As minhocas desempenham um papel importante na tarefa de renovação dos nutrientes do solo superficial e, consequentemente, ajuda no desenvolvimento das plantas.
Neste artigo, iremos apresentar como as minhocas desenvolvem esse papel de melhorar a qualidade do solo e um importante material que produzem: o húmus, usado como adubo natural em benefício das plantas. Boa leitura!
Quem são as minhocas?
As minhocas são animais anelídeos, ou seja, apresentam um corpo alongado e segmentado, dividido em anéis. Habitam principalmente áreas úmidas e podem passar de 1,5 metro de comprimento. Elas se reproduzem com muita facilidade e estima-se que com sua vida de aproximadamente 16 anos, esses animais coloquem cerca de 15 milhões de ovos.
Além disso, ao observar o trabalho das minhocas, percebemos que cavam túneis extensos, provocando um revolvimento das camadas do solo, trazendo as mais profundas para a superfície, renovando os nutrientes e arejando a terra, facilitando o crescimento de raízes e a penetração de água. Por isso, são consideradas como “arados naturais”.
Benefícios das minhocas para o solo
Se você tem o costume de plantar, provavelmente já encontrou minhocas escondidas nas primeiras camadas do solo. Confira abaixo quais são os benefícios que elas oferecem:
• Em suma, as minhocas tendem a cavar túneis extensos dentro da terra. Por meio dessa prática, elas revolvem e acabam trazendo as camadas mais profundas do solo, fazendo com que haja reposição de nutrientes. Esse processo colabora com um crescimento rápido e saudável dos vegetais cultivados no local;
• Através de seu corpo totalmente alongado e invertebrado, a sua locomoção na terra, e os túneis criados a partir disso, favorecem a ventilação. Além de ser um benefício às raízes (recebem mais oxigênio), também recebem água com abundância, ajudando no crescimento das estruturas desses vegetais;
• As minhocas são consideradas detritívoras, ou seja, se alimentam de compostos orgânicos advindos de animais e restos de vegetais que ficam alojados na terra, em estado de decomposição. Ao digerir esses compostos orgânicos, a minhoca produz o húmus.
Leia também: Fertilidade do solo: importância para a agricultura.
O que é húmus e qual a sua importância ao solo?
O húmus é a matéria orgânica resultante da decomposição de restos vegetais e animais no solo. É de grande importância, pois é rico em nutrientes, como:
- Cálcio;
- Fósforo;
- Carbono;
- Ferro;
- Nitrogênio;
- Manganês.
O uso de minhocas na produção de húmus é chamada vermicompostagem ou minhocultura. É uma forma fácil e barata de obter um adubo de excelente qualidade, que será muito bem absorvido pelas plantas.
Como atrair minhocas para o seu solo?
Agora que você já entende o papel desempenhado por esses animais em benefício ao solo, está na hora de aprender como atrair minhocas aos canteiros.
De forma prática, é possível atraí-las utilizando um tipo de “armadilha”, especialmente em canteiros onde elas já estão presentes. A dica é usar sacos de aniagem (um tipo de tecido) juntamente com uma quantidade mínima de esterco úmido.
Assim, as minhocas vão acabar saindo do solo e migrar à noite para a superfície, em busca desse material para se alimentar. Dessa maneira, você consegue transferi-las ao local de sua preferência, proporcionando um solo altamente permeável e excelente ao cultivo de plantas.
No vídeo abaixo, confira como produzir o seu minhocário de forma simples e barata:
Gostou deste artigo? Se você tem interesse em produzir outras formas de adubos naturais, confira também o nosso post sobre como fazer adubo orgânico. Boa leitura!