Pequenos tratores: principais funções na agricultura

Pequenos tratores: principais funções na agricultura

Os pequenos tratores são considerados versáteis, especialmente aos produtores rurais que possuem propriedades menores ou lavouras de difícil acesso para os maquinários agrícolas de grande porte.

Entram nessa classificação de pequenos tratores as máquinas que têm 36 cv e 47 cv. São maquinários mais estreitos, ideais às atividades na agricultura, como cultivo de frutas, granjas e café.

Além disso, podem ser acopladas lâminas dianteiras, pulverizadores no engate de três pontas ou até mesmo equipamentos de arrasto. Neste post, você vai conferir suas principais funções nas atividades ligadas ao setor rural.

Aliás, já adiantamos que no MF Rural você pode se conectar com vendedores que têm o trator perfeito às suas necessidades.

Propriedades compactas necessitam de pequenos tratores

O trator é uma máquina indispensável na agricultura por mecanizar tarefas e, com isso, possibilitar que sejam feitas com maior rapidez e eficiência.

Pequenos tratores funcionalidade
No caso de limitação de espaço na propriedade rural, é importante optar por pequenos tratores no desempenho de diferentes atividades.

No caso das propriedades rurais com limitação de espaço, os tratores pequenos são vantajosos. Isso porque trazem o benefício da mecanização, reduzindo a necessidade de trabalho braçal, mesmo no caso da agricultura familiar, por serem compactos.

Isso significa que o agricultor consegue manobrá-lo com maior facilidade dentro de sua propriedade. Um trator de grande porte, ao invés de deixar o dia a dia de trabalho mais prático, poderia surtir justamente o efeito contrário e se tornar inviável.

Pequenos tratores realizam trabalhos leves

Outra função dos tratores pequenos na agricultura é o emprego deles em trabalhos leves, que ainda são feitos manualmente por muitos agricultores.

Ao trazer esse maquinário para executar esse tipo de função, a propriedade sai ganhando em termos de otimização de tempo e também em eficiência.

Além disso, o agricultor acaba tendo a possibilidade de realizar outras atividades que gostaria e que, antes, não tinha tempo para se dedicar.

Mais economia com esses tratores

A otimização de recursos é fundamental com a finalidade de garantir o bom desempenho da sua propriedade.

Dessa maneira, esse é outro motivo para investir em pequenos tratores para mecanizar suas atividades. Isso porque, ao contrário de máquinas mais potentes, o trator compacto tem um gasto de combustível consideravelmente menor.

Atividade agrícola com uso de trator
Embora pequenos, esse tratores podem desempenhar diferentes funções na propriedade, inclusive acoplando implementos agrícolas.

E não é somente isso: a manutenção de tratores maiores e mais potentes também tende a ser mais cara, seja ela corretiva ou preventiva.

Se colocar no papel tudo que essa economia vai representar, ao longo de um ano inteiro de trabalho, com certeza vai ver que vale a pena investir em pequenos tratores!

Atividades específicas na agricultura

Esses pequenos maquinários agrícolas também garantem precisão, o que é uma vantagem para algumas atividades específicas, como por exemplo, a cultura de café, o cultivo de frutas e até mesmo as granjas.

Colheitas com uso de pequenos tratores
Os pequenos tratores são importantes para realização de atividades específicas, como ajudar no transporte da colheita de produtos frágeis ou perecíveis.

São operações que não exigem uma grande potência da máquina para que sejam bem executadas, nas quais o fator importante é realmente a eficiência.

Custo-benefício

Nas atividades do cotidiano da propriedade rural, os tratores pequenos são indicados graças à sua versatilidade. E também são mais baratos do que os tratores maiores.

Assim sendo, esses tratores de pequeno porte entregam um custo-benefício bem interessante, principalmente na agricultura!

No vídeo, confira a importância desses “compactos” às pequenas propriedades. Embora compactas, são maquinários agrícolas “gigantes” no trabalho que desempenham:

Fonte: AgroMotor Brasil.

Portanto, se está pensando em mecanizar a sua propriedade rural e quer fazer um investimento certeiro nesse sentido, essa é a melhor pedida: são pequenos tratores que farão toda diferença pelas vantagens que mostramos acima.

Aliás, por falar em investimento em tratores, qual a melhor opção: comprar um novo ou usado? Convidamos você a acessar nosso artigo sobre esse tema. Boa leitura!

Post Relacionado