A internet é uma ferramenta que faz parte do dia a dia da grande maioria das pessoas e isso vale também para o mundo do agronegócio. A comercialização de insumos, animais e até mesmo maquinários agrícolas se tornou uma prática rotineira por meio da rede mundial de computadores.
Atualmente, o universo on-line proporciona inúmeros benefícios às pessoas envolvidas nas atividades do campo, especialmente no momento de fechar negócios. Mas, afinal, como isso tudo começou no Brasil?
Foi graças ao olhar visionário do veterinário mariliense, Wilson Lucas, que surgiu a ideia de montar um site no qual os atuantes do agronegócio teriam condições de fazer cotações, anúncios para a venda de produtos ou serviços, bem como efetuar compras de inúmeros itens relacionados ao campo. Tudo isso em apenas alguns cliques.
Assim, há 18 anos nascia o MF Rural, atualmente considerado o maior e mais completo marketplace do setor rural. Por ele já se passaram mais de 600 mil anúncios, desde animais, maquinários e insumos, até fazendas completas e aviões. Confira, neste artigo, como essa história começou a ser construída.
MF Rural: como tudo começou
Médico veterinário, casado e pai de seis filhos, o Dr. Wilson Lucas sempre foi apaixonado pelo meio rural. Formado em 1976, no curso de veterinária na Unesp de Botucatu, engajou em uma série de atividades nesse segmento. Começou a sua carreira cuidando de animais, mas logo passou a atuar também na gestão das fazendas.
Por ser responsável pela administração dos negócios nessas propriedades, geralmente, após um longo dia de trabalho no campo, antes de descansar, precisava ainda pesquisar preços de insumos, como ração para o gado.
Na época, ao realizar cotações de preços dos produtos, poucas informações estavam disponíveis, constando, no máximo, em jornais. Assim, antes de iniciar as tarefas na fazenda, o Dr. Wilson precisava ligar para diversas empresas para adquirir os itens básicos que atenderiam às propriedades rurais.
Ele “sentia na pele” as dificuldades enfrentadas pelos agropecuaristas na realização de tarefas tão indispensáveis no dia a dia da fazenda e do desenvolvimento da cadeia rural.
Shopping rural permanente
Além de gerenciar as fazendas, Dr. Wilson também viajava ao exterior com o objetivo de comprar gado. Nessas oportunidades, ele aproveitava para conhecer os modelos de feiras agropecuárias realizadas em países como Canadá e Estados Unidos.
Foi em uma dessas viagens, ao Canadá, em 1992, que conheceu um sistema que considerou inovador e que, mais tarde, seria o “embrião” do MF Rural. Era de uma espécie de “shopping rural permanente”, ou seja, em um só lugar eram oferecidos diversos produtos, bem como animais.
De acordo com ele, as pessoas que visitavam aquele espaço físico eram atendidas por representantes de diferentes empresas e ali fechavam negócios. Tratava-se de um modelo bem diferente dos encontrados no Brasil, uma vez que aqui as exposições agropecuárias são realizadas durante 1 semana ou, no máximo, 10 dias e apenas uma vez por ano.
De volta ao país, empolgado com as experiências que vivenciou, pensou na possibilidade de “importar” o modelo ao Brasil, mas não encontrou um local que pudesse comportar um grande número de empresas voltadas ao agronegócio.
Colocar esse modelo em prática em um ambiente virtual ainda não era uma possibilidade, pois a exploração comercial da internet no Brasil teve início apenas em 1994, e os primeiros provedores chegariam nos próximos dois anos.
Seguiu a rotina de trabalho…
Mesmo um tanto frustrado por não conseguir trazer a ideia ao Brasil, o Dr. Wilson Lucas seguiu as suas atividades como veterinário e gestor de fazendas.
Com a quantia que conseguiu economizar, no ano de 1996, montou o seu próprio negócio. Comprou um laticínio que pertencia à um antigo cliente seu, localizado na cidade de Garça/SP, e passou a produzir diversos produtos lácteos.
Nesse novo projeto, contava com a ajuda de sua esposa Ana Fabrizzi Lucas e de seus seis filhos, Ricardo, Renato, Roberto, Rafael, Rogério e Rodrigo, dos quais quatro decidiram seguir a mesma profissão do pai, realizando o curso de Medicina Veterinária em Marília, já que compartilhavam da mesma paixão pelo meio rural.
Entretanto, o destino tratou de mudar completamente a vida do Dr. Wilson, fazendo com que voltasse à ideia original de “shopping rural” até chegar ao que é hoje: o MF Rural. Na época, nem mesmo os seus amigos mais próximos acreditavam no projeto.
O projeto visionário
Certo dia, por volta do ano 2.000 a ideia do “shopping rural” voltou a pairar sobre a sua mente, mas, dessa vez, levava em conta a internet, ainda que esta estivesse apenas “engatinhando” no Brasil. Porém, encontrava-se diante de um grande desafio!
Procurou algumas pessoas, apresentou o conceito que tinha em mente e foi em busca de propostas de parceria. O resultado: ninguém aderiu à ideia, pois achavam que se tratava de algo inviável para a época.
Diante deste cenário, entrou em contato com uma empresa de desenvolvimento de sites, localizada em Campo Grande/MS, que seria capaz de colocar o projeto em prática, a EquipeA.
Wilson Lucas conversou com Paulo Miranda, proprietário da empresa que colocaria seus dois filhos à frente do projeto, Eduardo e Gabriel Potumati. Mesmo com um orçamento limitado, Wilson decidiu dar início ao desenvolvimento da plataforma. “Na época, a empresa cobrou 6 mil reais para desenvolver o site. Dei três cheques, mesmo sabendo que, naquele momento, eu só tinha dinheiro para a entrada”, lembra ele.
Isso mostra que, para transformar uma ideia visionária em realidade, é preciso arriscar.
Ajuda da família
Wilson chamou os filhos, que neste momento já estavam formados, propondo o seguinte: Roberto seguiria a profissão de veterinário, trabalhando na região de São José do Rio Preto, enquanto Renato instruiria a empresa contratada no desenvolvimento do projeto. Em pouco tempo, contou também com o apoio de seus outros irmãos, Ricardo, Rafael, Rogério e Rodrigo.
Enquanto o projeto era formatado, Wilson buscou alguns amigos em Marília novamente e apresentou como o site iria funcionar. Sua ideia era a mesma de antes: conseguir formar uma “parceria” para dividir as despesas. Todavia, mais uma vez, ninguém se interessou, e ele acabou recebendo, no máximo, “apoio psicológico”.
O destino era mesmo contar apenas com a participação da família. Assim, os filhos aceitaram o desafio e seguiram com a ideia visionária do pai.
MF Rural: site “nasceu do zero”
Atualmente, é bastante comum que sites sejam criados por meio de plataformas já prontas, bastando apenas adequar o layout às necessidades de cada usuário.
O caso de Wilson foi bem diferente. Conforme já tratamos, não havia nada semelhante naquela época. Tudo partiu do seu conhecimento sobre as dificuldades enfrentadas pelo homem do campo e como poderiam ser amenizadas por meio do uso de tecnologias proporcionadas pela internet. O site MF Rural literalmente começou “do zero“.
O projeto ficou pronto em 2004, aproximadamente 1 ano após o início do seu desenvolvimento. Diante disso, surgiu mais um desafio: como colocar a plataforma do MF Rural em funcionamento?
Se fosse nos dias de hoje, bastariam divulgações nas redes sociais, impulsionamentos, campanhas e demais estratégias de marketing digital. Mas, a internet ainda era um mundo novo a ser explorado e parecia muito distante do setor rural.
Então, a missão de fazer a plataforma funcionar coube aos filhos. Além da participação do Renato, vieram também compor o “time MF Rural” os demais filhos: Ricardo, Rafael, Rogério, Rodrigo e Roberto, que estava trabalhando como veterinário em Rio Preto.
Começava o desafio
Em um cômodo nos fundos da casa onde a família morava, os filhos começavam a fazer o site funcionar.
Como na época ninguém acreditava que anunciar ou vender pela internet poderia dar certo, o jeito foi oferecer todas as funcionalidades sem custos. O primeiro passo dado foi falar com empresas da cidade e algumas que encontravam na internet, inserindo seus anúncios na plataforma. Aliado a isso, Rogério, um dos filhos mais novos, sugeriu buscar anúncios ligados ao setor rural na antiga rede social “Orkut”, para fomentar o site.
No entanto, operar o site era uma tarefa complexa. Além dos cadastros de anúncios, como fariam para atualizá-los quando houvesse alteração de preço, por exemplo? Manualmente seria praticamente impossível.
Atualmente, na plataforma do MF Rural, o próprio parceiro faz o cadastro dos produtos e as alterações que considere necessárias, bastando apenas alguns cliques.
“A gente entrava em contato com quem estava anunciando em algum lugar e pedia autorização para colocar aquele mesmo anúncio no site do MF Rural. Se a venda fosse concretizada pela gente, aí o vendedor pagaria uma comissão”, explicou Rafael, que hoje coordena a plataforma de marketplace.
Os filhos decidiram, então, que a melhor maneira de divulgar os anúncios cadastrados no site seria através de e-mail marketing. Assim, as pessoas seriam informadas a respeito dos produtos disponíveis, acessariam o site para conhecê-los e realizariam as suas compras.
“A gente mandava uma lista enorme de e-mails e travava. Depois de muito custo, descobrimos que só era possível enviar para 99 destinatários por vez e, após uns seis envios, travava de novo. Tivemos que criar umas 50 contas de e-mails até conseguir enviar toda a lista que a gente tinha cadastrado”, lembra Renato.
Então, mãos à obra!
Wilson tinha em mente que o objetivo do site não era lucrar, mas sim apresentar soluções às dificuldades enfrentadas pelo homem do campo, como: cotações, compras e vendas. Através da plataforma do MF Rural, hoje, tudo isso é possível em apenas alguns cliques.
Porém, seus filhos sabiam que, como toda empresa, era preciso ter receita financeira, até mesmo para ajudar no sustento da família. A estratégia inicial que encontraram foi conseguir que os vendedores pagassem comissões sobre os produtos anunciados e vendidos por meio do site, mesmo porque a venda de banners e demais estratégias de marketing eram inviáveis naquela época.
Coube ao Rafael encarar esse desafio, já que mostrava aptidão para a área comercial desde a época do antigo laticínio da família, com a venda de leite e seus derivados. No entanto, o problema estava na comissão pelos anunciantes, que, na maioria das vezes, não estavam dispostos a pagar.
O jeito foi buscar saídas para tentar resolver essa “rejeição” em pagar as comissões de venda. Rafael lembra que uma delas era “ficar em cima” do comprador, ligando para saber o andamento das negociações.
Ao tomar conhecimento de que o negócio havia sido fechado, ligava para o vendedor e mostrava que sabia que a venda havia sido concretizada por meio do MF Rural. Assim, sutilmente, cobrava o percentual que havia sido combinado previamente, mas nem sempre dava certo, pois a maioria dos anunciantes inventava desculpas para não pagar.
Finalmente a primeira venda!
“A primeira venda que recebemos foi de um trator Valmet 68, envolvendo um comprador do Sul e um vendedor de Minas Gerais, por 17 mil reais. Recebemos uma comissão de 850 reais”, lembra Rafael. Foi nesse momento que todos perceberam que o negócio daria certo!
Wilson Lucas enfatiza que, graças às experiências dele e dos filhos, o site foi crescendo e se transformou na plataforma de marketplace que é hoje, a mais completa do agronegócio no Brasil.
“O site começou do zero, nada de plataforma pronta. Tudo foi feito a partir das dificuldades e necessidades, com experiência de trabalho e resolvendo as dificuldades que a gente ia encontrando”, fez questão de lembrar.
“Ninguém acreditava. Todo mundo achava que a gente era sonhador e estávamos fora do mundo”, enfatiza Roberto Lucas. Quem pensava isso, claramente estava errado, e o tempo se encarregou de mostrar.
“O nosso slogan sempre foi: o Agronegócio passa por aqui! Por isso e com as facilidades que a internet possibilita, estamos crescendo a cada dia e quem ganha é o homem do campo“, enfatiza Wilson Lucas.
“Fico muito feliz e eternamente grato aos meus filhos. E, nos dias de hoje, grato aos nossos colaboradores por terem conseguido tornar realidade o meu projeto visionário, tachado até de impossível por muitos. Mas, graças a Deus, tornou-se realidade e quem ganha com isso é o agronegócio brasileiro“, concluiu o Dr. Wilson Lucas.
Aliás, a ideia visionária do Dr. Wilson Lucas evoluiu muito. A plataforma de marketplace do MF Rural, ao facilitar o encontro entre compradores e vendedores, proporcionou uma movimentação financeira de R$ 5 bilhões em negócios declarados espontaneamente pelos anunciantes, só no ano de 2021.
O site tem se transformado em um portal, que abrange também informações e outras funcionalidades. A intenção hoje é ser um ecossistema completo do agronegócio, com diversos serviços ao homem do campo.
Da ideia inicial nasceram outros projetos que integram o Grupo MF Rural, com bastante expressão no mercado nacional, sendo o principal o MF Leilões, no qual são realizados leilões on-line, principalmente de gado.
Confira nossos próximos artigos os próximos passos desta trajetória inspiradora!
Leia também: MF Rural de cara nova: experiência do usuário em primeiro lugar.