Leite LINA: conheça as causas para a instabilidade do leite

Leite LINA: conheça as causas para a instabilidade do leite

O leite LINA (leite instável não-ácido) é denominado dessa maneira, pois é um leite que apresenta uma alteração na sua qualidade devido a perda de estabilidade da caseína. Essa instabilidade é detectada no teste do álcool, no qual esse leite é rejeitado.

Entretanto, não se trata de um leite com acidez acima do permitido. Porém, o leite LINA, por ser rejeitado no teste do álcool, é descartado, causando prejuízos a toda cadeia produtiva.

Pensando nisso, preparamos este artigo para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre a instabilidade do leite LINA, suas principais causas, e como saber se o leite produzido na sua propriedade se enquadra como LINA ou realmente está ácido. Confira!

Testes de qualidade do leite

No Brasil, a Instrução Normativa nº 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabelece que no ato da coleta do leite para transporte seja realizado um teste de qualidade do produto, a fim de conferir sua estabilidade.

Dessa maneira, é realizado o teste do álcool, que consiste na exposição do leite ao Alizarol, e caso o produto fique coagulado, significa que está instável.

Imagem comparativa do resultado do teste do álcool: a esquerda, o leite estável, a direita, o leite LINA.
Leite normal (esquerda) e leite instável (direita). Foto: Maíra Zanela/Embrapa

Nesse caso, o leite é rejeitado pelo transportador, e o produtor geralmente prossegue com o descarte do produto.

Entretanto, não existem evidências que sustentem a contraindicação do consumo desse leite. Alguns estudos apontam apenas pequenas diferenças entre o leite LINA e o leite estável, como menor tempo de coagulação e menor rendimento na produção de queijos. Isto é, ele poderia ainda ser aproveitado, porém a indústria o rejeita por receio de problemas no processo produtivo.

Mas, se ainda assim quiser descobrir se o leite está realmente ácido, é necessário fazer outros testes: primeiro, o da fervura. Se o leite talhar, está ácido, e deve realmente ser descartado. Se não talhar, ainda é necessário uma última confirmação, através do teste de acidez.

Veja no vídeo a seguir, como saber se o leite é realmente ácido ou não:

Fonte: TV Embrapa.

Veja também: Conforto térmico e seu impacto na criação de vacas leiteiras.

Quais são as possíveis causas para a instabilidade do leite?

Infelizmente, ainda não é possível saber efetivamente quais são causas para a instabilidade da proteína do leite. Contudo, o modo de vida dos animais pode contribuir fortemente para essa alteração. Além disso, fatores, como sazonalidade de pastagens, qualidade nutricional da alimentação do gado de leite e deficiência de minerais, também podem estar relacionados à produção do leite LINA.

Em relação à sazonalidade, acredita-se que o período de outono seja um dos momentos mais críticos para o aparecimento da instabilidade no leite. Isso porque, as pastagens podem ficar reduzidas, provocando uma restrição alimentar para as vacas e levando à instabilidade do leite.

Além da falta de comida, a insuficiência de água ofertada aos animais também pode provocar a produção de leite LINA. Isso porque, a deficiência de líquidos, assim como a de alimentos, desequilibra os nutrientes presentes no animal.

Influência da hidratação e alimentação do leite lina
A escassez de água e alimento ocasionam não apenas a baixa qualidade do leite, mas também reduzem a quantidade produzida.

Outro fator que pode levar ao aparecimento do leite com instabilidade é a idade das vacas. As mais velhas contam com vários períodos de lactação. Por isso, podem começar a apresentar problemas na produção de leite, fazendo com que a sua proteína fique instável.

Leia também: Gado de leite: nutrição balanceada aumenta a produtividade.

Como o leite LINA afeta a fazenda?

O leite LINA gera muitos prejuízos para o produtor, que não consegue comercializá-lo. Isso acontece porque a alteração no produto faz com que ocorra uma deposição de nutrientes no fundo dos equipamentos utilizados para o processamento industrial do leite.

Com o tempo, esses compostos acumulados podem trazer danos aos equipamentos, interferindo no preparo do leite, além de resultar em um líquido com pouca qualidade nutricional, o que acaba não sendo interessante para os consumidores e fornecedores, que buscarão outras opções.

Outra consequência negativa da deposição de nutrientes e da alta coagulação do leite, é que essas ocorrências exigem várias interrupções no funcionamento das máquinas para limpezas. Isso faz com que todo o processo demore mais do que o normal, além de encarecer a produção no longo prazo.

Produtor descartando leite
O leite LINA causa prejuízos aos produtores, que precisam descartá-lo por conta da rejeição da indústria a esse tipo de produto.

Além do processo trabalhoso para a produção desse tipo de leite, ele apresenta um menor rendimento. Dessa forma, é necessário mais produto para conseguir a mesma quantidade em comparação a outros tipos de leite.

Confira também: Importância da limpeza para uma fazenda leiteira.

Como evitar a instabilidade do leite?

A melhor maneira de evitar a instabilidade na proteína do leite é investir em meios para oferecer melhor qualidade de vida ao rebanho, sobretudo em relação à alimentação. Conforme já comentamos, a restrição alimentar é um dos principais fatores para o surgimento do problema, devendo ser evitada.

Uma das nossas recomendações para prevenir esse problema é se preparar para os períodos de maior escassez, por meio de um planejamento forrageiro. Assim, é possível proporcionar forragens de boa qualidade e em quantidade adequada às necessidades do rebanho para o ano todo.

O objetivo é ganhar eficiência na utilização das pastagens, para a melhoria da produtividade, por vaca e por hectare. Fazendo isso, é possível identificar quais são as melhores forragens para serem utilizada nos períodos em que ocorre uma menor produção de capim.

Vacas se alimentando no pasto
Proporcionar alimentação de qualidade às vacas leiteiras é imprescindível para assegurar a qualidade do leite.

Além disso, é preciso ter alimentos conservados de boa qualidade, investindo em pré-sacado e silagem. Assim, você garantirá alimentação para o seu rebanho, com alto poder de nutrição e com maior frescor para garantir todas vitaminas, proteínas e minerais que as vacas precisam para desenvolver leite de boa qualidade.

Conforme já comentamos, a desidratação também pode afetar a qualidade do leite. Portanto, é fundamental deixar água fresca sempre disponível para o rebanho. Para isso, você pode construir piquetes sombreados, que garantem a oferta de líquidos, mesmo em dias mais quentes, pois impedem a evaporação.

Conclusão

Como você pôde verificar, há diversos fatores que causam o leite LINA, sendo a alimentação e a hidratação, os mais frequentes para esse problema. Por isso, é muito importante garantir o bem-estar animal, com uma alimentação de qualidade, além de deixar água limpa e fresca sempre disponível.

Tomando esses cuidados, você conseguirá ter uma fazenda com excelente qualidade de leite, se destacando no mercado local e atraindo cada vez mais fornecedores e clientes.

Gostou deste artigo? Então, aproveite e acesse também o nosso post bovinocultura de leite. Boa leitura!

Post Relacionado