Como plantar manjericão: aprenda dicas de cultivo

Como plantar manjericão: aprenda dicas de cultivo

O manjericão é uma das ervas aromáticas mais utilizadas na culinária. Presente principalmente em receitas de origem italiana, é um ingrediente quase que obrigatório em molhos à base de tomate.

Ele é cultivado no Brasil principalmente por pequenos agricultores, para comercialização de suas folhas, sejam frescas ou secas, e também para obtenção do seu óleo essencial, muito utilizado na indústria de perfumes e aromas.

Neste post vamos ensinar como plantar manjericão, tanto em vasos, para cultivo doméstico, quanto no solo, para cultivo comercial. Confira!

Condições de cultivo

De maneira geral, independente do local onde será plantado, o manjericão tem algumas preferências de cultivo:

  • clima: prefere temperatura média entre 21 a 25 ºC, não suporta frio e geadas, podendo morrer abaixo de 6 ºC;
  • luminosidade: pelo menos 6 horas diárias de luz solar; ou 10-12 horas de iluminação artificial;
  • solo: granulação média, pH entre 6 e 7, e alta fertilidade;
  • irrigação: exigente.

Como plantar manjericão em vasos

Cultivar temperos em casa é uma ótima maneira de tê-los sempre à mão, com boa qualidade e bem fresquinhos. Para ter um vaso com manjericão na sua casa, você pode plantar sementes, adquirir uma muda ou fazer sua própria muda a partir de uma estaca (ramo). Anote o que vai precisar:

  • vaso médio (cerca de 20 a 30 cm de profundidade);
  • argila expandida, cascalhos, ou manta bidim;
  • areia;
  • terra vegetal adubada;
  • cascas de árvore;
  • sementes, muda ou estaca.

Se optar por plantar a partir de uma estaca, é importante verificar se a planta de origem está saudável. Então, você vai cortar um ramo novo, de cerca de 10 a 15 cm, e colocá-lo em um copo de água, para criar raiz. Quando sua muda tiver raízes, é hora de plantá-la no vaso.

Com as sementes ou a muda enraizada em mãos, vamos ao que interessa:

Muda de manjericão pronta para plantar em um vaso
O manjericão é uma planta de fácil cultivo, ideal para quem está iniciando uma horta caseira.
  • primeiro, certifique-se de que o vaso tem furos embaixo para a drenagem do excesso de água. Isso é muito importante pois, se a água não tem para onde escorrer, a terra ficará muito úmida e as raízes poderão apodrecer;
  • no fundo do vaso, adicione uma camada de argila expandida, cascalhos ou a manta bidim. A intenção aqui é dificultar a perda de terra através dos furos;
  • coloque areia até cobrir os cascalhos ou a argila expandida. Se tiver usado a manta bidim, acrescente cerca de 1 dedo de altura de areia;
  • agora é hora de adicionar a terra. Se ela já for adubada, basta preencher o vaso até cerca de 2 dedos da borda. Senão, misture o adubo da sua preferência à terra e então coloque no vaso;
  • chegou a hora de plantar! Faça um pequeno buraco de 1 cm de profundidade para por as sementes (é melhor plantar mais de uma para assegurar a germinação, e se todas vingarem posteriormente realiza o desbaste);
  • se estiver plantando uma muda, cave uma abertura na terra de tamanho necessário para enterrar o torrão, ou que acomode as raízes no caso da estaca;
  • acrescente uma camada fina da terra por cima, cubra com cascas de árvore e regue!

Pronto! Agora basta cuidar bem do seu manjericão para ter esse tempero sempre ao alcance para usar.

Veja também: Tipos de manjericão: veja os principais e seus benefícios.

Dicas para o seu manjericão durar mais

O manjericão é uma planta exigente em água, pois adora o sol! É comum que suas folhas murchem caso o dia esteja quente e não seja regado cedo. Por isso, dê preferência por aguar suas plantas logo pela manhã, assim elas vão estar hidratadas para aguentar o sol do dia.

Outra dica é sempre fazer o teste do dedo: coloque o dedo na terra e sinta se ela está seca ou úmida. Se estiver úmida a ponto de soltar água quando espremida entre os dedos, não precisa regar.

Além disso, é importante sempre realizar adubações de cobertura, para que a planta continue produzindo novos ramos e folhas. Elas podem ser feitas uma vez por mês, adicionando NPK ou um adubo orgânico de sua preferência na superfície da terra, regando em seguida.

E por último, mas não menos importante: corte o botão floral assim que ele começar a se formar. Eu sei, a flor do manjericão é linda, mas, para que se desenvolva, a planta direciona sua energia para ela, e isso faz com que as folhas percam aroma e sabor. Além disso, depois de florescer, o manjericão tende a morrer.

Portanto, o melhor a fazer para preservar o sabor das folhas e para seu manjericão durar mais, é impedir o florescimento. Porém, as flores são super aromáticas e saborosas e também podem ser utilizadas na culinária. Então, se o seu manjericão acabar florescendo, aproveite as flores, e depois plante uma nova mudinha!

Como plantar manjericão no solo

Assim como em todo cultivo, o primeiro passo é realizar uma análise de solo na área onde será feito o plantio. A correção e a fertilização devem ser feitas de acordo com os resultados.

O plantio pode ser via sementes, diretamente na área, ou utilizando mudas obtidas em viveiro. As mudas são formadas a partir de sementes ou estacas de plantas matrizes, que devem ser sadias e apresentar bom vigor. A propagação pode ser feita em bandejas ou tubetes. Quando as mudas tiverem cerca de 15 cm, podem ser transplantadas para o campo.

O espaçamento varia de acordo com o sistema de cultivo. Em áreas pequenas é usado 40 cm entre plantas e 60 cm entre linhas. Já em áreas extensas, onde se faz uso de maquinário agrícola, é preciso espaçamentos maiores, que se adequem ao tráfego das máquinas.

Mudas de manjericão plantadas no campo
O manjericão gosta de solos ricos em matéria orgânica e bem drenados.

O manjericão é exigente em irrigação e adubação, principalmente quando sofre diversas colheitas. Por isso, deve-se sempre realizar adubação de cobertura.

Após cerca de 3 meses do plantio poderá ser feito o primeiro corte, à uma altura de aproximadamente 40 cm, para que a planta seja capaz de se recuperar e voltar a produzir novos ramos e folhas. A partir desse ponto, podem ser realizados cortes a cada 60 dias ou quando as plantas tiverem bem ramificadas.

Esse intervalo entre os cortes pode variar de acordo com a velocidade de crescimento da planta. No inverno, por exemplo, o crescimento é drasticamente reduzido.

Atente-se para não realizar excesso de cortes na sua plantação, pois a planta necessita de um porte mínimo para continuar sendo produtiva. Caso contrário, pode haver uma alta taxa de mortalidade.

Quanto à produtividade, em média, gira em torno 1,5 tonelada de folhas secas por hectare, anualmente. Porém, esse número pode chegar a até 10 vezes mais.

E então, aprendeu como plantar e cuidar do manjericão? Se quiser expandir sua horta, confira também nosso post sobre como plantar coentro.

Post Relacionado