Ovinos Dorper: conheça mais sobre essa raça

Ovinos Dorper: conheça mais sobre essa raça

Você já pensou, em algum momento, em investir na criação da raça de ovinos Dorper?

As vantagens de manter uma criação de Dorper são enormes e bastante atraentes, como a fácil adaptação aos mais diferentes climas e a não produção de lã, o que descarta a necessidade de tosa.

Mesmo sendo poucos os dados produtivos dos ovinos Dorper no Brasil, para você ter uma ideia, segundo dados da Embrapa, estima-se que na África, a fertilidade de parto beira os 90%, com ganho de peso diário em torno de 250 g, o que é excelente e explica o alto interesse pela raça.

Sendo assim, neste artigo falaremos um pouco mais sobre as características desta raça que, acredite, vale a pena conhecer. Ficou interessado? Então vem comigo na leitura até a última linha!

O surgimento das ovelhas Dorper

A raça de ovinos Dorper é bastante conhecida e, apesar de ter grande parte do rebanho na África, atualmente já está difundida no mundo todo. Isso se deve a sua altíssima capacidade de adaptação e sobrevivência.

O raça foi originalmente criada nas regiões mais áridas da África do Sul, em meados da década de 30. A primeira exportação desses animais foi para a Austrália, muitas décadas mais tarde, já nos anos 90.

Os ovinos Dorper são, basicamente, a junção de carneiros Dorset e de ovelhas persas Blackhead. O resultado deste cruzamento? A concentração do melhor das duas raças em um único animal.

Nesse contexto, pode ser interessante saber que existem também cruzamentos que originam animais completamente brancos: os White Dorper. Inicialmente chamados de “Dorsian”, os Dorper de cabeça branca se originam do cruzamento entre Dorset Horn x Van Rooy.

Rebanho de ovinos Dorper e White Dorper no deserto da África
Devido ao cruzamento entre as raças Dorset e Blackhead, ovinos Dorper têm caracteristicamente a cabeça preta e o corpo claro, com pouca deposição de lã, com exceção da variante White Dorper, que apresenta cabeça branca.

Leia também: Ovinos Santa Inês: conheça essa raça brasileira.

Quais são as principais características dos ovinos Dorper?

Os ovinos Dorper e White Dorper são férteis, precoces, com bom ganho de peso e velocidade de terminação adequadas. Sobretudo, entre as características mais comuns, destacamos:

  • Excelente adaptabilidade e rusticidade;
  • Robustez;
  • Altas taxas de fertilidade na reprodução;
  • Altas taxas de crescimento, mesmo com baixa oferta nutritiva;
  • Excelente massa muscular e baixo teor de gordura;
  • Pele capaz de garantir proteção climática;
  • Produção de leite satisfatória e de boa qualidade;
  • Baixa necessidade de manutenção, já que a não precisa de tosa.

Características físicas

As ovelhas e carneiros apresentam forma de barril, com pelos pretos somente na cabeça, e predominantemente branco no corpo todo, além de curtos e opacos. Nos White Dorper, predomina a cor branca, da cabeça aos membros.

A cobertura de pelos é leve, curta e solta de lã, especialmente na parte dianteira. Por perderem sua lã de forma involuntária, sempre nos meses mais quentes do ano, os Dorper não exigem tosa ou cuidados redobrados contra moscas, por exemplo. Sua camada de gordura corporal é fina e bem distribuída. Os White Dorper, por sua vez, são mais compridos e têm maior distribuição de gordura pelo corpo.

Todos os detalhes que destacamos são facilmente notados assim que batemos os olhos em um animal da raça.

Exemplar de ovino da raça Dorper
De pelos curtos e baixa presença de lã, os ovinos Dorper apresentam baixas exigências de manutenção.

Dorper e a economia

Pensando na lida diária da prática, a criação da raça de ovinos Dorper não é complexa ou de alto valor financeiro, pelo contrário, exige baixa manutenção e praticamente todos os cuidados de manejo são simples e fáceis.

Logo, podemos dizer que essa é também uma raça bastante econômica, já que outra característica marcante dela é a grande resistência aos parasitas e doenças, o que reduz a necessidade de altos investimentos, ou gastos com tratamentos caros e contínuos. Lembrando que esses detalhes não excluem a necessidade de acompanhamento técnico por parte de um médico veterinário.

Ademais, o fator reprodução impacta diretamente no giro econômico da criação. As ovelhas Dorper são extremamente férteis, com intervalos de parto que chegam a apenas oito meses. Sua porcentagem de parição, desta maneira, é superior a 150% (aproximadamente, 2,25 cordeiros a cada ano).

Portanto, esse é um ponto bastante vantajoso, principalmente para pequenos produtores, que conseguem gerar um número maior de animais para venda e para reprodução, aumentando assim seu lucro anual.

Ovelhas Dorper em condições de seca
Devido as origens, os ovinos da raça Dorper se adaptam muito bem em regiões que exigem rusticidade.

Veja também: Ovinocultura: como criar ovelhas com sucesso!

O que mais os ovinos Dorper podem oferecer?

Outro ponto importante da raça é a sua habilidade materna. Isso porque as ovelhas Dorper são consideradas excelentes mães, além de muito protetoras com os seus filhotes.

Apesar de partos múltiplos não serem raros, ou seja, o nascimento de dois e até três filhotes ao mesmo tempo, as fêmeas são capazes de gerenciar muito bem seu tempo, cuidando de cada um com o máximo de atenção, o que gera altas taxas de sobrevivência nas crias.

A quantidade de leite produzida é suficiente, o que auxilia na manutenção dos cordeiros e no crescimento inicial. Quanto ao pastoreio, os cordeiros tendem a começar a pastar bem precocemente, sempre acompanhados da mãe.

Ainda é uma raça muito frequente nos cruzamentos dirigidos, uma vez que apresentam grande capacidade de imprimir as características de maior interesse: habilidade materna e bom rendimento de carne ao abate.

Pastejo de ovelhas e cordeiros da raça Dorper
Matrizes de ovelhas Dorper têm boa habilidade materna e acompanham as crias quando passam ao pastejo.

Existe alguma desvantagem na criação de ovinos Dorper?

Afinal de contas, nem tudo são flores, não é mesmo? Apesar das inúmeras vantagens que a criação da raça de ovinos Dorper apresenta, destacamos pontos que podem ser vistos como desvantagens:

  • A qualidade de sua lã

Embora algumas raças de ovelhas sejam altamente valorizadas por conta de sua lã, essa não é uma característica típica das Dorper. Seu pelo, aliás, não pode ser fiado.

  • Mercado consumidor de produtos de origem ovina

Apesar da carne ovina ser altamente recomendada e bastante saborosa, ainda não é largamente comercializada e procurada nas prateleiras do supermercado.

Isso pode contribuir de forma negativa, pois apesar de haver uma boa produção, ainda não existem estudos suficientes que determinem a preferência do consumidor, muitas vezes sendo insuficientes as redes de escoamento da produção.

Portanto, trabalhar a rede de mercados que recebe o seu produto, fruto da sua criação de ovinos Dorper, é um ponto vital da cadeia produtiva.

Carne de cordeiro
Apesar da alta qualidade que a carne da raça, o mercado precisa ser melhor trabalhado, para que a produção e o consumo andem de mãos dadas.

  • Ciclos Reprodutivos

Apesar da reprodução destes animais ser contínua, é preciso ficar de olho, pois eles podem adaptar seus ciclos de acordo com as condições climáticas e de vida.

Quando a região onde são criados é mais quente e com maior disponibilidade de alimentos (de qualidade), a diferença entre uma gestação e outra tende a ser mais curta, por exemplo.

Enfim, esses são apenas alguns pontos em meio a uma gama de vantagens valiosas apresentadas nas criações de ovinos Dorper. Assim, se você pretende criá-las para a comercialização de carne, ou mesmo ter alguns exemplares na sua fazenda, pode ser uma excelente ideia!

Se deseja encontrar animais para compra, fique a vontade também para navegar pelo site MF Rural, na categoria Ovinos. Além disso, aproveite e acesse também o nosso post com dicas para selecionar ovinos com sucesso. Boa leitura!

Post Relacionado