Poll Dorset: a raça de ovinos com “a melhor carne do mundo”

Poll Dorset: a raça de ovinos com “a melhor carne do mundo”

Poll Dorset é uma raça de ovinos com fama de possuir a melhor carne de cordeiro do mundo devido à sua maciez e suculência. O Dorset original ou Dorset Horn é primitivo do condado de Dorset, que fica no sudoeste da Inglaterra, próximo ao Canal da Mancha, conhecido por não ter rodovias, sendo reconhecidamente uma área rural.

Com o crescimento da ovinocultura de cunho especializado, sem o perfil de exploração de subsistência, o melhoramento genético e os cruzamentos dirigidos têm ganhado cada vez mais adeptos, dando base para produtos completamente diferenciados em qualidade e capacidade produtiva. Exemplo disso é o Poll Dorset, resultado de anos de pesquisas e trabalhos genéticos, sendo atualmente uma das raças mais especiais de ovinos.

Mas você já conhece essa raça? Entenda mais sobre as principais características produtivas e benefícios do Poll Dorset nesse artigo. Boa letitura!

Leia também: Ovinos Dorper: conheça mais sobre essa raça

Origens e evolução do Poll Dorset

Originalmente, os ovinos Dorset eram menores, com pequenos chifres e pouca lã. Eram comuns na região Sudoeste da Inglaterra, assim como a raça Somerset, ambas com características similares, ou seja, pouco atrativas visualmente, mas com qualidade no sabor e suculência da carne já bem atraente.

Os trabalhos genéticos se iniciaram a fim de obter uma melhor linhagem Dorset, com cruzamentos diversos. Porém, foi somente após mutações dos genes que, em 1956, foi obtida a linhagem mocha com características bem similares às do conhecido atualmente como Poll Dorset.

Além disso, existe ainda outra origem que remete ao cruzamento entre raças mochas e Dorset Horn produzidas em solo australiano para atingir o fenótipo desejado. Com o tempo e seleções direcionadas para o melhoramento da espécie, o Poll Dorset surge como uma das principais opções para os produtores de carne.

Ovelha Poll Doset com seus carneiros em torno
Características corpóreas diferenciam os ovinos Poll Dorset por terem tamanho médio e corpo comprido. Ao abate, a carcaça é de alta qualidade com uma carne de baixo teor de gordura.

Características físicas da raça

O Poll Dorset é caracterizado pela robustez e, por ser uma raça compacta, tem membros bem aprumados que ajudam a suportar o peso de um corpo musculoso, largo e comprido. Suas paletas são carnudas e afastadas, e seu peito é largo e profundo.

Já a cabeça apresenta lã que encobre parte da nuca, da lateral até abaixo da mandíbula do animal, sendo seus olhos completamente livres de pelos. O pescoço tem médio comprimento e eleva a cabeça bem acima dos ombros.

O padrão racial exige alguns aspectos para considerar o animal puro, ou seja:

  • Ausência de chifres (raça mocha);
  • Cabeça com boa deposição de lã, sem nenhuma mancha mais escura;
  • Machos com pescoço largo;
  • Corpo musculoso com bom arqueamento das costelas;
  • Membros cobertos de lã, sem manchas escuras;
  • Pele rosada e suave, não muito solta;
  • Velo muito branco e denso de boa qualidade.

Ainda que o principal objetivo da criação de Poll Dorset seja a carne, a raça também apresenta um velo livre de fibras escuras, podendo chegar a até 3 kg em ovelhas.

Confira as principais características, aptidões, bem como a origem da raça Poll Dorset no infográfico abaixo:

Infográfico contendo uma lista das principais características e aptidões dos ovinos da raça Poll Dorset, além de foto e destaque para a origem da raça
Características, aptidões e origem dos ovinos Poll Dorset.

Veja também: Ovinos Santa Inês: conheça essa raça brasileira

Aspectos produtivos do Poll Dorset

Sendo considerada uma raça ótima para o desmame de cordeiros de alto peso, as fêmeas também tem boa habilidade materna e ótima produção de leite, além de alta fertilidade, com maturidade sexual precoce. De forma geral, essas características contribuem para que os filhotes cresçam rapidamente e mais fortes.

Além disso, a raça é, em geral, bastante dócil, de fácil adaptação, com exigências similares às demais, não requerendo grandes cuidados e constituindo uma ótima opção aos criadores que desejam rendimentos o ano todo.

Os machos, via de regra, têm boa conversão de peso e são uma escolha muito acertada caso opte por reprodutores Poll Dorset em cruzamentos terminais, especialmente para produção de cordeiros para abate.

Os reprodutores pesam de 100-125 kg e as matrizes adultas de 65 a 90 kg.

Ovelha Poll Dorset de perfil, com destaque para a sua lã densa e clara, e região dos olhos e focinho livres de pelos
O rendimento da lã dos ovinos Poll Dorset pode variar entre 50% a 70%.

Melhoramento genético e a contribuição da raça

Quando considerados os cruzamentos industriais que promovem a melhoria de aspectos de interesse comercial nas gerações futuras, a raça de ovinos Poll Dorset tem também a sua boa contribuição. Com seu alto potencial genético para características produtivas, como crescimento e reprodução, é a escolha certa quando o propósito é acrescentar vigor híbrido às próximas gerações.

Ainda, segundo dados publicados pela Embrapa, os genes do Poll Dorset têm efeitos importantes, sendo considerada, assim, a raça paterna de cruzamento terminal ideal. Além disso, contribuindo diretamente com esse fator, há uma melhor conformação da carcaça desses indivíduos.

Poll Dorset: a raça de ovinos que vale a pena conhecer!

Depois de discorrer acerca dos principais aspectos positivos que a raça traz consigo, você já tem motivos suficientes para incluir esses animais na sua lista de melhores ovinos para o abate, com carne de excelência.

E aí, já conhecia as peculiaridades dessa raça que tem carne tão apreciada no mundo inteiro? Confira o vídeo abaixo que separamos como destaque para o seu melhor aproveitamento do assunto:

Créditos: Tv do Berro.

Para mais conteúdos como esse, confira o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do universo agropecuário. E se você gostou de conhecer o Poll Dorset, confira também a raça de ovinos Suffolk que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro devido à sua alta capacidade de produção de carne. Boa leitura!

Post Relacionado