Gado charolês: conheça as características dessa raça

Gado charolês: conheça as características dessa raça

O gado charolês, uma raça originária da França, já se faz presente em rebanhos de diversas partes do mundo, como o Brasil. Isso ocorre por conta das suas características marcantes e por ser uma ótima opção de gado de corte.

Vamos apresentar algumas informações importantes sobre a raça charolês, sua história, suas peculiaridades, como essa raça de gado chegou ao país e as suas principais características zootécnicas, no sentido de que você avalie se vale a pena tê-lo em sua fazenda. Boa leitura!

Como surgiu o gado charolês?

Conforme dissemos acima, o gado charolês é originário da França, mais precisamente de Brionais e Charolais, Departamento de Saône-et-Loire, no Distrito de Charolles.

Essa é uma raça muito antiga, havendo relatos do seu surgimento durante a pré-história na Suíça. Entretanto, o desenvolvimento do gado charolês realmente ocorreu no território francês.

Gado charolês criado na França
O gado charolês é originário da França, mas acabou se expandindo no mundo, inclusive no Brasil, com características que agradaram os pecuaristas brasileiros.

Desde o começo, já apresentava boas características, sendo um animal musculoso e sem a tendência de depositar gordura na sua superfície. Assim, o gado charolês sempre foi muito utilizado em atividades de tração e de corte, além de ter uma seleção orientada há pelo menos três séculos.

Entretanto, foi feito um aprimoramento na sua composição até que, em 1920, ele passou a ser exclusivamente um gado de corte.

Isso foi possível por meio de diversas características físicas do gado charolês que eram existentes e que foram intensificadas, como uma massa muscular abundante, um peito fundo e membros longos.

Além disso, a estrutura do gado charolês também permite uma rápida movimentação do animal. Na época, era excelente com objetivo de partir com o rebanho em busca de fontes de água distantes.

Dessa maneira, puderam se manter saudáveis e fortes até a hora do corte, além de não perder a sua massa muscular.

Leia também: Brangus: conheça a raça e suas características.

Quais as características do gado charolês?

Como falamos, o gado charolês tem características bem fortes: tem uma boa resistência a climas um pouco quentes, além de um bom porte físico.

Além disso, tem pelagem branca, conta com uma boa estrutura óssea e boa musculatura, apresentando grande porte de largura e de altura.

Características da raça de gado charolês
O porte físico do gado charolês é uma das principais características dessa raça.

Além disso, esse gado tem um bom rendimento de carcaça, apresentando também precocidade nos cruzamentos e nos abates.

A cabeça do charolês apresenta muita harmonia, tendo características másculas nos animais machos e feições mais delicadas nas fêmeas. Além disso, também conta com uma frente ampla, a nuca reta e orelhas em forma de palmatória, com um bom tamanho.

Muito músculo e pouca gordura

O pescoço do gado charolês é longo e musculoso, tendo uma boa adaptação ao tórax e com papada reduzida, até porque não é um animal que tem muito acúmulo de gordura.

Com relação aos seus chifres, são medianos e curvados para frente, sendo predominantemente na cor marfim ou branca. Além dessas características, existem animais que têm a base mais escura.

Em geral, o corpo do gado charolês é amplo e cilíndrico, apresentando um lombo reto, largo e musculoso. A sua garupa é retangular e longa, com um bom acúmulo de carne.

O seu tórax é profundo e amplo, tendo costelas separadas, mas sem depressões atrás das espáduas. O seu posterior apresenta um perfil convexo e uma musculatura pronunciada.

Atualmente o gado charolês é criado em 68 países dos cinco continentes e sob os mais variados climas. Confira outras características dessa raça no vídeo abaixo:

Fonte: Carlos Pena Vídeos.

Como essa raça chegou ao Brasil?

O gado charolês logo chegou ao Brasil, tendo a sua porta de entrada no estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Pelotas.

Em 1885, dois reprodutores da raça chegaram ao país, importados da França pelo governo imperial. Eles foram confiados à fazendeiros específicos, porém não há notícias sobre a evolução dessa criação determinada.

Origem da raça de gado no Brasil
No Brasil, a porta de entrada do gado charolês foi o Rio Grande do Sul, mas hoje é encontrado em outras regiões, como Norte e Nordeste.

O Rio Grande do Sul se consolidou como um dos maiores produtores dessa raça de gado no mundo, embora esse animal não tenha ficado retido apenas nas regiões frias, havendo criações em outros estados de clima mais quente do Brasil, como Norte e do Nordeste.

Em 1962, por exemplo, a raça de gado charolês chegou a Bahia, na cidade de Vitória da Conquista, que apresenta um clima mais ameno em comparação ao restante da região, facilitando a sua adaptação.

Ainda em território brasileiro, a raça de gado charolês passou por algumas modificações visando se adaptar ao clima brasileiro e realizar um cruzamento industrial com a raça Zebu.

A linhagem comumente usada no Brasil, sobretudo nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, é formada pela junção dos padrões francês, argentino e inglês.

Atualmente, estima-se que a criação de gado charolês está com cerca de 50 mil animais PO e 100 mil PC. Os animais produzidos aqui são de boa qualidade, equiparando-se até mesmo aos de alto padrão na França.

Sendo assim, dá ao Brasil uma grande notoriedade nesse ramo em específico, com animais da raça com grande quantidade e eficiência.

Quais as principais características zootécnicas da raça?

Como explicamos, o gado charolês, inicialmente, era utilizado como tração e corte, porém, em grande parte da sua história, bem como nos dias atuais, ele é utilizado majoritariamente para o corte.

As novilhas dão cria, pela primeira vez, aos três anos de idade, em condições em que recebam cuidados e uma alimentação de qualidade. Com relação ao seu peso, os machos têm, em média, 45 kg, enquanto as fêmeas chegam aos 42 kg.

Nascimento de bezerros gêmeos
A raça de gado charolês tem uma característica interessante: há grande chance de nascerem dois animais no mesmo parto.

Além disso, esse animal tem grandes chances de ter partos gemelares, ou seja, é possível nascer mais de um animal em um mesmo parto, o que aumenta consideravelmente a sua taxa de nascimentos.

Entre as características, na produção de leite, é comum que as fêmeas consigam produzir cerca de um terneiro ao ano, gerando cerca de 3.000 litros por lactação.

Assim, a sua produção é satisfatória, porém não é uma boa opção para quem pensa em utilizar essa raça com esse objetivo, por existirem outras com uma maior produção anual.

De maneira geral, além de ter uma boa carne, o charolês também conta com um bom manejo e com a facilidade de cruzamento com outras raças, bem como suporta mudanças no tipo de alimentação e de clima, conseguindo se adaptar rapidamente.

Essa raça possui diversas características requisitadas pelos produtores de animais de corte, como genética para velocidade de crescimento e eficiência alimentar.

Conclusão

E então? Gostou de conhecer as características do gado charolês? Ele é uma boa opção quem busca um animal com ótimas características para corte e reprodução, além de uma boa adaptabilidade aos variados climas, essa raça pode servir bem à sua fazenda.

Está pensando em aprimorar a sua fazenda para a bovinocultura de corte? Então, acesse o nosso outro post e saiba tudo sobre essa área!

Post Relacionado