Leite: fonte de nutrição e prazer à mesa

Leite: fonte de nutrição e prazer à mesa

O leite faz parte do desenvolvimento humano, ele foi o parceiro perfeito que permitiu que as civilizações se desenvolvessem e, ainda, continua sendo o aliado da saúde humana.

Há muita polemica em relação a alimentação. Claro, isto é um tema que interessa a qualquer pessoa, de qualquer nível econômico, social e cultura.

Afinal, todos nós precisamos nos alimentar, independentemente, de qualquer viés ideológico ou político. E está longe de a humanidade parar de discutir o assunto.

No entanto, há algumas informações que são compartilhadas que podem não ser verdadeiras. É preciso dialogar mais e permitir que a população tenha mais conhecimento da matéria e possa se alimentar de forma correta e saudável.

Quando avaliamos os alimentos, precisamos pensar na quantidade necessária a ser ingerida para fornecer os nutrientes necessários. Há alimentos que concentram mais, come-se menos pela mesma quantidade de energia, proteína, vitaminas, etc., que outros.

Assim sendo, os produtos de origem animal são aqueles que possuem uma gama maior de nutrientes para os seres humanos. Claro, somos fruto da seleção de milênios de anos em que vivíamos da caça e pesca, além da coleta de frutas e vegetais.

Leite: rico em cálcio

Quando falamos de cálcio, o leite é sempre lembrado. Há vegetais que também fornecem cálcio, por exemplo, brócolis.

No entanto, para termos a mesma quantidade de cálcio de um copo de leite, precisa ser ingerido cerca de 450g de brócolis. Nem sempre é fácil fazer esta substituição. Isto coloca estes alimentos, como o leite, num patamar de nobreza.

Produção de leite com ordenha mecânica
O “leite de vaca” é tradicionalmente o mais consumido em todo o mundo e traz uma série de benefícios à saúde.

Mas, refletindo um pouco na história, a domesticação dos animais e, especialmente a possiblidade de ter uma vaca fornecendo leite, mudou todo o desenvolvimento do ser humano.

Antes, dependendo da caça e da coleta, os humanos tinham pouco tempo para fazer outras coisas, além de buscar alimentos. Passavam grande parte do dia buscando fontes possíveis para uma nutrição.

Dominar as técnicas de plantio e ter animais fornecendo alimentos nobres, permitiu um avanço imenso da civilização. Ganharam em qualidade e constância. Sobrava tempo para pensar em criar as inovações que permitiram a evolução das sociedades.

Neste cenário, o leite foi uma peça fundamental. A vaca fornecia um alimento rico, de fácil ingestão, que diariamente estava disponível. O leite possui proteínas, gorduras e carboidratos, além de sais minerais e vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis.

Dentro os alimentos, é considerado dos mais completos. Aliás, uma maior ingestão de leite, permitiu um salto imenso no desenvolvimento das civilizações e, especialmente, na saúde humana.

Importância do leite para o ser-humano

Um artigo publicado revista cientifica The American Journal of Clinical Nutrition enfatiza que, na maioria dos países do ocidente, certamente mais de dois terços da ingestão de cálcio na dieta é derivada do consumo de leite e produtos lácteos. Também, que os adultos que consumiram muito leite quando crianças, têm uma densidade óssea melhor do que aqueles que não consumiram.

Hoje, com maior sobrevida das pessoas, a densidade óssea é um aspecto de extrema relevância, precisamos de ossos fortes que possam nos sustentar por mais tempo no planeta Terra.

Criança tomando leite no copo
Rico em proteínas, vitaminas e minerais, principalmente o cálcio, o leite é essencial para o crescimento das crianças e formação de seus ossos e dentes.

Ademais, o estudo demonstra que crianças que evitavam leite eram significativamente mais baixas e tinham IMC (índice de massa corporal) mais alto do que as crianças controle. Ou sejam, tinham mais peso e eram menores.

Concluindo, este trabalho demonstrou que crianças (de ambos os sexos) com uma extensa história de evitar o consumo de leite de vaca identificou grandes problemas na saúde óssea, baixa estatura e aumento de gordura corporal (adiposidade).

Incluir lácteos na alimentação

Diversos artigos demonstram que há um aumento de massa magra (músculos) tanto em crianças/adolescentes, quanto em adultos, com a ingestão de lácteos na alimentação.

Variedade de queijos derivados do leite
O consumo de derivados do leite está associado ao aumento de massa magra no organismo.

Lembrando que o Whey, o queridinho das academias para ganho muscular, é uma proteína extraída do leite, pois, é um dos constituintes deste produto de origem animal. Após uma atividade física, o melhor hidrante para o corpo continua sendo o leite. Além de melhor, ainda tem um custo menor.

Neste cenário que precisamos reforçar nossa saúde, o leite pode ser considerado um dos alimentos mais importantes, ele incrementa o ganho muscular e fornece os micronutrientes tão importantes para que as células de defesa estejam preparadas para agir quando demandadas.

Portanto, soma-se a isto, como resistir aos inúmeros pratos preparados com leite, de sorvetes a queijos, passando por sobremesas deliciosas e pratos de alta gastronomia, que requerem muita manteiga para sua preparação. Além da nutrição os lácteos também são fonte de prazer a mesa.

Veja também: MF Rural Opinião: Beber leite faz mal?

Post Relacionado