Ovinos Suffolk: saiba tudo sobre a raça

Ovinos Suffolk: saiba tudo sobre a raça

A raça Suffolk tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, assim como a criação de ovinos em geral. Segundo a Embrapa, o rebanho nacional de ovinos atingiu a marca de mais de 20 milhões de cabeças no ano de 2020.

Nesse contexto, é válido conhecer todos os preciosos diferenciais que fazem da raça de ovinos Suffolk um grande sucesso entre os criadores. Detalhes que vão desde a sua rusticidade até a sua alta capacidade de produção de carne com certeza geram impacto positivo no mercado.

Mas o que caracteriza a raça Suffolk? Quais as origens e os diferenciais de aptidão que conquistaram o mercado? Confira essas e todas as demais informações sobre a raça Suffolk nesse artigo. Boa leitura!

Origem da raça Suffolk

Datada de 1776, a raça teve origem na região inglesa Suffolk e é resultado do cruzamento entre carneiros Southdown e ovelhas Norfolk. Desde o início o cruzamento industrial tem o intuito de proporcionar benefícios à atividade a fim de obter carcaças melhores e resultados cada vez mais lapidados.

Contudo, em terras brasileiras – mais precisamente no Rio Grande do Sul – a introdução do Suffolk ocorreu de forma tardia, o que não impediu a rápida propagação motivada por intensos trabalhos de melhoramento genético.

Sendo assim, na década de 80 a produção se expandiu, e hoje os ovinos Suffolk estão em todas as regiões do país, sem maiores dificuldades.

Rebanho de ovinos Suffolk a campo. Os animais apresentam pelagem clara e cara negra
O ovino Suffolk é um animal único, com ótimo rendimento, carne saborosa e adaptabilidade, podendo ser encontrado em todas as regiões brasileiras.

Leia também: Ovinocultura de corte: 10 dicas para iniciar na atividade

Principais características dos ovinos Suffolk

O padrão racial é exigente e conta com pontos bem evidentes de diferenciação com relação a outras raças ovinas, por exemplo:

  • São destacadamente maiores;
  • Apresentam cabeças e membros de coloração preta;
  • São animais musculosos e robustos;
  • Sem cornos, sendo inclusive esse um detalhe eliminatório;
  • Possuem excelentes qualidades maternais;
  • Têm cascos duros e resistentes;
  • Lã resistente, própria à fabricação têxtil;
  • Dimensões pélvicas ideais para a parição.

Outro aspecto interessante, além dos membros de tamanho proporcional, é a estrutura musculosa, com costelas que detém grande deposição de carne e um quadril largo, excelente para a produção de carne.

Sua cara negra destaca o diferencial facilmente identificável da raça, inclusive as crias ou borregos(as) têm a pelagem completamente negra ao nascimento, ganhando a tonalidade mais clara com o passar do tempo.

Ainda a respeito dos borregos, há maior massa muscular, o que diferencia o rendimento de carcaça, com a vantagem ainda de apresentar baixo teor de gordura.

Infográfico com as principais características dos ovinos da raça Suffolk listadas e ao lado uma foto de um animal da raça
Principais características dos ovinos Suffolk.

Aspectos que ganharam o mercado

Devido a sua rusticidade e baixas exigências, o Suffolk pode ser encontrado tanto na Europa como em vários locais da América e até da Oceania.

Esses ovinos têm alta capacidade adaptativa e rusticidade, com bons índices zootécnicos, inclusive em áreas mais desafiadoras. Muito embora a maior concentração produtiva esteja no Sul e Sudeste do Brasil, não existem grandes dificuldades para se manter a criação em outros locais.

Outro fato interessante é a cabeça estreita dos animais da raça, que gera partos fáceis aliados a bons picos de nascimento e boa habilidade materna. Vale a pena ressaltar ainda que o ganho de peso do Suffolk atinge médias diárias de cerca de 400 gramas até os 70 dias de vida.

Ganho de peso surpreende entre os ovinos

O fato dos ovinos Suffolk, quando comparado às demais raças, apresentarem carcaça de maior altura e volume e com boa proporção dos cortes principais para o mercado, salta aos olhos dos criadores.

O rendimento de carcaça fica entre 45% e 65%, em geral. Outro aspecto diferenciado é a capa de gordura que, para os Suffolk, é bem distribuída de forma homogênea, apresentando também maior rendimento de carne em relação aos ossos, já que estes não são tão proeminentes.

Os machos conseguem alcançar e ultrapassar a marca de 180 kg, enquanto as fêmeas ficam no patamar de 90 kg.

Incrementos reprodutivos e genéticos

Os ovinos Suffolk vêm de uma linhagem historicamente baseada no melhoramento genético, o que direciona os cruzamentos para o alcance de maiores índices produtivos e zootécnicos de interesse comercial.

As décadas de melhoramento concentraram, por exemplo, os partos das fêmeas em épocas mais favoráveis, muito embora continuem se tratando de animais com fotoperiodismo.

Matriz e filhote da raça Suffolk. Fêmea com cara negra e corpo claro e borrego com pelagem branca começando a aparecer
Uma boa matriz para a composição do rebanho parte de um investimento de aproximadamente 5 mil reais.

Nesse mesmo aspecto, as fêmeas têm reconhecidamente um bom índice de natalidade, com até 1,6 partos ao ano, o que requer atenção e cuidados especiais com a manutenção da condição corpórea das mesmas.

Veja também: Ovinos Dorper: conheça mais sobre essa raça

Ovinos Suffolk: o crescimento da raça não é a toa!

Prova do seu alto desempenho, especialmente no ganho de peso dos borregos, os animais da raça Suffolk conquistaram 11 das 14 edições do Campeonato Cordeiro Paulista, promovido anualmente pela Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO). Nos outros 3 anos, a raça ocupou o lugar de vice-campeã.

Assim, com esse ganho atraente para os criadores, carne de alta aceitação em termos de sabores, além de rendimento interessante em nível industrial, nada mais natural do que a alta aceitação dos ovinos Suffolk.

Confira o vídeo abaixo que complementa o conteúdo do artigo e evidencia as vantagens de criação da raça:

Fonte: Vale Agrícola.

Nosso texto termina aqui, mas se você gostou de conhecer a raça Suffolk, não deixe de conferir o nosso artigo sobre os ovinos Santa Inês. Boa leitura!

Post Relacionado