Abiu: conheça essa fruta exótica, seus benefícios e como plantá-la

Abiu: conheça essa fruta exótica, seus benefícios e como plantá-la

Fonte de vitaminas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e sais minerais, o abiu é uma fruta nativa da região amazônica que traz diversos benefícios ao nosso organismo, ajudando na prevenção e tratamento de algumas doenças.

Geralmente, essa fruta é consumida in natura. Quando madura, possui casca de coloração amarela e polpa gelatinosa ligeiramente branca, doce e com baixo teor de acidez. O abiu tem grande aceitação popular, principalmente na região Norte do Brasil.

Embora cresça espontaneamente na Amazônia, o abiu também é plantado em outras regiões do país, principalmente em áreas litorâneas. Nesse post iremos apresentar as suas principais características, benefícios e de que maneira deve ser feito o seu plantio. Boa leitura!

Principais características da fruta abiu

O fruto do abieiro, abiu (Pouteria caimito), pertence à família Sapotaceae e o seu nome vem do Tupi Guarani, significando “fruta bicuda”. É também conhecido por outras denominações, tais como guapeva, abio, temare, caimito, luma, cauje, abieiro, abiurana, sapote amarelo, entre outros, variando conforme a sua região de cultivo.

Três frutos de abiu maduros, com casca de coloração amarelo vívido, dispostos em bandeja de vidro. Ao centro, fruto cortado ao meio com polpa levemente esbranquiçada e duas sementes à mostra.
Com uma casca amarela e polpa branca e gelatinosa, o abiu é uma fruta muito comum na região Norte do Brasil.

Conforme citamos no início do artigo, trata-se de uma fruta de origem amazônica, mais precisamente do Alto Solimões, próximo à divisa com o Peru. O abiu está presente especialmente na alimentação diária de tribos indígenas dessa região.

O abieiro também é cultivado, principalmente, nos estados do Amapá, Maranhão, Pará, Acre e Roraima, além de áreas litorâneas do Sul ao Nordeste. Também é comum encontrar o abieiro em quintais e pomares domésticos no Sudeste.

Como ele é consumido?

Como o abiu ainda é pouco conhecido em algumas regiões brasileiras, iremos abordar agora as suas principais características e algumas maneiras de consumi-lo.

O abieiro possui frutos pequenos de formato oval, pesando em média 150 gramas, embora algumas variedades possam superar meio quilo. Possui de uma a quatro sementes negras, lisas e brilhantes. Sua polpa é gelatinosa e doce, podendo apresentar cor branca ou amarelada.

O seu consumo se dá principalmente in natura, quando bem maduro, apresentando externamente uma textura firme, lisa, opaca e de coloração amarelo-leitoso. Recomenda-se cortar o fruto em cinco partes e sugar a polpa com os lábios ou utilizando uma colher. Em média, a polpa comestível representa cerca de 42% do fruto, uma proporção razoável.

Colher de metal raspando a polpa do abiu. Na foto, a fruta está cortada ao meio, com a sua polpa e semente à mostra.
Ao consumir o abiu, use uma colher para retirar a polpa e desfrute do sabor doce dessa fruta.

Entretanto, antes de atingir a maturação, a casca libera uma espécie de substância branca e viscosa, semelhante ao látex da seringueira, que gruda nos lábios, gerando reclamações por parte dos seus consumidores. Além dessa espécie de látex que é extraída do abiu, utilizada na fabricação de colas e remédios caseiros, a sua semente é usada na fabricação de azeite.

Além do consumo in natura, que é o mais comum, também pode ser utilizado para fazer geleias, sucos e sorvetes.

Leia também: Carambola: confira quais os benefícios e como plantar.

Benefícios do abiu à saúde

O consumo regular de frutas é de grande importância à nossa saúde. E quando se fala no abiu, essa situação não é diferente.

Essa fruta é uma importante fonte de vitamina C, contendo 10,3 mg em uma porção de 100 g de abiu, representando cerca de 20% das necessidades diárias de uma pessoa adulta (45 mg). O fornecimento de vitamina C ao nosso organismo auxilia na cicatrização de feridas, absorção de ferro e manutenção dos ossos, cartilagem e dentes.

Frutos de abieiro posicionados sobre superfície branca. Um dos frutos está inteiriço com a casca amarelada e fundo esverdeado, e o outro está partido com sua polpa e semente à mostra.
O consumo dessa fruta garante doses importantes de vitamina C, prevenindo a ocorrência de doenças.

Confira outros benefícios do abiu:

  • Previne problemas respiratórios, como gripes e até pneumonia;
  • Compressas de chá ajudam a aliviar a dor no ouvido;
  • Ajuda no alívio de febre e inflamações, como o terçol;
  • Previne a anemia, devido a presença de ferro;
  • Por ser rico em fibras, ajuda no emagrecimento e no tratamento de problemas intestinais.

Como plantar e cultivar o abiu?

Após conhecer essa essa fruta e os seus benefícios, ficou interessado em plantá-la?

O abieiro é uma árvore de porte médio, com altura que varia entre 4 e 10 metros. Possui copa arredondada e densa, enquanto o seu tronco é irregular, apresenta pilosidade ferrugínea e, em média, 30 cm de diâmetro. Suas folhas são simples, com nervuras proeminentes e variam de 5 a 20 cm de comprimento. Apresenta flores solitárias nas axilas das folhas, pequenas, brancas ou branco esverdeadas.

Por ser um fruto de região tropical, o ambiente ideal de cultivo é quente e úmido, com chuvas distribuídas durante o ano todo e com pleno sol. A temperatura ideal deve variar entre 22 a 30 ºC.

Copa do abieiro com alguns frutos verdes e outros amadurecendo
O abieiro é uma planta de porte médio e o seu plantio ocorre, de preferência, em regiões mais quentes.

Embora muito plantado na região Norte e também em áreas litorâneas brasileiras, também pode se adaptar em outras regiões do país, isto é, em locais com temperaturas mais amenas (clima subtropical), desde que não ocorram geadas. Só lembrando que, nesse caso, a safra será um pouco menor em relação ao clima tropical.

Plantio, produção e colheita

O abieiro se desenvolve bem em solos sílico-argilosos, férteis e profundos.

A melhor época de plantio do abieiro é de outubro a novembro, devendo ser irrigado logo em seguida (com pelo menos 10 litros de água) e a cada 15 dias – se não chover.

O método de plantio mais utilizado é por sementes, podendo haver propagação por mergulhia e enxertia. A germinação ocorre entre 15 e 45 dias e o seu plantio deve ser realizado com espaçamento mínimo de 8 metros quando realizado em forma de triângulo equilátero, e 8 m x 6 m quando feito em retângulo.

O abiu requer dois tipos de poda: de formação e no fim do inverno, eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa.

Muda de abieiro em um vaso com folhas verdes.
O plantio do abieiro ocorre, geralmente, por sementes.

Essa planta normalmente começa a produzir no segundo ou terceiro ano após o plantio, atingindo o pico no oitavo ano. A planta, em plena produção, apresenta safra que varia de 250 a 700 frutos por planta ao ano.

A época de floração e produção de frutos varia de acordo a região, sendo que:

  • No Sudeste, a floração ocorre entre os meses de dezembro a janeiro e a maturação dos frutos ocorre entre abril a junho;
  • No Norte, o abiu pode florescer durante o ano inteiro, porém, o pico de produção geralmente ocorre nos meses de setembro e outubro, podendo se alongar até abril.

A colheita é feita manualmente e recomenda-se que seja realizada quando os frutos estiverem com 50 a 70% da casca amarela, para que durem por mais tempo.

Ocorrência de pragas

A mosca-das-frutas é considerada a principal praga que pode afetar a produção do abieiro. As espécies que ocorrem na cultura do abieiro são Anastrepha fraterculusA. leptozona, A. obliqua, A. striata A. serpentina.

A larva da mosca ataca os frutos, causando o apodrecimento da polpa, perfuração da casca e exsudação do látex coagulado, tornando-os impróprios para o consumo. Essa praga pode ocasionar 100% de perdas durante o período da safra.

Frutos de abieiro em galhos com folhas verdes e amareladas. À frente, fruto de cor amarelo-alaranjada e, ao fundo, frutos verdes.
É preciso ficar atento ao ataque de pragas que podem afetar a qualidade dos frutos do abieiro.

O uso de defensivos agrícolas é o principal método utilizado para controle dessa praga. No entanto, atualmente, tem-se aumentado a exigência por parte dos consumidores de diminuição ou mesmo isenção do uso de agrotóxicos.

Nesse sentido, pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental iniciaram a realização de pesquisas para o aprimoramento da técnica de ensacamento de frutos para o controle da mosca-das-frutas no abiu, utilizando como proteção os sacos de TNT, e deve ser realizado quando os frutos estiverem com diâmetro médio de 3 a 4 cm.

Ademais, as podas de formação também podem ajudar no controle dessa praga.

E então, gostou de conhecer mais sobre o abiu? Aproveite e acesse também nosso artigo sobre a goiaba. Boa leitura!

Post Relacionado