Veja 8 plantas medicinais que acalmam e reduzem stress

Veja 8 plantas medicinais que acalmam e reduzem stress

Plantas medicinais são incrivelmente poderosas no alívio de sintomas de doenças e para ajuda a evitar quadros de estresse e ansiedade. Muitas dessas plantas acalmam e colaboram para uma noite de sono bem dormida. Tanto no formato de chá, óleo essencial ou como base de medicamento natural, são muito eficazes e não prejudicam o organismo.

Tempos difíceis podem ocasionar em sintomas como ansiedade, estresse, dificuldade para descansar totalmente, além de ter o poder de ter sintomas físicos, como dores de cabeça. Com a intenção de combater estes sintomas, nada melhor do que recorrer a soluções naturais.

No mundo agitado de hoje, muitas pessoas buscam formas naturais de aliviar o estresse e a ansiedade. As plantas medicinais têm sido usadas há séculos para promover o relaxamento e o bem-estar. Aqui vamos apresentar oito plantas que podem ajudar a acalmar os nervos e reduzir o estresse e a ansiedade:

1. Lavanda

Plantação de lavanda
Lavanda (Lavandula)

Conhecida por seu aroma agradável, a lavanda tem propriedades antioxidantes e é excelente para promover o relaxamento e o sono. É também um adstringente natural e pode ajudar na cicatrização de feridas.

Lavanda é uma das plantas usadas para fabricação de óleos essenciais, que contribuem para tranquilizar e ajudam a ter uma noite de sono mais tranquila.

2. Passiflora

Passiflora flores e botões
Passiflora (P. incarnata, P. edulis, P. Caerulea, etc)

Passiflora não é muito conhecida, ou ainda, você pode se lembrar dela se mencionarmos que é a flor do maracujá. As suas propriedades são poderosas, capaz de produzir efeito de sedativo leve. Podemos encontrar essa flor em diversos compostos de medicamentos naturais.

A passiflora é amplamente utilizada para tratar insônia e ansiedade. Ela contém flavonoides que ajudam a regular neurotransmissores, proporcionando um efeito calmante.

3. Alecrim

Plantação de alecrim com sol iluminando
Alecrim (Salvia rosmarinus)

Alecrim também é muito conhecido, pode ser usado como óleo essencial ou em forma de chá, seus efeitos tranquilizantes serão igualmente eficazes.

Até o seu aroma produz um efeito calmante para nós, imagine incluir o chá dessa erva na rotina, sem dúvidas, uma maneira saudável de acalmar a mente e corpo.

O alecrim não só melhora a memória e a concentração, mas também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a aliviar o estresse e a dor.

4. Camomila

diversas flores de camomila
Camomila (Matricaria chamomilla)

Esta planta geralmente é consumida como chá, com delicioso aroma e é pode ser tomado de 2 a 3 vezes por dia.

Uma das ervas mais conhecidas para o relaxamento, a camomila é eficaz contra a ansiedade, a insônia e diversos problemas gastrointestinais. Suas propriedades calmantes são um verdadeiro bálsamo para os nervos.

Ela atua diminuindo a hiperatividade, aliviando o estresse e dá um efeito relaxante. Pode ser utilizada para insônia ou em casos de muito nervosismo.

5. Capim Cidreira

Capim cidreira planta
Capim cidreira (Cymbopogon citratus)

O capim cidreira também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Além de ser responsável por um chá delicioso, essa planta ajuda no alívio do estresse, contribui também para o relaxamento muscular.

Usada como óleo essencial tem o poder de reduzir a ansiedade, somado a isso tem o potencial de melhorar a qualidade do sono e ajudar no bem-estar.

Com um aroma refrescante, o capim cidreira é frequentemente usado para aliviar dores de cabeça, ansiedade e distúrbios do sono. Ele também tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias.

6. Manjericão

Manjerição planta
Manjerição (Ocimum basilicum)

Manjericão é muito usado na cozinha, pois adiciona aos pratos um toque todo especial. O que muitos não sabem é que possui poder também na hora melhorar o humor.

O manjericão é rico em óleos essenciais e nutrientes como vitaminas A e C, e possui propriedades antiespasmódicas e digestivas, além de ser um calmante natural.

Leia também: Tipos de manjericão: veja os principais e seus benefícios

7. Valeriana

Ramo de Valeriana plantada
Valeriana (Valeriana officinalis)

Com propriedade medicinais e fitoterápicas a Valeriana é um calmante natural que atua contra a depressão, ansiedade, insônia e estresse.

Esta é uma das plantas mais eficazes para o tratamento de insônia e ansiedade. Seus compostos ajudam a aumentar a disponibilidade de GABA no cérebro, um neurotransmissor que promove relaxamento.

Uma boa dica para utilizar essa planta medicinal é pegar a erva seca da Valeriana que pode ser misturada com camomila ou outras, amarrar em um saquinho vazado e colocar na torneira enquanto a banheira enche com água morna/quente. Entre na banheira e relaxe!

8. Hortelã

Ramo de hortelã na planta
Hortelã (Mentha spicata)

A última da nossa lista também é famosa entre os chás, além disso possui um aroma maravilhoso e um sabor refrescante. Inclusive, a erva é usada em aromaterapia, tendo resultado na pele, cabelo e dores musculares.

Saiba um pouco mais sobre os benefícios da hortelã:

Digestão e Saúde Gastrointestinal

A hortelã é amplamente reconhecida por suas propriedades digestivas. Ela pode ajudar a aliviar sintomas como inchaço, gases e desconforto intestinal. A planta contém compostos como a carvona, que têm ação antiespasmódica relaxando os músculos do trato digestivo e aliviando cólicas.

Além disso, a hortelã estimula a secreção da bile, auxiliando na digestão de gorduras e mantendo o bom funcionamento do fígado.

Alívio de Dores

A hortelã possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, tornando-a útil no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas. O óleo de hortelã, em particular, pode inibir os receptores de dor, proporcionando alívio para dores musculares e articulares.

Saúde Respiratória

Com suas propriedades descongestionantes e expectorantes, a hortelã é benéfica no tratamento de resfriados, gripes e dores de garganta, ajudando a diminuir a tosse e a congestão nasal. Ela também pode ser eficaz contra infecções respiratórias graças às suas propriedades antibacterianas.

Saúde Cognitiva e Psicológica

A hortelã pode melhorar a capacidade mental e o humor, graças aos seus compostos fenólicos. Ela também contém mentol, que tem propriedades relaxantes e sedativas, ajudando a aliviar o estresse mental e a ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono.

Saúde Bucal
Mastigar folhas de hortelã ou fazer gargarejos com sua infusão pode ajudar a controlar e eliminar o mau hálito. A planta é um refrescante natural e possui propriedades antibacterianas que combatem as bactérias causadoras do mau hálito.

Veja também: Plantas medicinais: O que são e como cultivar

Viu como as plantas medicinais podem ajudar muito quando o assunto são os tempos difíceis? Agora você tem uma lista interessante de opções, que vão de chás até aromaterapia, para usar essas plantas, as quais acalmam a reduzem o quadro de estresse e ansiedade, além de outros benefícios.

Não deixe de recorrer a esse tipo de recurso, pois são alternativas naturais que, dificilmente, trazem efeitos negativos ao corpo, apenas se consumidas exageradamente. Afinal, cuidar da mente e deixá-la tranquila colabora para que todo o organismo permaneça sempre bem.

Contudo, é muito importante ter cuidado sobre a qualidade das ervas oferecidas por ‘raizeiros’ em ambiente urbano. Confira algumas pesquisas de extensão realizadas pela Unifesp na área da medicina popular:

Fonte: Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

Gostou? Então, não deixe de conferir mais conteúdos como este em nosso site! Uma sugestão de leitura é Como plantar ora-pro-nobis. Até a próxima leitura!

Post Relacionado