Cacau: condições ideais de cultivo e como plantar

Cacau: condições ideais de cultivo e como plantar

O cacau é um fruto tropical de origem amazônica que vem sendo explorado economicamente no Brasil desde o século XVIII. Dele se extraem as sementes que, após fermentadas, são denominadas amêndoas, das quais são produzidos o cacau em pó, a manteiga de cacau e o tão apreciado chocolate.

Com particularidades e exigências quanto ao seu plantio e cultivo, o cacau necessita de condições propícias à sua produção. Assim, iremos abordar neste artigo quais as características do cacaueiro, principais regiões de cultivo no Brasil, bem como as condições ideais para realizar o plantio, o cultivo e colheita desse fruto. Continue lendo e confira!

Leia também: Oliveiras: aprenda como plantar e cultivar azeitonas

Produção mundial de cacau

Originário da Região Amazônica, o cacau (Theobroma cacao) vem sendo cultivado e explorado economicamente desde o século XVII. O fruto foi trazido ao Brasil em meados do século XVIII, mais especificamente ao sul da Bahia, local em que a cultura se expandiu, tornando-se a maior região produtora de cacau do país durante muitos anos.

De acordo com estatísticas, no ano de 2020, o principal produtor mundial do fruto foi a Costa do Marfim, com 38,21% da produção. Em seguida, estão Gana (13,90%), Indonésia (12,85%), Nigéria (5,91%), Equador (5,70%) e Camarões (5,04%). O Brasil aparece na sétima colocação, com 4,69% da produção mundial.

Produção de cacau no Brasil

O Brasil é um intermediário na cadeia de abastecimento de chocolate, ou seja, a quantidade de cacau produzida no país não é suficiente para atender a demanda interna das indústrias e, por isso, é preciso importar cacau para o abastecimento interno. Em contrapartida, o país exporta produtos semiacabados do fruto, como manteiga de cacau, gordura e óleo de cacau, cacau em pó e pasta de cacau.

Por muitas décadas a Bahia liderou a produção brasileira de cacau. No entanto, a partir de de 1990 houve um processo de declínio da cacauicultura, tanto da produção quanto da área plantada. Isso se deu por vários fatores, mas principalmente devido à infestação dos fungos Crinipellis perniciosa e Phytophthora palmivora, causadores das doenças vassoura-de-bruxa e podridão parda, respectivamente.

Atualmente, o maior estado brasileiro produtor de cacau é o Pará, com um rendimento superior a 50% do total movimentado no país. De acordo com o IBGE, em 2021 o Brasil produziu 302.157 toneladas de cacau.

Cultivo de cacaueiros. As plantas apresentam caules finos ramificados com folhas verdes e furtos avermelhados.
De acordo com o dado mais recente do IBGE, em 2017 haviam 436.874 mil pés de cacau no Brasil.

Características do cacaueiro

O cacaueiro é uma planta perene que pode ultrapassar os cem anos a depender do manejo, além de apresentar potencial para boa produtividade. Pode atingir cerca de 5 a 8 metros de altura, quando proveniente de semente, ultrapassando essas dimensões (até 20 metros) caso cultivado em condições de extrativismo devido à competição por luz com outras espécies florestais.

Quanto ao sistema radicular, possui raiz pivotante (principal e vertical), que varia de forma e comprimento de acordo com a estrutura e consistência do solo, podendo chegar a 2 metros de profundidade em solos profundos e com boa aeração. Já as raízes secundárias localizam-se, geralmente, nos primeiros 30 centímetros do solo e são responsáveis pela nutrição da planta.

O seu caule é ereto e vigoroso, apresentando casca lisa nos primeiros anos e, mais tarde, devido ao desenvolvimento permanente das almofadas florais, torna-se rugoso e áspero. Já as folhas são ovais, acuminadas e desprovidas de pelos, variando de coloração conforme a idade da planta. Quando jovens, apresentam tonalidades do violeta ao verde, e quando maduras, atingem o verde-escuro.

Com relação ao fruto, o cacau, seu formato é alongado e sulcado, com uma casca conhecida como pericarpo carnoso. As suas sementes ou amêndoas são achatadas, com 2 a 3 centímetros de comprimento, de coloração branca e sabor adocicado e ácido.

O amadurecimento do cacau se dá em torno de 140 a 250 dias da polinização, totalizando, em média, 167 dias. O rendimento médio gira em torno de 503 kg/ha.

Homem despejando frutos de cacau de cores amareladas, verdes e avermelhadas no chão. O homem está abaixado e segura uma cesta.
Cerca de 70% do cultivo de cacau no Brasil é feito em áreas degradadas, majoritariamente por agricultores familiares e em sistemas agroflorestais.

Confira também: Neem: características, aplicações, plantio e cultivo

Como realizar o plantio e cultivo do cacau

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história, os principais países produtores e as características do cacau, vamos tratar sobre como realizar o plantio desse fruto. Lembrando que, como em qualquer outra cultura, é importante realizar uma análise do solo que indicará quais correções serão necessárias, como calagem ou gessagem, por exemplo.

Primeiramente, é necessário que haja o preparo do solo, com aração, gradagem, sulcamento ou subsolagem, realizando também a limpeza da área com a retirada de plantas invasoras.

Também é importante ressaltar que o cacaueiro é uma planta que precisa de sombreamento, devendo ser providenciado com uma antecedência mínima de 6 meses do plantio, conforme trataremos adiante.

Após esses processos, serão demarcadas e abertas as covas que vão receber as mudas. As dimensões recomendadas são de 40 x 40 x 40 cm, separando o solo mais fértil (primeiros 20 cm) do solo de profundidade (de 20 a 40 cm). Com isso, será realizada a adubação, química e/ou orgânica, com fontes de fósforo, micronutrientes e nitrogênio para aprimorar a aeração do solo e reter umidade para a muda.

Posicione as mudas nas covas e pressione o solo ao redor da planta. Após o plantio, faça a cobertura morta com material seco (capim, palhada de feijão, de milho ou de café), objetivando proteger o sistema radicular da planta, mantendo a umidade do solo e evitando a evaporação da água.

Muda de cacaueiro recém-plantada em região com abundância de árvores altas.
Após a produção das mudas de cacau, o plantio deve ocorrer de preferência nas estações chuvosas.

Realize a irrigação do plantio (localizada, por sistemas de gotejamento ou microaspersores), ficando atento ainda ao ataque de formigas ou cupins na fase inicial de crescimento da planta.

Outro detalhe importante é que, quando as mudas já estiverem estabelecidas no campo, torna-se necessária a adubação dos cacaueiros jovens de acordo com a análise de solo realizada inicialmente. Essa espécie, geralmente, é muito exigente em nutrientes como fósforo (P), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e nitrogênio (N).

Semente ou muda?

O cacaueiro pode ser produzido por meio de sementes de frutos maduros (propagação seminal) ou por meio de propagação vegetativa (estaquia ou enxertia). As mudas produzidas a partir de sementes são as mais utilizadas para a produção de porta-enxertos, pois possuem algumas vantagens, como o fácil manejo para seleção, tratamento e aceleração da germinação de sementes.

Já a propagação vegetativa tem sido aplicada com preferência como técnica de multiplicação do cacau. A planta produzida dessa forma tornou-se conhecida como “cacaueiro clonado” e é obtido por meio de estaquia ou enxertia, sendo esta última a mais usual.

No caso da propagação seminal, devem ser selecionadas sementes de frutos maduros visando garantir a maturação do embrião e a aceleração da germinação. Importante ressaltar que, ao retirar as sementes dos frutos, aquelas localizadas nas extremidades devem ser descartadas, pois são menores e apresentam baixa viabilidade.

Mãos com luvas retirando as sementes do cacau. Logo abaixo, uma caixa de madeira, revestida por folhas, contendo diversas sementes de cacau na coloração branca.
As mudas produzidas a partir das sementes de cacau são as mais utilizadas para a produção de porta-enxertos.

Utilize água corrente e uma peneira para a limpeza das sementes e faça a remoção total da polpa para evitar o ataque de pragas e a sucessão de doenças nas plantas. Após esse processo, deixe a semente secar em local arejado e com sombra, cuidando para que não resseque e comprometa a sua viabilidade.

Faça o plantio em um canteiro (sementeira), preparando o substrato com uma mistura de serragem e areia (proporção 2:1) para facilitar a germinação das sementes.

Coloque as sementes na sementeira com a parte mais larga voltada para baixo, cubra com o substrato e irrigue-as, tomando cuidado para não encharcá-las. Em 4 ou 5 dias, elas germinarão e estarão prontas para serem transplantadas aos recipientes.

No que tange às mudas, estas devem ter qualidade, ser livres de pragas e doenças, além de apresentar vigor vegetativo, boa sanidade e idade entre 4 e 6 meses. O tamanho adequado e a presença de folhas verdes, de cinco a oito pares, evitam que a planta sofra estresse.

Na propagação realizada via seminal, o cacaueiro começa a produzir frutos com aproximadamente três a quatro anos, estabilizando a produção a partir do oitavo ano até trinta anos após o plantio. Já na propagação via estaquia ou enxertia, as primeiras colheitas ocorrem no segundo ou terceiro ano, atingindo a estabilidade a partir do sexto ano de produção.

Veja também: Conheça o mangostão, como plantar e seus benefícios

Condições ideais de solo e área de plantio

Para o cultivo do cacaueiro, os solos devem apresentar profundidade acima de 1 metro, boa drenagem e textura argilo-arenosa. No caso de regiões com quantidade menor de chuva, o solo argiloso é o ideal, pois armazena mais água e contribui para o melhor desenvolvimento do sistema radicular da planta, enquanto em regiões com chuvas abundantes, pode ser prejudicial à cultura, exigindo maior capacidade de drenagem.

A disponibilidade de água adequada no solo é de suma importância durante a fase inicial de frutificação, sendo prejudicial tanto o seu excesso quanto a sua falta, já que aumentam a quantidade de perdas de frutos jovens, conhecida como “peco fisiológico”. Além disso, os solos adequados para o cultivo cacaueiro devem apresentar valores de pH próximos a 6,2.

Base do caule do cacaueiro em solo com pequenos frutos verdes.
Para o cultivo de cacau, é necessário que solos apresentem profundidade, boa drenagem e pH próximo a 6,2.

Outro fator que ameaça o desenvolvimento da planta é o vento que pode danificar a folhagem nova, provocando a sua queda e prejudicando o enfolhamento da planta. Por isso, é importante que se adotem medidas de proteção contra a sua ação, como quebra ventos e sistemas de plantios consorciados, especialmente nos períodos mais secos do ano.

Quanto ao espaçamento entre mudas, tradicionalmente é de 3 x 3 metros entre linhas e plantas. No entanto, estudos realizados em regiões cacaueiras indicam que, se tratando de clones, com a redução do porte da planta e da copa, mantida individualmente pela poda, é possível realizar o plantio com espaçamentos mais densos que o tradicional, utilizando-se 3 x 2 metros entre linhas e plantas, respectivamente.

Dessa forma, com o adensamento da produção, apesar de haver uma perda em produção por planta devido ao seu porte, ganha-se na produção por área.

Época ideal para o plantio e sombreamento

O plantio das mudas formadas ocorre, geralmente, no início da estação chuvosa. Quando realizado em outros períodos, depende de alguns fatores, como: a existência de sistema de irrigação complementar, topografia da área, posicionamento em relação ao sol e sombreamento adequado.

A exposição ao sol durante o período vespertino causa estresse às plantas, mesmo porque o cacaueiro exige sombreamento, especialmente quando a planta é mais jovem. Em geral, o sombreamento pode ser provisório ou definitivo.

O provisório geralmente é feito com bananeiras, com um espaçamento de 3 x 3 metros. Já no definitivo, são utilizadas árvores com até 30 metros de altura e copas grandes, como a jaca, o abacate e o cravo-da-índia. Nesse caso, o espaçamento deve ser de 15 x 15 metros a 24 x 24 metros, a depender da espécie utilizada.

Cacaueiros em meio a demais árvores mais altas que fazem sombra para o seu crescimento.
O cacaueiro necessita de sombreamento para seu desenvolvimento, sendo que quanto mais nova a planta, maior a necessidade de sombra.

Dessa forma, é recomendado que o sombreamento seja implantado de 6 meses a 1 ano antes do plantio do cacau, visando permitir uma entrada de luz em torno de 25 a 50% durante os primeiros estágios de desenvolvimento da planta. Com o seu crescimento, deve-se realizar os desbastes e podas das espécies utilizadas no sombreamento, objetivando aumentar a exposição à luz para 70%.

Condições climáticas e pluviais

Frutífera da família Malvaceae, o cacaueiro é uma árvore exigente quanto às condições climáticas, sendo altamente produtiva em regiões quentes, como o Norte e o Nordeste brasileiro. Para a sua floração, o ideal é que as temperaturas não caiam abaixo de 22°C, enquanto para a abertura de gemas e formação de novos frutos, a faixa de temperatura deve ficar entre 9 e 28°C.

Além disso, para o crescimento da planta e a produção do cacau, é fundamental que ocorram chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano. Em boas condições de solo, o ideal é que se mantenha uma média anual em torno de 1.500 mm por ano, desenvolvendo-se bem em regiões com precipitações de até 500 mm anuais.

No entanto, atualmente existem alternativas para a realização do plantio de cacau em novas áreas. É o caso, por exemplo, das fronteiras agrícolas do semiárido e do Cerrado brasileiro, que possuem características climáticas diferentes das regiões tradicionais de plantio, mas são viabilizadas com a utilização de tecnologias como a irrigação, a fertirrigação e quebra ventos.

Conheça agora quais são as variedades de cacau mais cultivadas no Brasil no vídeo abaixo:

Fonte: Frucafé Mudas e Plantas.

Leia também: Abiu: conheça essa fruta exótica, seus benefícios e como plantá-la

Doenças e pragas do cacaueiro

O cacaueiro é uma planta tropical suscetível ao acometimento de diversas doenças e ao ataque de insetos. As doenças exigem especial atenção do produtor, uma vez que já causaram grandes prejuízos à produção de cacau na Bahia, conforme citamos no início do texto.

Doenças

No Brasil, as principais doenças que atingem o cacaueiro são as fúngicas, destacando-se a vassoura-de-bruxa (Moniliophthora perniciosa) que ataca a planta de forma geral, a podridão-parda (Phytophthora spp.) que atinge o fruto, e o mal do facão (Ceratocystis cacaofunesta) que causa amarelecimento e secagem dos galhos ou da planta inteira.

No caso específico da vassoura-de-bruxa, a doença pode atingir até 90% da área produtiva, afetando a planta em todos os seus estágios, desde o viveiro até a planta adulta, e levando à inviabilização da lavoura.

Um dos seus principais sintomas é o superbrotamento dos lançamentos foliares, com proliferação na gema lateral e engrossamento dos tecidos infectados e em crescimento. Nas almofadas florais atingidas pela doença, há o aparecimento de vassouras vegetativas, bem como de flores anormais.

Vassoura vegetativa no cacaueiro causado pela doença fúngica bassoura-de-bruxa.
A vassoura-de-bruxa é uma das doenças mais temidas pelos produtores de cacau, causando o aparecimento de vassouras vegetativas nas plantas.

Além disso, a doença também provoca o amarelecimento precoce nos frutos adultos e uma podridão “dura” nas amêndoas, deixando-as completamente “grudadas” com o crescimento do fungo na sua superfície.

Para o controle da vassoura-da-bruxa, existem alguns manejos integrados:

  • Controle cultural: remoção dos galhos/brotos infectados;
  • Controle genético: plantio de espécies mais resistentes à doença;
  • Controle biológico: uso do agente de biocontrole Trichoderma stromaticum;
  • Controle químico: uso racional de um fungicida protetor à base de óxido cuproso e de um sistêmico do grupo dos triazóis e tebuconazole.

Pragas

Quanto às pragas que acometem o cacaueiro, a sua ocorrência se dá em períodos de lançamento de folhas novas e de crescimento de frutos, coincidindo geralmente com as épocas de temperaturas elevadas e chuvas constantes.

Alguns dos principais insetos-pragas que atingem a planta são: monalônio (Monalonion spp.), cigarrinha (Hoplophorion pertusum), tripes (Selenothrips rubrocinctus), ácaros (Tetranychus mexicanus e Eriophyes reyesi), cochonilha farinhenta (Planococcus citri), mosca-branca (Bemisia sp.) e besouros (Lasiopus cilipes, Lordops aurosa e Naupactus bondari).

Além dos insetos, existem também algumas espécies de lagartas que atacam essas plantas, como: estenoma (Stenoma decora), lagarta de compasso (Peosina mexicana), lagarta enrola-folha (Sylepta prorogata), lagarta da corindiba (Halisidota spp.) e lagarta da eritrina (Terastia meticulosalis), entre outras.

Praga instalada no interior de fruto de cacau, causando o escurecimento e apodrecimento das sementes.
As pragas também atingem o cacaueiro, ocorrendo principalmente em períodos de temperaturas elevadas e chuvas constantes.

Em se tratando das lagartas, a sua ação varia de acordo com o seu tamanho. Quando pequenas, raspam os bilros e alimentam-se de folhas tenras, enquanto já maiores perfuram os frutos grandes (podendo atingir as amêndoas) e os ramos, causando a murcha dos galhos, a redução na produção de folhas, na capacidade fotossintética e da produção em si.

Para realizar o controle das lagartas, é necessário fazer inspeções frequentes, especialmente nos períodos secos e em épocas de plantio, observar o sombreamento correto, além de promover o controle químico com a pulverização de inseticidas nas áreas infestadas, alternadamente, durante os períodos de surto.

Acesse também: Manejo integrado de pragas: o que é e como fazer

Colheita do cacau

De acordo com pesquisadores da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, o cacaueiro começa a produzir comercialmente a partir do quarto ano após o plantio, quando as mudas são produzidas por meio de sementes. No caso de enxertia de clones, que são mais precoces, a produção comercial começa no terceiro ano.

Ao entrar na fase de desenvolvimento de frutos, o cacaueiro produz o ano todo, embora os períodos de maior produção estejam concentrados em uma ou duas safras, a depender da região. No Pará, ocorre uma única safra que vai de maio a setembro, já na Bahia tem-se duas safras, a principal que vai de outubro a abril, e a temporã que ocorre de maio a setembro.

Os instrumentos necessários à colheita são: facão, podão ou tesoura de poda, coletor de frutos (bodoco) e balaio ou caixa plástica, onde os frutos serão armazenados.

Mãos manuseando tesoura de poda para a colheita de cacau. O fruto se apresenta amarelado na imagem.
Ao realizar a colheita dos frutos do cacau, é importante usar uma tesoura de poda para não danificar a planta.

Ao efetuar a colheita, use o podão ou a tesoura de poda para retirada dos frutos, cortando os talos dos frutos de cima para baixo, deixando-os no chão. O ideal é que não se utilize as mãos no arranquio, pois causa danos graves à casca do cacaueiro e a destruição da almofada floral, favorecendo o ataque de insetos e doenças, podendo levar ao comprometimento da produção dos anos seguintes.

Veja também: Seriguela: conheça essa fruta e aprenda como plantar

Separação dos frutos e beneficiamento

Após a retirada dos frutos maduros, coloque-os em um balaio ou caixa plástica, levando-os até um ponto estratégico dentro da área de produção para a separação dos maduros, sadios e sem defeitos.

Para realizar essa processo, deve ser observado o estágio de maturação do fruto. Dessa forma, observe:

  • Frutos verdes: aqueles que não iniciaram a maturação;
  • Verdoengos: iniciaram a maturação, mas não estão completamente maduros;
  • Maduros: são os que estão no ponto bom de maturação;
  • Frutos passados: com ataque de doenças e pragas ou defeitos, com amêndoas sem qualidade para o beneficiamento.

Dependendo do ponto de maturação do fruto, pode haver uma diminuição no peso das amêndoas, comprometendo a produtividade. Os frutos descartados deverão ser encaminhados à um sistema de compostagem.

Frutos de cacau com cores diversas representando diferentes pontos de maturação. Entre as cores estão verde, amarelo e vermelho.
Após a colheita, os frutos devem ser levados outro local para a separação de acordo com o seu ponto de maturação.

Após a separação dos frutos, haverá a quebra e a retirada das amêndoas que serão transportadas ao processo de fermentação, etapa em que ocorre a morte do embrião da semente e o início da formação do sabor e aroma do chocolate. Esse processo geralmente ocorre em caixas de madeira (cochos) confeccionadas com material livre de odores.

Conclusão

Portanto, neste artigo procuramos apresentar os principais detalhes sobre o cacau, desde as suas principais características até o plantio, cultivo e colheita, garantindo que essa matéria-prima chegue até o beneficiamento para a produção do tão desejado chocolate.

Nossa sugestão de leitura complementar é nosso artigo sobre as principais características e como fazer o plantio do bambu. Boa leitura!

Post Relacionado