Conheça 10 espécies de plantas para aquário

Conheça 10 espécies de plantas para aquário

Conhecer as principais plantas para aquário é uma tarefa importante aos aquaristas. Além do aspecto ornamental, essas plantas aquáticas possuem capacidade de remover os resíduos excretados pelos peixes e a matéria em decomposição.

Aliás, quanto maior o tamanho do aquário, é possível aumentar a variedade de ornamentos e espécies de plantas que se pode colocar.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da presença de plantas aquáticas nos aquários e os benefícios que elas podem oferecer, assim como apresentar 10 espécies de plantas para aquário. Confira!

A importância das plantas para o aquário

Existem inúmeros ornamentos que os aquaristas podem utilizar com o intuito de decorar o aquário, desde enfeites, objetos que soltam bolhas de ar, troncos e rochas, entre outros.

Porém, é indispensável a presença de plantas. Isso porque elas ajudam a simular o habitat natural dos peixes. Elas também auxiliam na manutenção do equilíbrio de substâncias na água, deixando-a mais saudável e agradável aos peixes.

Conforme observam os especialistas, durante a fotossíntese as plantas absorvem nutrientes, luz e dióxido de carbono, liberando oxigênio na água como subproduto. Embora essa quantidade de oxigênio liberado não seja suficiente à sobrevivência dos peixes (como fonte primária), eles acabam se beneficiando.

Funções da planta aquática aos peixes
Um detalhe importante: as plantas precisam de cerca de 8 horas de iluminação diária para realizar o processo de fotossíntese.

Plantas são filtros naturais

As plantas funcionam como um filtro natural no aquário, com o propósito de manter a qualidade da água e o equilíbrio do sistema. Essas espécies consomem, de forma constante, os resíduos liberados pelos peixes, sobras de alimentos, bem como material em decomposição.

Entretanto, é preciso deixar claro: as plantas nunca devem ser utilizadas em substituição aos filtros mecânicos. Elas funcionam mais como uma fonte extra. A diferença é que os filtros precisam de limpeza com o fim de atingir a melhor eficácia.

Ademais, as plantas consomem a amônia e o nitrato com objetivo de se desenvolver. Estes compostos, em altas concentrações, se tornam letais aos peixes e invertebrados.

Confira no vídeo abaixo os benefícios que as plantas aquáticas proporcionam ao aquário e aos peixes, e os cuidados necessários para deixar seu aquário sempre limpo:

Fonte: Seu Aquário.

É importante salientar que existem tipos específicos de plantas que podem ser colocadas nesse tipo de ambiente. Assim, é preciso saber escolher bem para que todos possam desfrutar desse benefício e o aquário possa estar bem ornamentado. Abaixo, conheça as principais plantas para aquário:

Leia também: Noções básicas sobre nutrição, alimentação e rações para peixes.

Espécies de plantas para aquário

1- Samambaia d’água

A samambaia d’água (Ceratopteris thalictroides) é uma das espécies de plantas para aquário mais antigas e favoritas dos brasileiros. Trata-se de uma espécie bastante tradicional com o fim de ornamentar o aquário, devido a sua resistência e versatilidade.

Tem crescimento acelerado e, por isso, é importante ficar atento visando realizar sua poda, porque pode sufocar outras espécies devido ao seu desenvolvimento descontrolado.

O plantio deve ser individual, com espaçamento de 8 cm ou como flutuante. O uso de CO₂ na água é importante ao seu desenvolvimento e a propagação ocorre através dos brotos que surgem nas folhas.

Samambaia d'água é uma das plantas para aquário
A samambaia d’água é uma das plantas mais usadas em aquários.

2- Anúbia anã

De origem africana, a anúbia anã (Anubias barteri var. nana) é muito resistente e fácil de cuidar.

Suas folhas largas ajudam a oferecer abrigo e proteção aos peixes. Por não atingir uma altura maior que 15 cm, ela pode ser criada em aquários médios.

As anúbias toleram uma grande amplitude de temperatura e pH e não exigem muita iluminação, pelo contrário, se desenvolvem bem em lugares sombreados. Ademais, é uma ótima opção para aquários com peixes herbívoros.

Elas podem ser plantadas diretamente no substrato ou serem amarradas em pedras e troncos.

Anubia Anã e suas folhas grandes em aquário
Com suas folhas largas, a anubia anã ajuda a oferecer abrigo aos peixes. É uma planta muito resistentes.

3- Amazonense

Também entre as espécies de plantas mais populares, a amazonense (Echinodorus bleheri) é resistente e fácil de tratar. Chega a atingir de 20 a 50 cm de altura e até 30 folhas, sendo indicada aos aquários maiores.

Ela é ideal para ser mantida em aquário com pouca iluminação e substrato simples. Possui crescimento lento, contudo, sob condições com substratos férteis e iluminação moderada, cresce mais rapidamente.

Plantas para aquário maiores
A amazonense está na lista das plantas populares, mas devido ao seu tamanho é indicada aos aquários maiores.

4- Cabomba

Com tamanho entre 30 a 80 cm, a cabomba (Cabomba caroliniana) é uma bela planta e muito comum de se encontrar em lojas de aquário.

Com o fim de obter um pleno desenvolvimento, é recomendável a adição de nutriente e CO₂ e, dessa forma, ficará sempre bonita e saudável.

Outra dica é que ela necessita de substrato fértil e iluminação moderada. Seu crescimento é de médio a rápido e a propagação ocorre através do corte e replantio do ramo.

Cabomba caroliniana em aquário
A Cabomba caroliniana é uma das plantas para aquário que exige nutrientes e CO₂ para um bom desenvolvimento.

Veja também: 4 pontos a considerar na compra de alevinos.

5- Rabo de raposa

Como não possui raízes, a planta rabo de raposa (Ceratophyllum demersum) costuma ficar solta ou emaranhada em galhos ou em outras plantas. Porém, caso queira plantá-la, seus ramos devem ser amarrados a uma pedra e colocados no local mais adequado do aquário. Sua propagação é feita através do corte do ramo.

Com crescimento rápido, o rabo de raposa tolera água salobra e dureza elevada. Todavia, é preciso estar atento ao seu desenvolvimento, e removê-la rapidamente caso ela não esteja se adaptando, pois ela pode soltar suas folhas, que por sua vez, podem se descompor e alterar a qualidade da água.

Ademais, ela pode ser muito útil no combate às algas, pois absorve nutrientes rapidamente.

Rabo de raposa planta aquática
O rabo de raposa é uma das espécies de plantas que não possui raízes, mas em compensação tem um crescimento rápido no aquário.

6- Musgo de java

O musgo de java (Vesicularia dubyana) leva esse nome por ter sido descoberto na Ilha de Java (Indonésia). Bastante versátil, ele cresce apoiado em troncos e pedras. Trata-se de uma das espécies de plantas que não necessita de substrato, é bastante resistente e de crescimento rápido.

Outra característica dessa planta, é que quando ela é podada irá afundar no aquário (e não flutuar). Por isso, exige do aquarista um cuidado extra nesse momento, caso contrário esse musgo irá se espalhar por todo o ambiente.

Plantas para aquário com crescimento rápido
O musgo de java é originalmente de água doce, mas também pode ser utilizado em aquários de água salgada.

7- Bacopa caroliniana

Considerada muito bonita, é uma espécie de fácil adaptação. Todavia, precisa de injeção periódica de CO₂ e trocas parciais de água.

Pode atingir até 40 cm e, quando mantida com luz solar, costuma ficar com folhas avermelhadas. O uso de um substrato fértil ajuda no seu desenvolvimento. A propagação é feita através do corte e replantio do ramo.

Aquarismo cuidados para iniciantes
Trata-se de uma das plantas para aquário que não necessita de muitos cuidados, sendo ideal aos iniciantes.

8- Elódea

A elódea (Egeria densa) é uma espécie de planta de aquário bastante rústica, o que a torna ideal principalmente aos iniciantes nessa atividade.

Contudo, é preciso ficar atento pois apresenta um crescimento rápido, mesmo sob condições adversas, o que requer um controle do ambiente.

Nativa do Brasil, Uruguai e Argentina, essa planta se assemelha a uma samambaia e é um ótimo refúgio aos peixes pequenos. Pode chegar a até 100 cm e não necessita de CO₂.

Plantas com crescimento rápido em aquário
A elódea tem um crescimento muito rápido e, por isso, precisa ser controlada no aquário.

Confira também: Conheça os principais cuidados na produção de alevinos.

9- Lentilha d’água

A lentilha d’água (Lemna minor) é uma planta de superfície e de multiplicação rápida. É de fácil manutenção, uma vez que não precisa de substrato.

É muito apreciada pelos peixes, criando ambientes protegidos e seguros através de sombras em determinadas áreas do aquário. Serve até mesmo como “berço”, abrigando alevinos de determinadas espécies.

Por ser uma planta de superfície, não necessita de substrato, requere iluminação média e não precisa de CO₂.

Plantas de superfície usada em aquário
A lentilha d’água é uma planta de superfície e que serve inclusive de abrigo para alevinos.

10- Higrófila anã

Enfim, temos a última das espécies de plantas para aquário da nossa lista. Trata-se da higrófila anã (Hygrophila polysperma) ou higrófila de rio.

Ela cresce de maneira fácil e rápida, principalmente quando é exposta à iluminação de moderada a forte. Assim, é possível moldar seu crescimento conforme a necessidade.

Contudo, o ideal é deixá-la no meio do aquário, com o fim de quebrar a linha de visão de espécies agressivas ou territorialistas, servindo de refúgio às diversas espécies de peixes. Chega a crescer até 60 cm e sua propagação pode ser feita através do corte do ramo e replantio.

Espécies usadas como refúgio dos peixes
Trata-se de uma planta com crescimento rápido no aquário e serve de refúgio para espécies de peixes.

Cuidados a serem tomados com as plantas para aquário

Conforme mostramos acima, existem diferentes plantas para aquário, com características específicas. Elas podem ser divididas em: musgos, flutuantes, bulbos, carpete, rizoma e plantas de caule.

Seguindo as recomendações dos especialistas, irão se desenvolver muito bem, proporcionando um ambiente saudável aos peixes e ao mesmo tempo beleza ao local onde estão instaladas.

Porém, existem algumas recomendações mínimas que são importantes à todas elas. São três:

  • Água: realizar trocas parciais semanais de cerca de 25 – 50% da água do aquário;
  • Nutrientes: absorvidos através das raízes e folhas;
  • Luz: entre 8 e 12 horas de luz por dia.
Cuidados especiais no aquarismo
É preciso tomar alguns cuidados com o fim de que as plantas se desenvolvam bem no aquário.

E então, gostou desse artigo? Se quiser continuar por dentro do assunto, acesse também o nosso post sobre piscicultura ornamental. Boa leitura!

Post Relacionado