Conheça 8 plantas medicinais que acalmam e reduzem stress

Tempos difíceis? Conheça 8 plantas medicinais que acalmam e reduzem stress

Plantas medicinais são incrivelmente poderosas no alívio de sintomas de doenças e para ajuda a evitar quadros de estresse e ansiedade.

Muitas dessas plantas acalmam e colaboram para uma noite de sono bem dormida. Tanto no formato de chá, óleo essencial ou como base de medicamento natural, são muito eficazes e não prejudicam o organismo.

Tempos difíceis podem ocasionar em sintomas como ansiedade, estresse, dificuldade para descansar totalmente, além de ter o poder de ter sintomas físicos, como dores de cabeça. Com a intenção de combater estes sintomas, nada melhor do que recorrer a soluções naturais.

Por isso, selecionamos várias plantas medicinais que ajudam a evitar esses problemas. Veja!

1. Lavanda

Plantação de lavanda
Lavanda (Lavandula)

Lavanda é encontrada em diversos segmentos, não apenas seu cheiro delicioso, como também suas propriedades medicinais.

Lavanda é uma das plantas usadas para fabricação de óleos essenciais, que contribuem para tranquilizar e ajudam a ter uma noite de sono mais tranquila.

2. Passiflora

Passiflora flores e botões
Passiflora (P. incarnata, P. edulis, P. Caerulea, etc)

Passiflora não é muito conhecida, ou ainda, você pode se lembrar dela se mencionarmos que é a flor do maracujá. As suas propriedades são poderosas e é capaz de produzir efeito de sedativo leve. Podemos encontrar essa flor em diversos compostos de medicamentos naturais.

3. Alecrim

Plantação de alecrim com sol iluminando
Alecrim (Salvia rosmarinus)

Alecrim também é muito conhecido, pode ser usado como óleo essencial ou em forma de chá, seus efeitos tranquilizantes serão igualmente eficazes.

Até o seu aroma produz um efeito calmante para nós, imagine incluir o chá dessa erva na rotina, sem dúvidas, uma maneira saudável de acalmar a mente e corpo.

4. Camomila

diversas flores de camomila
Camomila (Matricaria chamomilla)

A camomila é muito conhecida por seu efeito calmante e sedativa. Ela atua diminuindo a hiperatividade, aliviando o estresse e dá um efeito relaxante. Pode ser utilizada para insônia ou em casos de muito nervosismo.

Esta planta geralmente é consumida como chã, com delicioso aroma e é pode ser tomado de 2 a 3 vezes por dia.

5. Capim Cidreira

Capim cidreira planta
Capim cidreira (Cymbopogon citratus)

O capim cidreira também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Além de ser responsável por um chá delicioso, essa planta ajuda no alívio do estresse, contribui também para o relaxamento muscular.

Usada como óleo essencial tem o poder de reduzir a ansiedade, somado a isso tem o potencial de melhorar a qualidade do sono e ajudar no bem-estar.

6. Manjericão

Manjerição planta
Manjerição (Ocimum basilicum)

Manjericão é muito usado na cozinha, pois adiciona aos pratos um toque todo especial. O que muitos não sabem é que possui poder também na hora melhorar o humor.

Pode ser empregado em chás ou óleos essenciais para tratamentos que visam aliviar sintomas de cansaço.

7. Valeriana

Ramo de Valeriana plantada
Valeriana (Valeriana officinalis)

Com propriedade medicinais e fitoterápicas a Valeriana é um calmante natural que atua contra a depressão, ansiedade, insônia e estresse.

Uma boa dica para utilizar essa planta medicinal é pegar a erva seca da Valeriana que pode ser misturada com camomila ou outras, amarrar em um saquinho vazado e colocar na torneira enquanto a banheira enche com água morna/quente. Entre na banheira e relaxe!

8. Hortelã

Ramo de hortelã na planta
Hortelã (Mentha spicata)

A última da nossa lista também é famosa entre os chás, além disso possui um aroma maravilhoso e um sabor refrescante.

Inclusive, a erva é usada em aromaterapia, tendo resultado em:

– Pele;

– Cabelo;

– Dores musculares;

– Entre outros benefícios associados ao uso desse tratamento.

Viu como as plantas medicinais podem ajudar muito quando o assunto são os tempos difíceis? Agora você tem uma lista interessante de opções, que vão de chás até aromaterapia, para usar essas plantas, as quais acalmam a reduzem o quadro de estresse e ansiedade, além de outros benefícios.

Não deixe de recorrer a esse tipo de recurso, pois são alternativas naturais que, dificilmente, trazem efeitos negativos ao corpo, apenas se consumidas exageradamente. Afinal, cuidar da mente e deixá-la tranquila colabora para que todo o organismo permaneça sempre bem.

Gostou? Então, não deixe de conferir mais conteúdos como este em nosso site! Veja algumas sugestões: