Tipos de palmeiras: conheça mais para escolher melhor

Tipos de palmeiras: conheça mais para escolher melhor

Você já parou para reparar os diferentes tipos de palmeiras que existem por aí?

A palmeira é um tipo de planta reconhecida por apresentar um tronco geralmente lenhoso, chamado de estipe, e folhas laminadas, além de não possuir galhos.

Embora não haja consenso, estima-se que existem mais de 2600 espécies de palmeiras, distribuídas em mais de 200 gêneros, pertencentes à família Arecaceae.

No Brasil, são cerca de 250 espécies, de 40 gêneros. Mais da metade desses tipos de palmeiras ocorrem na Amazônia e o restante distribui-se por todo o país.

As palmeiras são plantas tropicais provenientes principalmente da América do Sul, África, e sul da Ásia. Se adaptam a condições de clima semidesértico, temperado e principalmente equatorial quente e úmido.

Também são adaptáveis a diferentes tipos de solo, sejam eles ácidos, pobres em nutrientes, ou encharcados. Tem espécie até que resiste a fogo moderado e coloniza antigas formações florestais desmatadas.

Sendo assim, as palmeiras são consideradas de grande importância para o ser humano. Além de fornecerem alimentos, óleos para diversos fins, material para construção civil e artesanato, são utilizadas para recuperação de ambientes degradados, e é claro, no paisagismo.

Com essa grande quantidade de espécies para diferentes fins, é normal precisar de uma ajudinha para decidir qual plantar. Por isso, neste artigo, vamos te apresentar listas de tipos de palmeiras mais utilizadas no paisagismo e para produção comercial. Confira!

Tipos de palmeiras para paisagismo

A palmeira é um tipo de planta muito requisitada para ornamentação e fácil de encontrar em todo o país. Possivelmente você já viu muitas palmeiras em projetos de jardinagem, entradas de casas e decorações de escritórios.

Diferentes tipos de palmeiras usadas em paisagismo
Diferentes tipos de palmeiras podem ser usadas em projetos de paisagismo: grandes, pequenas, com folhagens em leque ou pinadas. Tem para todos os gostos!

Mas, você sabe quais são os tipos de palmeiras e as diferenças entre elas? Algumas palmeiras podem chegar a ter 40 metros de altura, outras desenvolvem vários perfilhos. Ter esse tipo de informação antes de escolher a espécie evita transtornos no futuro.

Por isso, fizemos uma lista com 19 tipos de palmeiras que podem ser utilizadas em projetos paisagísticos. Veja a seguir:

Palmeira Areca

Esse é o tipo de palmeira mais popular no Brasil. A Dypsis lutescens, que atende também por areca-bambu é oriunda de Madagascar e pode ultrapassar os 10 metros de altura.

Com crescimento na forma de touceira, apresenta vários estipes marcados por anéis, folhagem pinada e ráquis amarela. Se cultivada a sol pleno tende a ficar com as folhas amareladas também.

Palmeiras do tipo areca-bambu plantadas em vasos em cima de um gramado
Essa espécie é bastante usada em vasos e em jardins há muitos anos. É barata, por isso bem difundida.

Palmeira Árvore-do-viajante

Também conhecida como árvore-dos-viajantes ou palmeira-dos-viajantes, a Ravenala madagascariensis, como o próprio nome diz, é originária de Madagascar, gosta de sol pleno, se adapta a climas tropicais e subtropicais.

Ela tem porte arbóreo e pode atingir cerca de 10 metros de altura. Possui folhas grandes, sustentadas por longos pecíolos dispostos em leques. Quando eles caem, deixam marcas no caule da planta, que fica semelhante a uma palmeira.

Árvore do viajante no destaque com céu parcialmente nublado e folhagens de outras plantas
A Árvore-do-viajante tem esse nome pois acumula água da chuva entre os pecíolos, servindo para matar a sede de viajantes.

Isso mesmo, semelhante, pois, na realidade, embora seja parecida e confundida com uma palmeira, ela pertence à família das estrelítzias, como a planta ave-do-paraíso, comumente usada em jardins.

Aliás, se você quer conhecer outras plantas que não sejam palmeiras, acesse nosso post sobre plantas para jardim.

Palmeira Azul

Proveniente de Madagascar, a Bismarckia nobilis é uma planta super decorativa. Ela pode atingir cerca de 12 metros de altura e seu grande diferencial são suas folhas palmadas verde-azuladas, rígidas, que podem chegar a medir 3 metros de diâmetro!

Palmeira azul com sua grande folhagem em um gramado de jardim externo
A germinação das sementes da Bismarckia nobilis – única espécie de seu gênero – pode demorar meses.

Apresenta estipe único e robusto e produz frutos que ficam pretos quando maduros. Ideal para lugares abertos e amplos para que possa mostrar todo seu potencial ornamental. Se interessou? Veja anúncios em diferentes cidades!

Palmeira Cica

Chamada também de palmeira-sagu, ou sagu-de-jardim, a Cycas revoluta é de origem asiática, mais especificamente do Japão e Indonésia. Pode ser cultivada tanto em sol pleno e como em meia sombra.

Essa espécie é arbustiva e alcança até 2 metros. Como apresenta crescimento lento, é muito valorizada no mercado de paisagismo.

Além disso, é considerada uma das plantas mais antigas do mundo.
Possui folhas longas, rígidas e brilhantes. O tronco pode ser lenhoso a semi-lenhoso, com e sem ramificações. Também pode ser plantada em vasos.

Palmeira Cica plantada em um gramado
Apesar de ser conhecida como Palmeira Cica, essa espécie não é tecnicamente uma palmeira, pois não faz parte da família Arecaceae, e sim da Cycadaceae.

Palmeira-de-manila

Se você está buscando um tipo de palmeira de porte um pouco mais moderado, a Veitchia merrillii é uma ótima opção. Essa espécie filipina possui de 4 a 8 metros de altura. Se adapta a sol pleno ou meia sombra.

Além disso, ela tem uma copa compacta verde escura, constituída por folhas pinadas levemente arqueadas. Começa a florescer ainda jovem, com cerca de 2 anos, e seus frutos ficam vermelhos durante a maturação, deixando a planta ainda mais bonita.

Palmeira de manila com frutificação vermelha e céu ao fundo
Frutificação da Palmeira-de-Manila, também conhecida como Palma de Natal.

Palmeira Fênix

Existem cerca de 20 espécies do gênero Phoenix, que dá nome a este tipo de palmeira, entretanto, a Phoenix roebelenii é a mais difundida no país. É proveniente da Índia e Vietnã.

É uma planta perene, de crescimento lento, que pode alcançar 4 metros. Tem folhagem pinada, verde escura brilhante, com folíolos bem finos e apresenta espinhos grandes próximos ao caule. Possui inflorescência amarela e frutos roxos.

Palmeira fênix vista debaixo, com céu azul e outras árvores ao fundo
A Palmeira Fênix é bem adaptada a regiões litorâneas, além de poder ser cultivada no sol ou em meia sombra.

Palmeira Garrafa

Também chamada de Mascarena por ser originária das Ilhas Mascarenhas, a Hyophorbe lagenicaulis chama atenção pelo seu estipe em forma de garrafa.

Este tipo exótico de palmeira cresce lentamente e atinge cerca de 5 metros de altura. Possui folhas pinadas, em pequena quantidade. É muito utilizada em jardins residenciais, gosta de sol pleno, regiões litorâneas e suporta geadas fracas. Se quiser adquirir um exemplar, é só entrar no nosso site.

Palmeiras do tipo garrafa enfileiradas em um jardim externo
Essa espécie de palmeira é uma das menores de seu gênero e suas folhas apresentam coloração avermelhada quando jovens.

Palmeira Imperial

Dentre os tipos de palmeiras, a mais majestosa é a imperial, podendo medir cerca de 40 metros. De origem venezuelana, o estipe da Roystonea oleracea é liso, suas folhas são pinadas e podem chegar a 4 metros de comprimento.

Apropriada somente para locais espaçosos, essa palmeira imponente é amplamente utilizada em avenidas, fazendas, praças e jardins como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Fileiras de Palmeiras Imperiais com céu azul ao fundo
A Palmeira Imperial gosta de sol pleno, vai bem em regiões litorâneas e suporta o frio. Além disso, seu palmito é comestível e seus frutos são roxos e alongados.

Palmeira Leque-da-China

Conhecida também como falsa-latânia, a Livistona chinensis, como o nome sugere, é de origem asiática, mais especificamente da China, Japão, Taiwan e ilhas Ryukyu.

Altamente adaptável, aceita cultivo à sol pleno, meia sombra e ambientes internos. Sua folhagem é numerosa e em formato de leque. Pode atingir de 5 a 15 metros de altura e ser plantada em vasos.

Palmeira leque da china de porte médio com folhagem volumosa quase encostando o chão
A Livistona chinensis é a palmeira com folhagem em leque mais utilizada no Brasil.

Palmeira Licuala

Quer plantar algum tipo de palmeira no seu jardim, mas não bate sol nele? A Licuala grandis é para você! Essa espécie oriunda das ilhas Nova Britânia e Salomon gosta de uma sombrinha, mas ainda é de clima tropical, não tolerando muito frio.

Também de porte menor, fica entre 3 e 4 metros de altura. Seu grande diferencial é sua folhagem plissada e grandiosa, contrastante com seu caule fino, além de possuir uma coloração verde-esmeralda linda. Ademais, pode ser cultivada em vasos.

Plantas de palmeira licuala enfileiradas em um jardim
A Licuala é comumente utilizada em vãos de interior e, quando adulta, apresenta uma bela frutificação vermelha.

Palmeira Rabo-de-peixe

Também encontrada como palmeira toddy, a Caryota urens é uma planta que gosta de sol pleno, porém resiste à meia sombra enquanto jovem. Apresenta crescimento rápido, podendo atingir até 20 metros de altura. É originária da Índia e Malásia, tem a seiva rica em açúcar e vive cerca de 30 anos.

Caracteriza-se por seu estipe (tronco) robusto marcado por anéis brilhantes provocados pelo desprendimento de folhas velhas. Tem folhagem grande com pinas recortadas nas extremidades, lembrando um rabo de peixe.

Detalhe da folhagem verde escura da palmeira rabo de peixe
Detalhe da folhagem da Palmeira Rabo-de-peixe que justifica o seu nome. Esse tipo de palmeira é muito utilizada em jardins e espaços públicos.

Palmeira Rabo-de-raposa

Essa espécie australiana chamada Wodyetia bifurcata é um tipo de palmeira elegante, com caule afunilado e folhagem que lembra um rabo de raposa, podendo chegar a 12 metros de altura.

Ela é a palmeira perfeita para quem não quer errar: tem crescimento rápido, se adapta ao sol, calor, frio, vento e até maresia. Acesse nosso site para adquirir a sua!

Folhagens de palmeiras Rabo de raposa com céu azul ao fundo
Apesar de seu alto valor comercial, a popularidade dessa espécie, que é a única representante do seu gênero, vem aumentando.

Palmeira Ráfia

Palmeira de alto valor ornamental, a Rhapis excelsa, também popularmente chamada de palmeira rafis, é proveniente do sul da China, e é adequada para quem procura uma palmeira de porte pequeno, pois atinge no máximo 2,5 metros de altura.

Tem estipes múltiplos, recobertos por uma fibra escura e folhagem em leque recortada, rígida e plissada. Cresce bem tanto em sol pleno quanto meia sombra.

Conjunto de Palmeiras Ráfia sendo usadas em paisagismo
Crescer bem em ambientes de baixa luminosidade, juntamente com seu porte, faz com que a Palmeira Ráfia seja a mais cultivada em ambientes internos.

Palmeira Real

A mais utilizada em jardins dentre os tipos de palmeiras, devido ao seu rápido crescimento. Espécie australiana encontrada também como Seafórtia, a Archontophoenix cunninghamiana pode conquistar até 15 metros de altura.

Possui estipe único, anelado e esbelto, com palmito espesso que pode chegar a medir 8 metros. Com folhagem pinada e arqueada, a palmeira real chama atenção também por sua inflorescência vistosa em cachos brancos ou roxos. Já os frutos são pequenos e vermelhos.

Palmeias do tipo Real com inflorescência e frutos.
A Palmeira Real cresce bem tanto a sol pleno como meia sombra. Quando adulta, realizar seu transplante pode ser bem difícil.

Palmeira Sabal-da-Flórida

Está procurando por um tipo de palmeira mais exuberante? A Sabal palmetto tem como marca seu tronco com aspecto trançado por conta das partes remanescentes das folhas que caíram, além de uma folhagem grande e em leque.

De origem Cubana e Jamaicana, essa espécie chega a atingir a 20 metros de altura. Aceita cultivo em sol pleno e meia sombra, porém necessita de um bom espaço para que possa estender suas folhas.

Palmeira Sabal da flórida com estipe trançado e folhas volumosas, céu azul com nuvens ao fundo
A Sabal palmetto tolera crescer em solos inundados e salinos.

Palmeira-solitária

A Ptychosperma elegans também atende pelos nomes de palmeira elegante, palmeira fina e palmeira formosa. Com essa nomenclatura, já dá para imaginar o porquê de se adequar ao paisagismo, não é?

Essa palmeira originária da Austrália possui tronco simples, e pode medir de 7 a 10 metros de altura. Suas folhas pinadas, arqueadas e voltadas para cima compõem uma copa em formato de taça.

Além disso, apesar de preferir um clima quente, é capaz de tolerar geadas e também pode crescer em regiões litorâneas.

Palmeira solitária com palmito e folhagens verde-claro e céu azul com nuvem ao fundo
Cada vez mais empregada no paisagismo, essa palmeira pode ser plantada em vasos quando jovem.

Palmeira Tamareira-das-canárias

Esse tipo de palmeira proveniente das Ilhas Canárias necessita de sol e calor para se desenvolver plenamente. É robusta, apresenta caule espesso e folhas longas, pinadas, de coloração verde escura.

Indicada para locais mais espaçosos, a Phoenix canariensis é uma planta rústica e que chama atenção pelo seu porte volumoso. Pode atingir 20 metros de altura. Possui frutos decorativos dourados.

Palmeira tamareira das canárias em um gramado com o mar e o céu azul ao fundo
Este tipo de palmeira é o mais utilizado em paisagismo no mundo todo e pode ser transplantada com facilidade.

Palmeira Triangular

Responsável por causar um grande impacto visual, a Dypsis decaryi é uma palmeira típica de Madagascar, rústica e de crescimento lento. Apresenta porte pequeno a médio, atingindo até 6 metros de altura.

Planta de sol pleno e solo bem drenado, a palmeira triangular tem esse nome por conta do aspecto formado pelas suas folhas, que crescem em três direções equidistantes.

Palmeira triangular em destaque, ao lado de mais plantas, com céu azul
A palmeira triangular ficou mais popular nos últimos anos e é amplamente utilizada em jardins.

Palmeira Washingtonia-de-saia

Esse tipo de palmeira oriunda dos Estados Unidos pode ser chamada também de palmeira-de-saia ou palmeira-de-saia-da-califórnia. Seu nome científico é Washingtonia filifera.

Tem folhas grandes em formato de leque, que constituem uma copa aberta. Seu caule é espesso e fica revestido por pedaços das folhas que já caíram, formando um desenho cruzado, o que a torna bastante ornamental. Pode chegar a medir de 10 a 15 metros.

Apesar de preferir sol pleno, se adapta bem a locais de clima ameno e até suporta temperaturas mais baixas. Também pode ser plantada em vasos enquanto jovem. Acesse nosso site para comprar a sua!

Palmeira Washingtonia de saia com seu estipe marcado e grandes folhas em leque
Essa palmeira norte-americana impressiona tanto pelas suas folhas grandiosas quanto pelo seu estipe trabalhado.

Tipos de palmeiras para plantio comercial

A família das palmeiras, Arecaceae, é considerada a terceira família botânica mais importante para os seres humanos, pois serve de fonte de alimentos, madeira, energia, fibras, óleos, entre outros subprodutos, além de contribuir para o equilíbrio de ecossistemas.

Estima-se que pelo menos 20 espécies sejam economicamente viáveis ao agronegócio de palmitos, frutos e óleos, seja para consumo humano ou como matéria-prima para produção de biodiesel.

Aqui, vamos te apresentar uma lista com 6 tipos de palmeiras que apresentam potencial econômico. Descubra abaixo:

Açaí

O açaí mais comum pertence à espécie Euterpe oleracea, possui estipes (troncos) múltiplos, podendo chegar a 45, formando uma touceira densa. É de porte grande, atingindo até 20 metros.

Pode ser explorado através do palmito, frutos e até para celulose e as chamadas biojóias. Além disso, também é usado no paisagismo devido ao volume de suas folhas.

Frutificação do açaí
Os frutos do açaí podem ser usados para produção de polpa, sorvete, geleia, vinho e até corante.

É perene e pode se reproduzir via sementes ou pela divisão de touceira (perfilhos). Sua fase reprodutiva se inicia cerca de 4 anos após a germinação e então, apresenta floração e frutificação contínuas.

Esse tipo de palmeira distribui-se naturalmente por áreas de várzea e igapó, formando concentrações densas. No entanto, também pode ser cultivada em terra firme, desde que haja bom índice pluviométrico.

Butiá

O butiá, também conhecido como coquinho-azedo, ou ainda guariroba-do-campo, é um tipo de palmeira usada para fins ornamentais e também para produção de frutos.

A Butia capitata, uma das espécies mais comuns desse gênero, é originária do Cerrado, tem caule único, robusto, que atinge até 6 metros, e folhas grandes e arqueadas.

Seus frutos amarelos e fibrosos apresentam uma variedade de usos em sucos, geleias, cachaças, licores, além de ser rico em carotenóides, potássio e ferro.

Frutificação do butiá
Os frutos do butiá podem variar entre doce, amargo, suave e ácido. Dentro do caroço existe uma castanha que também é comestível.

É uma planta de crescimento lento, porém rústica, e pode ser cultivada no país todo, em sol pleno ou meia sombra, além de suportar bem frio e geada. Entretanto, a primeira produção de frutos pode demorar até 15 anos. Por outro lado, pode produzir por centenas de anos.

Coco-da-baía

O coqueiro (Cocos nucifera) talvez seja uma das palmeiras mais conhecidas pelos brasileiros. Chegou no Brasil pela Bahia, trazida de Cabo Verde, mas acredita-se que seu centro de origem seja o sudeste asiático.

Essa planta que atinge até 20 metros de altura pode servir para fins de ornamentação ou exploração econômica. Seus frutos permitem a comercialização da água, da polpa e até da casca e fibras, através de artesanatos, por exemplo.

Coqueiros com frutos
A maior parte da produção de coco é consumida na forma de água de coco in natura ou em embalagem longa vida.

O coqueiro apresenta crescimento vegetativo, florescimento e produção de frutos durante todo o ano. Ademais, se adapta bem a climas tropicais, solos salinos e prefere solo do tipo argiloso, porém é importante ter uma profundidade mínima de 1 metro.

As mudas de coqueiro advindas de sementes podem demorar até 10 anos para iniciar a produção de frutos. Por isso, existem alternativas de variedades anãs, que iniciam a frutificação mais cedo.

Inajá

A inajá (Atallea maripa) é um tipo de palmeira oleaginosa encontrada na região Norte do país, que apresenta potencial como matéria-prima para produção de biocombustível.

Essa planta, que atinge até 20 metros de altura, é capaz de crescer em solos pobres, resistir ao fogo, além de ser apta para cultivo em alta densidade por área, o que torna possível alcançar uma produtividade de 4 mil litros de óleo por hectare anualmente.

Frutos do inajá
Cada fruto do inajá contém de 2 a 3 sementes. A polpa é usada em alimentos e o endocarpo é queimado para extração de sal vegetal.

Tendo isso em vista, é uma ótima alternativa de produção para agricultura familiar pois possibilita a geração de energia e renda. Além disso, seu óleo também serve à indústria alimentícia e de cosméticos, fora a comercialização do palmito.

Macaúba

A macaúba (Acrocomia aculeata), conhecida também como bocaiúva, ou coco-de-espinho, é um tipo de palmeira amplamente distribuída no território brasileiro.

Capaz de chegar a uma altura de 25 metros, essa planta apresenta flores e frutos em cachos que podem pesar até 60 kg. Ela começa a dar frutos até os 5 anos de idade e eles são matéria-prima para diversos tipos de produtos.

Detalhe da frutificação da palmeira macaúba
AS folhas da macaúba apresentam longos espinhos bem pontiagudos.

A macaúba tem dois tipos de óleo: da polpa, usado na produção de biodiesel, e da amêndoa, aproveitado na fabricação de cosméticos.

Pupunha

Por último, mas não menos importante, vamos falar um pouco sobre a pupunha. A Bactris gasipaes é um tipo de palmeira proveniente da região amazônica que apresenta uma grande vantagem: começa a produzir palmito apenas 18 meses depois do plantio.

Além disso, é uma planta rústica, apresenta ótimo vigor e produtividade, uma vez que se desenvolve em forma de touceira, com grande número de perfilhos, que continuam a brotar por pelo menos 10 anos.

Palmeira pupunha com frutos vermelhos
A pupunha era um dos alimentos favoritos dos Incas. Também produz madeira de ótima qualidade, densidade e rigidez.

Outro benefício dessa espécie é que o palmito demora a escurecer após o corte, o que possibilita a sua comercialização in natura, agregando maior valor ao produto.

Graças a estudos de zoneamento agrícola, essa espécie tem se mostrado uma alternativa de produção também em outras regiões, como Santa Catarina, leste do Paraná, e São Paulo. Regiões quentes e sem déficit hídrico apresentam potencial para cultivo da pupunha.

Ademais, esse tipo de palmeira que alcança até 25 metros oferece outros produtos advindos de seus frutos, folhas e estipe.

E então, ficou com vontade de plantar alguma palmeira? Encontre mudas ou plantas adultas aqui.

Post Relacionado