Mortes em silos: alternativas para evitar acidentes

Mortes em silos: alternativas para evitar acidentes

O Brasil ocupa lugar de destaque no cenário agrícola mundial, estando inclusive em primeiro lugar no ranking internacional de exportação de soja. Nesse contexto, o armazenamento correto dos grãos é um grande aliado à sua negociação, uma vez que permite que sejam comercializados em épocas mais vantajosas, evitando pressões do mercado em períodos de colheita.

Nesse sentido, os silos são estruturas utilizadas para o armazenamento desses produtos agrícolas e estão cada vez mais presentes no cenário rural. No entanto, apesar de seus benefícios à produção, apresentam diversos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores, como: soterramentos, deslizamentos, explosões, além de danos ao trato respiratório e aos olhos.

De acordo com levantamento realizado pela BBC News Brasil, desde 2009 já foram registradas ao menos 106 mortes em silos de grãos no país, sendo 24 delas apenas no ano de 2017.

Diante dessa problemática, nesse artigo vamos tratar da necessidade de intervenção humana no interior dessas estruturas, os riscos dessa atividade e quais as alternativas viáveis para evitar a ocorrência de problemas internos nos silos e, consequentemente, a ocorrência de acidentes. Continue lendo e confira!

Por que profissionais precisam entrar nos silos?

No setor de armazenamento, é muito comum que os canais dos silos sejam entupidos por grãos, que aderem à parede dessas estruturas devido à umidade e aquecimento do silo. Nesses casos, é necessário que profissionais adentrem o armazém para a desobstrução desses dutos.

O que causa a umidade no interior dos silos?

Os silos se encontram em ambientes ao ar livre com incidência direta de radiação solar sobre a sua estrutura. Essa radiação aquece as suas paredes, provocando o aumento da temperatura interna e o acúmulo de carga térmica.

Dessa forma, ao anoitecer, a temperatura ambiente cai rapidamente e esse conflito entre as temperaturas interna e externa provoca a condensação, formando gotículas de água no interior da estrutura.

Ilustração mostrando como se dá a condensação dentro dos silos de grãos
O conflito entre temperaturas externa e interna forma gotículas no interior da estrutura, que ocasionam o entupimento dos canais dos silos.

Essa ação gera um efeito indesejável no silo, uma vez que forma uma crosta dura na superfície dos grãos, impedindo a sua aeração e causando o entupimento dos canais do armazém. É nesse momento que se faz necessária uma intervenção humana perigosa para a desobstrução dos dutos.

Além da formação dessa crosta, a condensação também favorece a incidência de pragas nos grãos armazenados, provocando corrosão nas superfícies metálicas dos silos e aumentando significativamente o seu custo de manutenção.

Riscos aos profissionais

O trabalho realizado no interior das estruturas de armazenagem de grãos implica em uma série de riscos de acidentes e danos à saúde dos profissionais o exercem. Dessa forma, tratando-se de uma atividade arriscada, as orientações para a sua execução de forma segura estão contidas na Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho e Previdência, que estabelece regras para garantir a saúde e segurança no trabalho rural.

O interior do silo representa um ambiente hostil, podendo ocasionar quedas, deslizamentos, sufocamentos, explosões, além de lesões ao trato respiratório e aos olhos do trabalhador pela poeira advinda dos grãos. Destes riscos, os maiores responsáveis pela morte de profissionais na atividade são os sufocamentos e as explosões.

Silos metálicos para armazenamento de grãos
As atividades realizadas dentro dos silos são arriscadas aos trabalhadores, podendo ocasionar quedas, deslizamentos, sufocamentos e lesões.

Em casos de sufocamentos, a sua causa pode se dar tanto pelo colapso das paredes do armazém quanto pelo engolfamento do operador. No primeiro caso, ocorre uma espécie de avalanche de grãos, desencadeando o soterramento do trabalhador. Já no engolfamento, o profissional anda pela superfície de grãos, sem a utilização de equipamentos de segurança, afundando como se estivesse em areia movediça e asfixiando-se em instantes.

As explosões também são muito comuns em silos de grãos. Os grãos em si não são inflamáveis, no entanto, o acúmulo de poeira resultante principalmente da agitação constante desses insumos, quando aquecido, emite gases de combustão, podendo causar incêndio caso entre em contato com alguma fonte de energia.

Por esse motivo, é importante que essas estruturas e armazéns possuam controle térmico para evitar que os riscos de acidentes sejam perpetuados. Reduzindo o calor interno e a umidade do ambiente evita-se que haja o entupimento dos dutos, gerando menor necessidade de intervenção humana nesses locais.

Alternativas para evitar o entupimento dos silos

Conforme tratamos, o risco de acidentes aos trabalhadores no interior dos silos ocorre principalmente pelo entupimento dos dutos e por explosões que podem, inclusive, afetar os profissionais que se encontram no ambiente externo. Por isso, trouxemos algumas alternativas para reduzir o calor e, consequentemente, a condensação na parte interna do armazém.

Uma das alternativas é a tinta térmica refletiva da Maxi Paint que, ao ser aplicada na parte externa da estrutura, reflete os raios solares em 99%, evitando o aquecimento das paredes dos silos e reduzindo a sua temperatura interna.

Com a redução do calor interno, a tinta também proporciona outros benefícios ao armazenamento de grãos, como:

  • Diminuição considerável da condensação;
  • Evita que haja perdas de produtos;
  • Evita a ocorrência de pragas;
  • Previne a obstrução de dutos;
  • Protege vidas, pois evita a intervenção de pessoas para realizar a manutenção corretiva.
Recipiente de Maxi Thermic, revestimento refletivo anti-condensação para uso em silos
A tinta Maxithermic da Maxi Paint é uma tinta térmica que evita que as paredes dos silos sejam aquecidas e aumente a temperatura interna.

A aplicação do Maxithermic Anti-Condensação em silos também proporciona ao empresário agrícola:

  • Maior lucratividade;
  • Redução de manutenção dos silos;
  • Maior credibilidade no mercado;
  • Ação sustentável;
  • Redução de processos trabalhistas por acidentes.

Outra alternativa que complementa e potencializa a ação da tinta para a promoção de um ambiente realmente protegido é a impermeabilização interna do silo.

O produto I-SEAL da Maxi Paint é um impermeabilizante formulado com poliuretano a base de água.

Recipiente de i-seal, impermeabilizante poliuretano da Maxi Paint
O I-SEAL da Maxi Paint deve ser aplicado na parede interna do silo para impermeabilização e promoção de um ambiente ainda mais protegido.

O I-SEAL é indicado para silos pois é aplicado a frio formando uma membrana monolítica resistente a ambientes agressivos. Apresenta propriedades de elasticidade, aderência e resistência à intempéries, atendendo à norma ABNT NBR 15487, que estabelece os requisitos para as membranas de poliuretano destinadas à execução de impermeabilização.

A sua aplicação se dá na parte interna dos silos e evita a oxidação e a contaminação dos grãos, além de garantir resistência ao desgaste e umidade externa. Além disso, o I-SEAL proporciona as seguintes vantagens:

  • Aumento da estanquidade;
  • Evita a proliferação de fungos e bactérias;
  • Evita a corrosão e abrasão;
  • Aumenta o rendimento da armazenagem;
  • Melhora a qualidade do produto armazenado;
  • Reduz os custos com manutenção;
  • Proporciona a rapidez da operação;
  • Aumenta a vida útil dos silos.
Esquema demonstrando como fica a parede interna do silo com e sem utilização do impermeabilizante i-seal
A impermeabilização interna das paredes dos silos evita que ocorra a sua corrosão e abrasão, reduzindo os custos com manutenção.

Parceria entre Maxi Paint do Brasil e o MF Rural

Desde 2022 a Maxi Paint se tornou parceira do MF Rural, disponibilizando os seus produtos por meio de sua loja virtual dentro do site. Além de artigos destinados a silos, também são disponibilizadas tintas, impermeabilizantes, selantes, massa corrida e diversos outros produtos destinados ao setor rural.

A fábrica da Maxi Paint é localizada em Bragança Paulista e atende todo o território nacional com mercadorias de fabricação própria e preços de diferenciados. Acesse a loja online aqui.

Conclusão

Desse modo, conforme abordado no texto, o armazenamento de grãos é de suma importância para a produção, já que aumenta a vida útil dos produtos e permite que sejam comercializados em momento oportuno, aumentando o seu poder de negociação.

No entanto, apesar de seus benefícios à agricultura, os silos exigem operações arriscadas em casos de entupimentos de seus dutos e, por isso, é importante que medidas sejam adotadas para evitar que esse tipo de manutenção seja realizado.

Por isso, utilizar tintas térmicas na parte externa e impermeabilizantes no interior da estrutura de armazenamento diminuem a incidência de calor e condensação e, consequentemente, a obstrução de canais por sementes. Além disso, é importante ressaltar que, em casos de necessidade de intervenção interna, deve-se adotar medidas de prevenção, seguindo as normas de segurança e saúde do trabalho rural previstas na NR-31.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse também nosso post sobre o armazenamento correto de fertilizantes e defensivos. Boa leitura!

Post Relacionado