Evolução da genética consolida raça girolando

Evolução da genética consolida raça girolando

Uma das maiores contribuições da ciência para revolucionar a pecuária brasileira foi a melhoria da genética do rebanho. O resultado desse esforço da tecnologia genoma pode ser comprovado com a evolução da raça Girolando.

Em apenas 24 anos da homologação, a raça girolando atinge a chamada “maturidade”, através de três destaques de animais, conforme resultado divulgado durante a Megaleite 2020, considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina: o touro Guerreiro, a vaca Máxima e a bezerra Barbie.

Durante o evento foram apresentados o avanço das principais raças leiteiras, soluções financeiras para o agro, técnicas de criação de bezerras e o mercado internacional para a raça girolando.

Características da raça girolando

Responsável por aproximadamente 80% do leite produzido no Brasil, o gado da raça girolando surgiu e proliferou fruto do cruzamento das raças holandesa e gir.

Novilha Barbie melhoramento genético
Novilha Barbie 5/8 foi considerada a melhor em Gpta Leite durante a Megaleite 2020.

Dentre as diversas características de funcionalidade do gado girolando, pode-se destacar a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima.

As fêmeas girolando são produtoras de leite por excelência com características fisiológicas e morfológicas consideradas perfeitas.

Já os machos se destacam por sua adaptabilidade e capacidade de aproveitamento de pastagens grosseiras, resistência a doenças e parasitas, velocidade de ganho de peso.

Melhoramento genético da raça girolando

As características citadas acima são frutos de todo um esforço de melhoramento genético da raça girolando, através de um programa nacional de melhoramento genético (PMGG) envolvendo a Associação Brasileira dos Criadores do Girolando com a Embrapa Gado de Leite.

Em um programa de melhoramento genético, o principal objetivo é identificar os indivíduos superiores, ou seja, quais os animais que realmente irão transmitir boas características aos seus descendentes, promovendo, assim, a evolução do rebanho.

A melhor forma de conhecer o valor genético de um reprodutor, para produção de leite, é o teste de progênie, através da avaliação da produção de leite de suas filhas. Confira no vídeo abaixo como funciona o PMGG:

Fonte: Girolando.

Destaque nacional

Passados apenas 24 anos da implantação do programa nacional de melhoramento genético, os criadores comemoram a maturidade da raça girolando, divulgados durante Megaleite 2020.

O touro Guerreiro, pertencente a empresa Alta Genetics (mundial em melhoramento genético de bovinos), foi considerado o melhor touro em GPTA Leite (Puro Sintético).

Vaca Máxima 5/8 girolando no campo
Vaca Máxima 5/8 foi eleita a melhor vaca de PTA Leite, também durante a Megaleite 2020.

A vaca girolando 5/8 Máxima foi considerada a melhor vaca de PTA Leite. O terceiro destaque para a raça foi a novilha Barbie, considerada a melhor em Gpta Leite.

Portanto, com os resultados obtidos acima, a raça girolando se apresenta
como uma opção para o aumento da produtividade média de leite no país.

Confira também nosso artigo sobre como planejar o manejo nutricional de novilhas leiteiras.

Post Relacionado