Desafios e tendências para o mercado de Agricultura de Precisão no Brasil

Desafios e tendências para o mercado de Agricultura de Precisão no Brasil

Conhecer os desafios e tendências da Agricultura de Precisão no Brasil é essencial para garantir a sua boa aplicabilidade e ficar em destaque em relação à concorrência. As dificuldades vão existir, porém a técnica pode render excelentes frutos para o seu negócio.

As tecnologias têm tomado cada vez mais espaço no setor. A necessidade de produzir mais com menos insumos e maior qualidade em todo manejo faz com que a agricultura de precisão seja uma realidade cada vez mais indispensável à vida do produtor brasileiro.

Sendo assim, abordaremos nesse artigo um pouco mais sobre o que é Agricultura de Precisão, seus principais desafios e tendências, bem como os benefícios dessa prática. Confira!

Entenda a Agricultura de Precisão

Agricultura de Precisão (AP) nada mais é do que o gerenciamento da variabilidade espacial da sua propriedade. O objetivo é fazer com que o seu crescimento seja potencializado visando reduzir o uso de insumos, maximizando a produção.

Homem de camisa xadrez vermelha e preta manuseando notebook em frente a trator agrícola.
Por meio da Agricultura de Precisão é possível gerenciar as diferenças de cada área produtiva para a obtenção de melhores resultados.

Por meio de equipamentos e tecnologia aplicados na agricultura, e levando em conta as particularidades da sua propriedade, é possível fazer um manejo agrícola de maior qualidade. Aqui, tudo é levado em consideração, inclusive as diferenças em cada área produtiva devem ser respeitadas para a obtenção de melhores resultados.

Antes, o produtor utilizava a mesma quantidade de fertilizante em toda a área cultivada para obter um crescimento médio satisfatório. Hoje, com uma análise mais precisa do solo e a geração de mapas de fertilidade, é possível fazer uma distribuição de fertilizantes em taxa variável, levando em consideração a variabilidade do solo.

Além disso, outros fatores como a temperatura, a umidade e o tipo de cuidado necessário em cada área são levados em consideração para um melhor desenvolvimento da produção, gerando resultados otimizados e aprimoramento da colheita em sua totalidade.

Assim, utilizando as tecnologias e práticas da Agricultura de Precisão, evita-se que haja o desperdício de insumos e auxilia na aplicação consciente de recursos, além de proporcionar outros benefícios interessantes. Ou seja, de maneira geral, ela te ajudará a economizar e aumentar a sua produção de maneira sustentável e recorrente.

Leia também: Precisão na pulverização: importância e vantagens.

Principais desafios enfrentados pela Agricultura de Precisão

Apesar dos inúmeros benefícios que essa prática pode proporcionar, a Agricultura de Precisão (AP) conta com alguns desafios que ainda precisam ser superados. Para conseguir contar com um avanço real, é necessário passar por algumas barreiras.

A principal delas é a escassez de pessoal qualificado para analisar e processar as informações obtidas, bem como difundir o conhecimento com a equipe. As novas tecnologias são vantajosas, porém necessitam de profissionais especializados para a análise correta e obtenção do resultado esperado.

Homem e mulher em meio a plantação manuseando tablets para a análise de dados.
Um dos maiores desafios da aplicação da Agricultura de Precisão é a escassez de pessoal qualificado. É preciso investir em profissionais capacitados para a correta análise de dados coletados e tomadas de decisão.

É necessário contar com profissionais que tornem possível fazer o uso das informações da AP de maneira útil. Interpretar corretamente as informações e dados obtidos para transformá-los em ações é o maior desafio a ser enfrentado por quem investe nesse ramo.

Além disso, alguns equipamentos capazes de facilitar esse trabalho contam com um valor relativamente alto de aquisição, mas é necessário entender que o investimento se paga com os benefícios alcançados, tornando-se muito lucrativo.

Portanto, de forma geral, o uso da Agricultura de Precisão faz com que seja necessário possuir habilidades específicas para utilização dos equipamentos e interpretação dos dados obtidos, além de requerer disponibilidade de capital para investimento.

Tendências de tecnologias na Agricultura de Precisão no Brasil

A Agricultura de Precisão conta com tecnologias como IoT (Internet of Things) que, por meio de Inteligência Artificial (IA), possibilita que os equipamentos coletem dados, armazenem, processem e troquem essas informações com outros equipamentos.

Homem apontando o dedo e clicando em imagem azul representando ciclo tecnológico da agricultura.
As tendências de tecnologias na agricultura estão relacionadas ao avanço de sistemas inteligentes embarcados nos equipamentos utilizados em todo manejo agrícola.

Os sensores utilizados coletam esses dados que são processados por sistemas locais de comunicações, trocando informações por protocolos de internet. As maiores tendências na Agricultura de Precisão nesse aspecto são:

  • Drones agrícolas: com sensores acoplados em drones, esse equipamento auxilia o produtor na varredura de sua área plantada com maior facilidade, podendo identificar problemas como pragas, doenças e estresse hídrico, por exemplo. Os drones já são uma realidade no meio agrícola e serão cada vez mais utilizados para melhorar e facilitar a gestão das propriedades;
  • Telemetria: permite a coleta e o compartilhamento de informações de equipamentos de forma remota. Com a telemetria é possível gerenciar detalhes das operações, como: a rotação em que o motor de uma máquina está trabalhando, o seu consumo de combustível, entre outros aspectos, contribuindo para uma gestão mais assertiva das operações na fazenda;
  • Sensores de irrigação: quando se trata de sustentabilidade na agricultura, o uso racional de água é um dos temas de destaque. Sensores inteligentes verificam as condições do solo e determinam a necessidade irrigação para cada área cultivada, reduzindo o consumo de água e utilizando esse recurso de maneira mais precisa e sustentável;
  • Robôs inteligentes: a robótica tem crescido cada vez mais nas lavouras, sendo a solução para o problema de escassez de mão de obra nas propriedades rurais. Alguns desses robôs são capazes de reconhecer e eliminar plantas daninhas ou até mesmo realizar a coleta e aplicação de fertilizantes em solo, por exemplo;
  • Blockchain: o registro de informações de toda a cadeia de suprimentos permite rastreabilidade na agricultura e transações mais seguras. Trata-se de uma tendência crescente no ramo, já que o consumidor final consegue ter em mãos todo o processo produtivo daquele produto, desde dentro da porteira até chegar às prateleiras.

Confira também: Irrigação de precisão: veja como funciona e suas vantagens.

Benefícios das práticas de Agricultura de Precisão

Agora que conhecemos os desafios e tendências para o mercado de Agricultura de Precisão, vamos falar sobre os seus benefícios.

Plantação de soja em ponto de colheita. Ao fundo, vegetação verde e céu azul.
As práticas da Agricultura de Precisão garantem maior produtividade, gerando produtos de melhor qualidade.

De maneira resumida, podemos dizer que os principais benefícios da Agricultura de Precisão são:

  • Tomada de decisão mais assertiva graças aos dados qualificados obtidos;
  • Economia de tempo, insumos e recursos: estudos realizados pela SLC Agrícola mostram que as práticas de agricultura de precisão podem reduzir em até 60% o uso de inseticidas na lavoura. Em relação à gestão da irrigação, pode haver uma redução de 35% na utilização de água. Já na aplicação de herbicidas a economia pode chegar a 82%;
  • Maior controle da propriedade: com uso da AP é possível analisar toda sua área de maneira mais detalhada;
  • Otimização de resultados: trabalhando com precisão nas operações, tem-se uma redução na utilização de insumos, melhoria na qualidade e maximização da quantidade dos produtos colhidos, gerando assim maior lucratividade.

Portanto, apesar dos desafios a serem enfrentados, a Agricultura de Precisão tem tudo para conseguir cada vez mais destaque no Brasil, já que, contando com a ajuda da tecnologia e conquistando uma produção mais otimizada, é possível se destacar em relação à concorrência.

E então, gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre sensoriamento remoto no monitoramento de doenças na agricultura.

Post Relacionado