Derivados do leite: conheça os principais produtos

Derivados do leite: conheça os principais produtos

O leite e os seus derivados fazem parte da lista de alimentos essenciais ao bem-estar de milhões de brasileiros. O setor envolve uma grande cadeia produtiva, já que o que nosso país possui um dos maiores rebanhos leiteiros do mundo.

Os derivados do leite são conhecidos como produtos lácteos e, assim sendo, fazem parte do cotidiano alimentar da maioria das pessoas.

Há os lácteos com fermentação, a exemplo do queijo, iogurte e probióticos, ou seja, os leites fermentados e os iogurtes naturais; e os sem fermentação, como o próprio leite, manteiga, margarina e sorvetes.

Neste artigo, preparamos uma lista com os principais produtos derivados do leite, além de tirar suas dúvidas.

Importância do leite e seus derivados

O consumo de leite e de seus derivados fornece proteínas e minerais essenciais ao ser humano.

Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura), visando suprir as necessidades diárias de cálcio, é necessário consumir três porções de lácteos por dia ou 1000 mg. O ideal é ingerir um copo de 200 ml da bebida, uma fatia de queijo de 50 gramas e um iogurte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, o consumo habitual de leite e seus derivados é recomendada uma ingestão de cálcio. Esse é um mineral fundamental para a formação e a manutenção da estrutura óssea do organismo.

Leite pronto para a venda na gôndola
O consumo de leite e de seus derivados fornece proteínas e minerais essenciais ao ser humano.

Estudos têm mostrado efeitos promissores entre o consumo de leite e derivados e seu efeito no gerenciamento do peso corporal. Isso devido à liberação de hormônios que estimulam a saciedade.

Dessa maneira, com tantos benefícios, agora vamos apresentar os principais derivados do leite.

Queijo: um dos derivados do leite mais consumidos

Com sua origem no Oriente Médio, a fabricação do queijo se espalhou até a Inglaterra com a expansão do Império Romano. Ademais, durante a Idade Média, se consagrou em um alimento recorrente na região, apreciado por monges e mercadores europeus.

Seu sucesso foi tão grande que, ao longo do século XVII, muitos navios transportados para a América do Norte levavam vacas em seu estoque. O objetivo era garantir o leite que produziria o queijo.

Naturalmente, não demorou e os próprios americanos também se encantassem pela ideia e transformassem este item em um produto agrícola local.

O Brasil é o quarto maior consumidor de queijo do mundo (2019). Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq), chegando a 1,12 milhão de toneladas.

Variedades de queijos derivados do leite
Entre os derivados de leite, o queijo é um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros. A produção brasileira é bem mais farta: são cerca de 70 tipos.

Mas, afinal, de que maneira este processo era feito? A criação do queijo até hoje ocorre em remover a maior parte da água contida no leite fresco, retendo os sólidos até dar origem ao alimento.

Ainda assim, na atualidade, outras etapas essenciais foram adicionadas. Aliás, entre elas, preparar e inocular o leite com bactérias produtoras de ácido láctico, coalhar, salgar, prensar e outros procedimentos que otimizaram a preparação deste produto.

Iogurte tem boa procura

Um líquido espesso, levemente ácido e extremamente nutritivo, o iogurte pode ser encontrado em diferentes versões.

Afinal, pode ser misturado em frutas diversas, chocolates, receber adoçantes e ainda contar com outras características que agradam o paladar de quem consome o produto.

Assim sendo, para dar origem ao iogurte, é preciso que as bactérias fermentem o leite, transformando os açúcares da lactose em ácido láctico.

Dessa maneira, este ácido vai engrossar à medida que fermenta, garantindo o aspecto e textura já conhecidos, além de um sabor inigualável.

Vasilha contendo iogurte com frutas
O iogurte pode ser consumido puro ou também misturando como, por exemplo, com frutas.

O iogurte é um dos derivados do leite que tem muita aceitação no Brasil. Aliás, uma pesquisa feita pela Embrapa, com objetivo de acompanhar o comportamento do consumidor brasileiro de leite e derivados durante a pandemia, mostrou que houve um aumento no consumo de iogurte.

Assim, ao contrário do que vem ocorrendo em alguns países, no Brasil a grande maioria dos consumidores (83%) continuou comprando a mesma quantidade de lácteos antes e durante a pandemia. Isso mostra o sucesso desses produtos derivados do leite.

Manteiga

A manteiga, por sua vez, é um alimento sólido que possui um alto teor de gordura. Ela tem sua origem no leite de vaca ou de outros animais mamíferos. Exemplos: cabra, ovelha e também búfala.

Presente nas mesas de diferentes famílias, seu processo de criação se dá após bater o leite até que se transforme em uma emulsão de água em gordura. Até que se separe em partes sólidas e líquidas – chamadas manteiga e leitelho, respectivamente.

A manteiga também é utilizada na fabricação de diferentes alimentos, como pães e biscoitos e, portanto, torna-se indispensável na culinária brasileira.

Variações se transformam em mais derivados do leite

Apesar de dar origem a outros alimentos mais sólidos, a exemplo do queijo e da manteiga, o leite cru também é o responsável por criar outras variações de si mesmo que são muito consumidas. Dessa maneira, ele pode gerar:

  • Leitelho: subproduto da fabricação de manteiga e pode ser usado tanto na forma líquida (em bebidas) quanto seco (ingrediente);
  • Soro de leite: subproduto da fabricação dos queijos e tem sido utilizado na preparação de bebidas esportivas, ricota e outros itens;
  • Leite desnatado: subproduto da fabricação da nata e tem sido utilizado na fabricação de diversos produtos lácteos ou em pó;
  • Caseína: tem sido usada como um ingrediente principal nos setores de padaria e confeitaria.

Por isso, até mesmo as variações da forma crua do leite conseguem ser aproveitadas dentro da indústria de laticínios.

Com ele, são criados alimentos que não necessariamente estão nas mesas durante o dia a dia. Mas, são indispensáveis no sentido de gerar novos produtos derivados do leite.

Como é fabricado o sorvete

Também derivado do leite, o sorvete é feito desta matéria-prima. Posteriormente, pode ser adoçado e ainda aromatizado com diferentes essências, como cacau, baunilha, morango e outros sabores que agradam ao paladar do consumidor.

Pessoa com copinho de sorvete de massa
Com altas temperaturas em boa parte das regiões, o consumo de sorvete se destaca no Brasil. Além dos picolés de fruta, a fabricação com derivados de leite é um dos destaques.

Em geral, durante sua fabricação, o sorvete ainda recebe a adição de nitrogênio líquido, corantes, estabilizantes e outros produtos, com propósito de configurar as características estéticas que são atualmente encontradas no mercado.

É o caso, por exemplo, dos emulsificantes que ajudam a prevenir a formação de cristais de gelo.

Assim, sua mistura é composta por todos estes produtos. Ainda conta com uma combinação de ingredientes lácteos, a exemplo do leite fresco, creme, o leitelho e do soro do leite.

Como é feito o leite condensado?

Além dos derivados que mostramos acima, existe mais um que vem se tornando uma espécie de “queridinho” dos brasileiros: o leite condensado.

Você sabia que o Brasil detém o título de maior consumidor mundial de leite condensado? O consumo ultrapassa a casa de 200 mil toneladas por ano, principalmente porque o esse produto foi incorporado a diversas receitas na doçaria.

O leite condensado é um produto obtido pela eliminação parcial da água do leite e adição de açúcar. É uma composição padrão dada nas seguintes medidas:

  • Gordura do leite – mínimo 8%;
  • Extrato (componentes sólidos) seco do leite – mínimo 28%;
  • Proteínas do leite no extrato seco desengordurado – mínimo 34%.

Mas, também é possível fabricar o leite condensado em casa. Confira na receita:

Fonte: Alex Granig.

Conclusão

Portanto, o leite e seus derivados fazem muito sucesso entre os consumidores. Tanto através de produtos industrializados como também na fabricação caseira, como mostramos acima com o leite condensado.

Afinal, se você trabalha com o setor de laticínios ou com a produção de leite ou algum dos derivados do leite citados acima, chegou a hora de conhecer a MF Rural.

É uma empresa de tecnologia no mercado do Agronegócio responsável por ser um dos principais marketplaces deste segmento.

O objetivo é reunir vendedores e compradores em seu portal, garantindo o encontro de indivíduos que buscam por produtos ou serviços agropecuários.

Post Relacionado