Criação de gado: o que saber antes de começar?

Criação de gado: o que saber antes de começar?

A criação de gado é uma atividade muito importante para a economia do nosso país. Afinal, a pecuária corresponde ao maior segmento dentro do ramo do agronegócio no Brasil, com 32% do setor, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Assim sendo, significa ter grandes oportunidades de crescimento e capacidade de devolver o investimento.

Entretanto, visando começar no ramo da criação de gado, assim como em qualquer outra atividade, significa ter ter conhecimento, enfrentar desafios e planejar as ações. Independentemente do tamanho do negócio ou da experiência, iniciar algo é sempre um desafio.

Vamos conversar sobre tudo que você precisa saber antes de dar o pontapé inicial no ramo da criação de gado para que o seu negócio seja bem sucedido.

1 – Na criação de gado, pense na propriedade

Trabalhar com pecuária implica ter uma propriedade que atenda bem às necessidades desse setor. Ou seja, ela precisa ter uma estrutura boa o suficiente no sentido de garantir o bem estar e a guarda dos animais.

Confira alguns exemplos de estrutura mínima necessária na criação de gado:

  • Curral;
  • Cochos e bebedouros;
  • Ração e suplementação;
  • Pastagem de boa qualidade;
  • Mão de obra;
  • Vacinas e medicamentos.

Outro aspecto importante na criação de gado é quanto ao solo. Procure avaliar se o solo é pobre ou rico de nutrientes antes de tomar a decisão porque, é através dele, que vai garantir uma boa pastagem que será usada na alimentação dos animais.

Criação de gado com pastagem
Em se tratando de gado de corte, por exemplo, um bom pasto é fundamental na redução dos custos de produção.

Um pasto bem formado representará uma boa economia de custos, ou seja, o gado não vai precisar de alimentação suplementar, através de rações.

Se for uma pequena propriedade, é preciso ficar atento principalmente no manejo nutricional dos animais, porque é uma das questões que mais exigem adaptação quando há escassez de espaço.

Nesse sentido, o gado precisa se alimentar de maneira equilibrada e rica em nutrientes para que se desenvolva plenamente. Existem duas formas de resolver essa questão: o confinamento e o pastejo rotacionado.

Confira: Confinamento de gado: confira suas vantagens e desvantagens.

2 – Analise o custo de investimento

O seu planejamento na criação de gado deve levar em conta todos os gastos iniciais de investimento, evitando ser pego de surpresa.

Aliás, é preciso considerar os custos com manutenção da propriedade, pagamentos de funcionários, investimento em pastagens, os itens de infraestrutura como cochos e bebedouros, além da alimentação dos animais e cuidados de saúde e vacinas.

Muitas vezes, o pecuarista terá que recorrer a financiamentos, até para facilitar a implementação do negócio.

Todavia, a dica é estudar bem as propostas oferecidas pelos bancos, financeiras e empresas especializadas em crédito rural, principalmente a taxa de juros e se as parcelas cabem no seu bolso.

Veja também: Expansão da fazenda: conheça os principais cuidados

3 – Tenha funcionários experientes na criação de gado

Seja cuidadoso ao escolher o seu corpo de colaboradores, pois eles são responsáveis por grande parte do sucesso (ou fracasso) do negócio.

Funcionário de fazenda cuidando do gado
Ter uma boa equipe na fazenda é outro detalhe importante na criação de gado.

Como estão atuando no dia a dia, ter profissionais comprometidos e experientes é fundamental, principalmente se você está iniciando no ramo agora.

4 – A raça dos animais é importante

A escolha da raça é um fator muito importante ao iniciar na criação de gado. Pesquise quais são as raças que melhor se adaptam ao clima do local onde você está instalado, uma vez que existem animais mais indicados para cada região do Brasil.

Nelore é a raça mais utilizada no país, mas também existem outras opções, como Guzerá, Brahman e Tabapuã. Pesquise antes de tomar a decisão.

Após definir a raça, outro detalhe importante é quanto ao número de cabeças de gado que você terá de início é o que irá definir o tamanho da sua propriedade.

Mas, afinal, qual é o número ideal de animais por hectare? Confira:

Fonte: Boi Saúde.

Como comprar o gado ao iniciar a criação?

Ao dar início no seu plantel, principalmente com animais de qualidade, uma dica é participar de leilões, inclusive em formato online que trazem muitas vantagens, inclusive acompanhar e dar lances sem ter que sair do conforto de sua casa ou escritório.

É o caso, por exemplo do MF Leilões que a cada evento está atraindo novos clientes e dá visibilidade a criadores de todo Brasil e do mundo. Recentemente, realizou um leilão de animais das raças red brahman e nelore que apresentou como destaque o melhoramento genético.

5 – Gado de corte ou de leite?

Dentro da pecuária existe a possibilidade de atuar com o fornecimento de leite e com o fornecimento de carne. Essas atividades possuem características diferentes, logo demandas e cuidados distintos.

Pesquise os valores de custo e lucro, analise quais são as demandas do mercado e busque se informar com outros produtores antes de optar por uma ou outra atuação.

No vídeo abaixo, confira a evolução de uma propriedade leiteira na qual a família investiu na profissionalização para se manter na atividade:

Fonte: Vale Agrícola.

Portanto, como mostramos nesse artigo, com planejamento, bons parceiros e dedicação, inegavelmente você terá sucesso na sua criação de gado.

Logo terá retorno do investimento feito e das boas práticas que foram aplicadas em sua propriedade, em benefício dos animais.

Por falar em manejo de gado, confira também nosso post que fala sobre este assunto: lida de gado: 5 cuidados essenciais com os bovinos.

Post Relacionado