Pera: como plantar e os benefícios dessa fruta

Pera: como plantar e os benefícios dessa fruta

Com um sabor doce suave e alta concentração de fibras e nutrientes, a pera é uma fruta que proporciona diversos benefícios à nossa saúde. Ela é facilmente encontrada nos supermercados e feiras.

O cultivo ocorre principalmente em regiões com clima mais ameno, como no Sul do país, embora, a depender da variedade, pode ser cultivada também no Sudeste.

A pera europeia é a mais comum no Brasil, com grande produção nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já as peras asiáticas (japonesas e chinesas) são mais cultivadas entre Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Neste post ensinaremos como plantar e cultivar a pera, e também abordaremos os benefícios dessa fruta. Vamos lá?

Conheça um pouco mais sobre a pera

A pera é o fruto comestível da árvore pereira, pertencente à família Rosaceae e ao gênero Pyrus, que tem mais de 20 espécies. Sua origem é asiática, muito provavelmente da China. Espalhou-se pela Europa através dos romanos, e posteriormente, difundiu-se pelo restante do mundo.

Essa fruta chegou ao Brasil através dos europeus e, conforme citamos acima, se adaptou melhor em regiões onde o clima é mais ameno. Aqui, são cultivadas predominantemente três espécies: a Pyrus communis, chamada de pera europeia e considerada a mais apetitosa, com sabor e aroma marcantes, além de textura mais macia; a Pyrus pyrifolia, conhecida como pera asiática, de textura mais crocante e menos aromática; e a pera híbrida, mais rústica e adaptada ao inverno ameno do Brasil.

A coloração da pera depende da variedade. Vai de casca amarela a verde, e em algumas espécies mais raras, pode apresentar uma cor avermelhada. Em termos de textura, a polpa dessa fruta também varia, podendo ser macia, dura ou até granulosa.

Características e benefícios da pera
Com uma coloração verde por fora (com uma casca bem fina) e branca por dentro, a pera comum (ou europeia) ganhou o paladar dos brasileiros.

Confira as variedades de pera mais cultivadas:

  • Williams: Dura, levemente ácida e mais indicada para cozinhar, pois não desmancha facilmente;
  • Portuguesa: Casca amarela, polpa macia e muito suculenta;
  • D’água: Tem uma polpa delicada e pode ser consumida in natura ou em saladas;
  • D’jou: Verde, arredondada e pequena, com pouco caldo. Considerada boa opção no acompanhamento de queijos;
  • Percolini: Pequena e oval, utilizada no preparo de doces;
  • Red: Casca é vermelha e muito suculenta. Ideal para consumo in natura.

Leia também: Melão: entenda mais sobre o plantio e cultivo.

Como plantar e cultivar pera

A pereira é uma árvore que se desenvolve principalmente em climas mais frios, como ocorre no sul do Brasil e em algumas áreas do Sudeste. As cultivares europeias precisam de cerca de 900 horas de frio hibernal (abaixo de 7,2 ºC) para a quebra de dormência. Já as cultivares asiáticas ou híbridas adaptam-se a várias condições climáticas, necessitando de 200 a 800 horas de frio hibernal, sendo mais sensíveis à baixas temperaturas.

O solo para o plantio da pereira deve ser de textura franco-argilosa, profundo devido ao tamanho das raízes, fértil, rico em matéria orgânica, com boa drenagem e pouco declive, sem pedras. Prepare a área com aplicação de calcário no solo três meses antes do plantio. Nesse sentido, incorpore junto à terra 50% da quantidade de calcário; após fazer aragem no terreno, aplique o restante desse produto.

Pera cortada ao meio mostrando as sementes
O calcário é importante porque, além de corrigir a acidez do solo, fornece macronutrientes como cálcio (CaO) e magnésio (MgO), aumenta a disponibilidade de nutrientes às plantas e potencializa os efeitos dos fertilizantes.

Ademais, recomenda-se a realização de adubação pré plantio e de manutenção de acordo com resultados obtidos por análise de solo.

O plantio das mudas de pereira deve ser realizado entre os meses de junho a setembro. As covas devem ter 60 cm de profundidade por 60 cm de largura. O espaçamento pode variar entre 4,5 m e 6 m entre fileiras, e de 1,5 m a 3 m entre plantas. Recomenda-se regar logo após o plantio, para garantir uma boa taxa de pegamento das mudas.

Poda e colheita da pereira

A poda de formação da pereira deve ser realizada nos primeiros dois anos após o plantio. Aqui no Brasil, costuma-se preconizar a forma de líder central, com 4 a 6 ramos laterais.

As mudas devem ser despontadas quando iniciarem a brotação, pois o atraso no desponte favorece o surgimento de ramos laterais no tronco. As brotações abaixo dos 50 cm são eliminadas, assim como os ramos em excesso, os mal colocados e os que estiverem impedindo a penetração de luz e de produtos fitossanitários.

Já na poda de frutificação, faz-se a renovação dos órgãos de frutificação e retira-se os ramos que causam sombreamento. Atenção para não podar em excesso, pois pode prejudicar a produção. Em alguns casos, também pode-se realizar o arqueamento de ramos para induzir a formação de gemas florais e controlar o crescimento vegetativo.

Frutos de pera após colheita
A colheita da pera começa após cerca de três anos do plantio. Cultivo ocorre em regiões de clima mais ameno.

Quanto à colheita, existe uma diferença entre as variedades europeias e asiáticas. As asiáticas amadurecem normalmente na planta, enquanto as europeias terminam sua maturação em câmaras frias. O momento ideal de colheita das peras europeias é de difícil determinação, sendo baseada em parâmetros físicos, químicos e fisiológicos. Uma dica é realizar a colheita a cada cinco dias, aumentando a probabilidade de obtenção de frutos com maturação adequada.

Ademais, de acordo com a Embrapa, no Brasil existem relativamente poucas espécies de pragas que atacam a pereira. Entre as mais importantes destacam-se as cochonilhas, a grafolita, a mosca-das-frutas e os ácaros.

Mas, a exemplo de inúmeras outras frutas que já apresentamos aqui no MF Magazine, a pera também traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. É o que iremos tratar a seguir.

Veja também: Caju: aprenda como plantar e quais seus benefícios.

Benefícios da pera

Trata-se de uma fruta que proporciona nutrientes importantes à nossa saúde, contendo primordialmente vitamina A, E, C, fibras, potássio, magnésio e cálcio.

Além disso, as peras contêm carotenoides e flavonoides, que são compostos antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, além de reduzir os efeitos do envelhecimento da pele.

Auxilia ainda na criação de glóbulos brancos, o que ajuda a evitar inflamações (como a artrite) e ao mesmo tempo previne contra o câncer de estômago e de intestino.

A casca da pera também é rica em antioxidantes e possui ótima ação anti-inflamatória. Ademais, essa fruta é pouco calórica: uma unidade média contém apenas 54 kcal.

Benefícios dessa fruta ao organismo
A pera é uma fruta que tem muitas vitaminas tanto na casca como na poupa e traz muitos benefícios ao organismo.

Ajuda o coração e controla a glicemia

A pera também é uma excelente aliada à saúde do coração, graças às fibras e ao potássio que essa fruta possui. Essas fibras auxiliam na prevenção e no controle do colesterol alto, fator determinante para controlar e prevenir os problemas cardíacos. Já o potássio tem efeito vasodilatador, melhorando a circulação e também as funções do coração, controlando a pressão arterial.

A quem tem problemas para o controle da glicemia, a pera é uma excelente alternativa que deve ser incluída na dieta diária. A alta quantidade de fibras, que citamos há pouco, ajuda no controle da diabetes.

Além disso, tem baixo teor de açúcar natural, se tornando um alimento permitido (em quantidade moderada) a quem tem predisposição a desenvolver diabetes.

Outros benefícios dessa fruta:

  • Ajuda no funcionamento do intestino – As fibras estimulam os movimentos peristálticos e promovem o crescimento de bactérias benéficas auxiliando na regularização do hábito intestinal;
  • Aumenta a saciedade – Devido a presença das fibras e a grande quantidade de água na sua polpa, retarda o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade;
  • Faz bem aos ossos – Em terceiro lugar, contém minerais como o potássio, cálcio e magnésio, que colaboram na formação e mineralização dos ossos. O magnésio também é benéfico às mulheres após a menopausa porque ajuda a combater o desenvolvimento da osteoporose;
  • Ajuda a melhorar a visão – A pera possui carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantina, que ajudam na prevenção de doenças degenerativas da visão, e é rica em vitamina A (retinol) que possui efeitos benéficos à saúde ocular, combatendo a chamada “cegueira noturna”.

E então, gostou do artigo? Quer conhecer outra fruta tão deliciosa quanto a pera? Acesse nosso post: como plantar e cultivar o pêssego. Boa leitura!

Post Relacionado