Fertilidade do solo: importância para a agricultura

Fertilidade do solo: importância para a agricultura

Garantir a fertilidade do solo é um dos principais passos com o propósito de aumentar a produtividade agrícola. Todavia, maiores gastos com fertilizantes nem sempre significam um grande incremento em produtividade.

Afinal, o agricultor precisa de critérios para saber qual o melhor fertilizante, a quantidade e onde aplicar. Com isso, é possível reduzir os custos com esse importante insumo da agricultura moderna.

Neste artigo, estaremos destacando a importância da fertilidade do solo com a finalidade de aumentar a sua produção agrícola e consequentemente ter mais lucros na hora de vender a safra.

O que é a fertilidade do solo?

O solo é a base de sustentação das plantas na agricultura. Por mais que existam técnicas de produção de alimentos em ambientes hidropônicos, a terra ainda é o principal meio onde as plantas produzem fibras, madeira, fontes de energia renovável, e, principalmente, alimento.

Lavoura produtiva devido a fertilidade do solo
A fertilidade do solo garante ótimos níveis de nutrientes disponíveis ao crescimento das plantas, deixando-as mais vigorosas e sadias, com maior resistência a pragas.

O crescimento e desenvolvimento das plantas acontecem se elas tiverem à disposição ar, água, luz solar e um solo fértil. Certamente com essas condições adequadas, é possível garantir uma boa produção agrícola.

De acordo com um dos maiores especialistas nessa área, o Engenheiro Agrônomo, Euripedes Malavolta (publicou 45 livros e 850 artigos sobre o tema), a fertilidade está relacionada com a capacidade do solo ceder nutrientes às plantas, o que é primordial na agricultura moderna.

Portanto, a seguir vamos entender como essa fertilidade atua. Aliás, um O solo fértil é quem sustenta as plantas, armazena água e filtra a poluição.

Fertilidade e produtividade do solo são sinônimos?

No passado, muitas pessoas acreditavam que as plantas precisavam apenas de água para crescer. Mas, após diversos estudos, percebeu-se que tanto a água, quanto o clima, temperatura, e a própria fertilidade são fatores essenciais com o fim de se obter altas produtividades na agricultura.

Sistema de irrigação em plantio agrícola
Apenas um sistema de irrigação não garante uma boa produção agrícola. Depende de outros fatores, a exemplo da fertilidade da terra.

Imagine um produtor que cultiva milho nas duas safras agrícolas numa área fértil. Na primeira, teve à sua disposição todo o ambiente favorável que citamos acima. Já na segunda safra, ocorreram problemas com o clima: menor quantidade de chuva, além de baixas radiação e temperatura.

A tendência natural é de que essa segunda safra apresente menor produtividade porque a planta não teve à disposição os mesmos nutrientes do primeiro ciclo produtivo.

Por essa razão, um solo fértil nem sempre será produtivo. É preciso que o ambiente como um todo esteja favorável durante todo período de cultivo. Isso é essencial na agricultura.

Como descobrir a fertilidade do solo

No sentido de conhecer quais nutrientes podem ser encontrados no solo, é necessário realizar uma amostragem em alguns pontos da propriedade.

Aliás, esses pontos devem ser definidos seguindo critérios específicos, como topografia, homogeneidade do terreno e declividade, de modo a permitir que a variabilidade nos talhões seja representada de maneira real.

Amostra de solo para identificar a fertilidade
Com objetivo de descobrir qual o nível de fertilidade do solo agrícola, é preciso colher amostras que serão analisadas em laboratório.

A coleta de solo pode ser feita com alguns equipamentos mais simples, como o trado, ou utilizando ferramentas de agricultura de precisão, ou seja sondas específicas para essa tarefa. Além de realizar a coleta das amostras, é possível mensurar o nível de compactação e umidade.

As camadas compactadas reduzem a produtividade, ou seja, impedem que o sistema radicular das plantas alcance maiores profundidades. Equipamentos como subsoladores e grades preparam o solo e tornam a camada superficial e subsuperficial em condições de uma produção agrícola.

No vídeo abaixo, acompanhe todos os passos com o fim de fazer uma boa coleta de amostras com o intuito de avaliar a fertilidade da solo. Cuidados importantes que garantem a qualidade do resultado final:

Fonte: Epagri Vídeos.

Após a coleta, as amostras são enviadas à um laboratório que vai analisar a sua fertilidade. Esse estudo técnico é considerado um dos melhores investimentos em agricultura, pois traz economia no uso dos adubos e incrementos, resultando em produtividade agrícola.

O custo de uma análise de solo pode variar de R$ 6,00 a R$ 50,00, dependendo da quantidade de hectares e do tipo de análise necessária. Comparado aos benefícios gerados, esse valor é facilmente diluído nos custos agrícolas nas primeiras safras.

Geralmente são feitos dois tipos de análises:

  • Análise física: determina a granulometria das frações de areia, silte e argila, umidade, porosidade, densidade, entre outras.
  • Análise química: determina a acidez, macro e micronutrientes existentes no solo, teores de matéria orgânica e saturação de alumínio.

A análise foliar permite conhecer quais nutrientes estão presentes nas plantas. Esse tipo é feito com o objetivo de conhecer deficiências ou toxidez de alguns nutrientes.

Tendo em mãos esse “raio x” da propriedade, o agricultor pode compreender variabilidade da fertilidade e distinguir áreas que mais precisam de calagem e/ou adubação.

Análise de solo em mãos: e agora?

Um agrônomo ou empresa especializada deverá fazer a interpretação dos resultados da análise de solo efetuada pelo laboratório especializado. Não é algo tão difícil. Mas, requer o conhecimento de um profissional habilitado que fará as recomendações corretas com o objetivo de garantir a fertilidade da área de plantio na agricultura.

O primeiro item a ser verificado é a presença de acidez no solo. Sendo constatada uma quantidade elevada de hidrogênio na amostra, é necessário fazer a correção.

Mais de 70% das terras cultivadas apresentam acidez elevada. A acidez do solo não favorece o crescimento das plantas, pois afeta a disponibilidade de nutrientes às plantas.

Aplicação de calcário para obter maior fertilidade do solo
A aplicação de calcário é uma das técnicas mais utilizadas com objetivo de corrigir a acidez do solo, melhorando a sua fertilidade. Foto: Nova Candelária/RS.

A calagem é uma técnica simples e eficaz que tem o objetivo de elevar os teores de cálcio e magnésio, com o uso de calcário, neutralizando a acidez. Todavia, o calcário precisa de um tempo para agir.

Assim sendo, alguns produtores optam pela aplicação do filler, em razão de ser um mineral que regulariza de forma mais rápida essa situação.

A matéria orgânica deve ser considerada na análise. Um aumento nos teores melhora a fertilidade do solo, por favorecer a manutenção de nutrientes e mineralização de moléculas de herbicidas.

Quantidade de fertilizantes

Com o solo corrigido e definida a cultura que será utilizada na área de plantio, o técnico calcula a quantidade necessária de fertilizantes. Com o fim de se desenvolverem, as plantas precisam de macro e micronutrientes essenciais. E o excesso ou falta pode inviabilizar todo o cultivo.

Os macronutrientes são exigidos em maior quantidade pelas plantas: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre. Já os micronutrientes como manganês, enxofre, boro são pouco requeridos.

Os tipos de fertilizantes mais utilizados nas lavouras cultivadas no Brasil são:

  • Nitrogenados: ureia, nitrato de amônio, sulfato de amônio.
  • Potássicos: cloreto de potássio, nitrato de potássio.
  • Fosfatados: super simples, super triplo, DAP, MAP.
  • Orgânicos: esterco bovino, cama de frango, pó de rocha, composto orgânico.

Lembre-se do “manejo 4C“, ou seja, utilizar os fertilizantes de maneira equilibrada na fonte certa, na hora certa, com dose certa e local certo.

Agricultor arando o solo em área fértil
Com um solo fértil, o agricultor terá chances maiores de obter uma boa produtividade agrícola.

Conclusão

Portanto, conforme mostramos neste artigo, mesmo com os custos dos fertilizantes variando a cada safra, porque são vendidos na cotação do dólar, o agricultor não deve negligenciar no uso dos produtos citados acima.

Isso porque eles garantem a fertilidade do solo e a produtividade da lavoura. Mas, ao mesmo tempo, usando com responsabilidade, pensando na conservação do meio ambiente.

Por falar em solo, um dos maiores “inimigos” da agricultura é a erosão. Nesse sentido, confira como esse fenômeno ocorre e quais os tipos existentes. Boa leitura!

Post Relacionado