Máquinas agrícolas elétricas: conheça as novidades do mercado

Máquinas agrícolas elétricas: conheça as novidades do mercado

A agricultura desempenha um papel essencial na oferta mundial de alimentos e também é base forte de desenvolvimento econômico em muitos países.

Ao longo dos anos, esse setor tem se adaptado e adotado novas tecnologias para aumentar a eficiência e a produtividade no campo.

Nesse sentido, as máquinas agrícolas sem dúvida são ferramentas essenciais no trabalho diário no campo. Assim como os automóveis, as máquinas também evoluíram, e hoje novidades como máquinas agrícolas elétricas já são uma realidade no agro.

Neste artigo vamos falar sobre essas novidades no mercado agrícola e como essas máquinas podem auxiliar na modernização das propriedades. Confira.

História das máquinas agrícolas

Até o século XVIII, as operações agrícolas eram realizadas basicamente de forma braçal, com ferramentas rudimentares fabricadas em ferro ou madeira e também com auxílio de animais para tração de implementos. Conforme o passar dos anos, as máquinas e equipamentos foram se aperfeiçoando para atender às crescentes demandas.

Assim, por volta de 1850, surgiram as colheitadeiras a vapor e logo mais, em 1892, foi criado nos Estados Unidos o primeiro trator movido a combustão interna. Porém, apenas a partir de 1913 que se iniciou a fabricação de tratores em série.

Desde então as evoluções têm sido constantes, e atualmente a tecnologia veio para alavancar ainda mais a eficiência das máquinas no campo.

Trator antigo em campo de trigo e homem segurando celular com imagem de trator mais moderno
As evoluções tecnológicas no agro têm sido constantes com intuito de otimizar as operações agrícolas.

Confira também: Conheça a história e evolução dos tratores agrícolas.

Máquinas agrícolas elétricas

Nos últimos anos houve um aumento significativo nas pesquisas e desenvolvimento de máquinas agrícolas mais tecnológicas, sempre com o intuito de melhorar a produtividade e realizar as operações de maneira mais sustentável. As baterias de alta capacidade e os sistemas de propulsão elétrica permitiram que as fábricas investissem nesse mercado.

Por conta disso, mais de 70 grupos já estão há alguns anos investindo e desenvolvendo máquinas elétricas para atender o produtor agrícola.

Uma das tecnologias-chave por trás dessas máquinas é o armazenamento de energia. As baterias de íons de lítio são as mais comumente utilizadas, devido à sua alta densidade de energia e longa vida útil. No entanto, outras tecnologias de armazenamento de energia, como as baterias de estado sólido e as células de combustível, estão sendo exploradas para melhorar ainda mais o desempenho e a eficiência dessas máquinas.

Além disso, sistemas avançados de gerenciamento de energia são implementados para otimizar o uso da energia armazenada. Isso inclui o controle inteligente da potência, a regeneração de energia durante a desaceleração e a integração de painéis solares ou turbinas eólicas para recarregar as baterias durante o trabalho de campo.

Veja também: Novidades em máquinas agrícolas na Agrishow 2023.

Benefícios das máquinas agrícolas elétricas

As máquinas agrícolas elétricas trazem grandes benefícios ao produtor. Os principais são:

  • Redução do custo operacional: embora o investimento inicial em máquinas agrícolas elétricas seja maior em comparação às máquinas convencionais, a longo prazo o custo operacional se torna menor. Os motores elétricos são mais eficientes em termos de consumo de energia, resultando em economia no consumo de combustível. Além disso, máquinas elétricas possuem menos peças móveis, o que reduz a necessidade de trocas, reparos e manutenções, o que contribui ainda mais para a redução de custos;
  • Eficiência energética: em comparação com máquinas agrícolas movidas a combustão, as elétricas apresentam maior eficiência energética. Motores elétricos convertem uma quantidade maior de energia elétrica em trabalho mecânico, resultando em maior eficiência na operação;
  • Operações mais sustentáveis: outro benefício do uso de máquinas elétricas é a sustentabilidade, tendo em vista que reduzem significativamente a emissão de gases poluentes. A redução dos ruídos e dos gases, criam um ambiente de trabalho mais confortável, seguro e saudável. Além disso, máquinas elétricas são mais fáceis de operar e exigem menor necessidade de manutenção, o que contribui com o aumento da produtividade e eficiência no campo.
Mão segurando carregador ao lado de tratores elétricos
Máquinas agrícolas elétricas são tecnologias promissoras para o agro.

Novidades do mercado

Algumas máquinas, além de serem elétricas, são autônomas e trabalham com alta precisão. Um exemplo de trator elétrico é o Farmall Elétrico da Case IH, que trabalha com maior potência e desempenho se comparado com tratores convencionais e ainda conta com tecnologias de precisão. A bateria tem alta duração e pode atender até uma jornada completa de trabalho. Essa máquina pode ser ativada via celular e conta com sensores e câmeras em 360º que detecta e evita obstáculos.

A New Holland testará no Brasil o T4 Electric Power e até 2025 já deve se tornar realidade por aqui. O modelo deve ser estendido à marca Case, também pertencente à CNH Industrial. Esse trator conta com tração nas quatro rodas, entrega 120 cv, atinge velocidade máxima de 40 km/h, com autonomia de até oito horas, e é mais indicado para operações mais leves.

Já o trator elétrico John Deere é autônomo e tem cabine que pode ser acoplada ou removida da máquina, sem fios, possibilitando também que ele seja operado manualmente. Seu módulo de energia com capacidade de até 1.000kWh permite que a máquina trabalhe um dia inteiro sem necessidade de recarga, dependendo do seu uso.

Desafios para o mercado

Apesar de as máquinas elétricas oferecerem enormes benefícios ao produtor, ainda existem alguns desafios a serem superados. Um deles é a questão da infraestrutura de recarga, visto que é necessário ter pontos estrategicamente posicionados na propriedade para garantir disponibilidade de energia para as máquinas.

Outro desafio é o custo de aquisição dessas máquinas. Atualmente, ainda são mais caras que as máquinas com motores à combustão, principalmente devido ao custo da bateria. No entanto, com a evolução e o aumento da produção em larga escala, a tendência natural é que os valores caiam e fiquem mais acessíveis ao produtor rural.

Assim, com os avanços contínuos da tecnologia em campo, esses e outros desafios serão certamente superados em um futuro muito próximo.

Leia também: Tratores autônomos: o que são, como funcionam e quais suas vantagens?

Conclusão

As máquinas agrícolas elétricas, assim como outras tecnologias, estão revolucionando o setor agrícola, oferecendo uma alternativa mais eficiente e sustentável. Com grandes benefícios ao produtor e às operações, essas máquinas são mais sustentáveis, oferecem maior conforto ao operador e reduzem significativamente os custos operacionais.

Com o tempo e as melhores condições para aquisição dessas máquinas, é muito provável que os tratores e outros equipamentos sejam substituídos pelos movidos a eletricidade.

Apesar dos desafios, o futuro das máquinas agrícolas elétricas em todo o mundo é muito promissor.

Gostou de saber sobre mais essa tecnologia disponível para o campo? Então aproveite e leia também nosso artigo sobre os desafios e tendências para o mercado de agricultura de precisão no Brasil. Boa leitura!

Post Relacionado