Passiflora: a flor da paixão que acalma

Passiflora: a flor da paixão que acalma

A passiflora (Passiflora spp), também conhecida como flor-da-paixão, é um gênero botânico da família Passifloraceae que possui cerca de 500 espécies de plantas, flores e frutos diferentes, sendo o maracujá o mais conhecido no Brasil.

Passiflora como remédio

Muito famosa por ser calmante, a flor de passiflora possui como benefícios a diminuição da insônia e da ansiedade, a redução da probabilidade de inflamações, um controle maior sobre a pressão arterial, dentre outros.

As suas variadas folhas, flores e caules podem ser utilizadas na forma de chás, na retirada de extrato da planta, tintura, dentre as preparações homeopáticas e em comprimidos ou cápsulas.

O MF Magazine também possui posts a respeito de plantas medicinais, temas sobre a agricultura e do mundo do agronegócio. Confira!

Benefícios da passiflora

Como os benefícios da passiflora são muitos, listamos para você os 5 principais. Acompanhe:

1. Reduz a ansiedade

A passiflora pode ajudar na redução da ansiedade, pois estimula a liberação de hormônios que estão relacionados com o relaxamento e o bem-estar do nosso organismo. Dessa forma, por ser um componente natural, a passiflora auxilia no controle da ansiedade e não gera efeitos colaterais, diferente de alguns medicamentos sintéticos farmacológicos.

2. Diminui a insônia

Da mesma forma como reduz a ansiedade, o uso da passiflora auxilia na diminuição da insônia, proporcionando um sono de melhor qualidade. Isso ocorre devido ao mesmo efeito calmante da planta que ajuda na diminuição da ansiedade.

A ansiedade normalmente é um dos fatores que interferem no sono. Portanto, quando regulada, a insônia também tende a diminuir.

For de passiflora no pé
A passiflora é uma planta que vem da família do maracujá e tem muitas propriedades terapêuticas.

3. Regula o humor

Outro benefício importante da passiflora é a melhora no humor devido ao seu efeito calmante e relaxante.

A sensação de bem-estar é fundamental para a prevenção de doenças como a depressão. A passiflora, dessa forma, executa uma importante ação antidepressiva natural no organismo.

4. Auxilia no controle da pressão arterial

A passiflora possui substâncias em sua composição que aumentam a produção de enzimas antioxidantes no organismo, promovendo assim em uma redução de lipídios oxidados que provocam o aumento da pressão arterial.

No vídeo abaixoreceita de um chá para ter um sono tranquilo e reparador que tem como um dos ingredientes a passiflora:

Fonte: Diário de Família.

5. Reduz risco de infecções e inflamações

A passiflora possui uma importante ação antibacteriana, auxiliando assim na redução de diversas infecções. Além disso, possui alto nível de compostos fenólicos, que apresentam atuação importante na atividade antioxidante do organismo, reduzindo assim, inflamações causadas por algumas doenças.

Por fim, a planta é uma ótima opção natural para quem busca bem-estar e qualidade de vida.

Como citamos acima, a passiflora traz uma série de benefícios para a saúde. Quer saber mais sobre plantas medicinais, acesse nosso post sobre como cultivá-las.

Post Relacionado