Conheça a importância dos probióticos na dieta dos bovinos

Conheça a importância dos probióticos na dieta dos bovinos

Quando se fala em produção de alimentos de origem animal, temos que considerar não só a alta performance, mas principalmente o caminho percorrido até chegar ao produto final. Para isso, é necessário levar em conta tanto a sanidade quanto a alimentação do seu rebanho. E é justamente nesse cenário que entra a oferta de probióticos na dieta dos bovinos.

Muito se fala a respeito do uso desses suplementos como uma opção mais econômica para os criadores, pois promove o aumento do desempenho dos animais. No entanto, a principal questão quanto ao uso dos probióticos diz respeito à saudabilidade de todos os envolvidos na cadeia alimentar, inclusive os seres humanos.

Saudabilidade significa “qualidade do que é saudável”, ou seja, tem relação com uma melhor qualidade de vida e, especialmente, uma saúde melhor.

No caso do gado, a saudabilidade vai contemplar opções que interajam de forma positiva na performance produtiva. Vale ressaltar que a pecuária de sucesso está intimamente relacionada à seguinte tríade: alimentação, sanidade e genética. E, de fato, o gado bem alimentado e com a saúde em dia produz de forma mais satisfatória.

Diante desse contexto, preparamos o material a seguir para que você conheça melhor o que são os probióticos, como eles atuam em favor dos rebanhos e como inclui-los na dieta dos seus animais de forma a utilizá-lo da melhor forma possível. Continue com a gente e confira!

O que são probióticos e para que servem?

De acordo com artigo sobre a utilização de probióticos, a palavra probiótico foi originalmente utilizada para se referir às substâncias produzidas por protozoários que estimulavam outras substâncias. Porém, mais tarde, passou a denominar suplementos microbianos com efeito benéfico sobre o hospedeiro, afetando a sua flora intestinal.

Assim sendo, entendemos que os probióticos são microrganismos vivos que interagem em benefício dos seus hospedeiros ou, de acordo com a definição estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), “são cepas de microrganismos vivos que agem como auxiliares na recomposição microbiana do trato digestivo dos animais, contribuindo para seu equilíbrio“.

Qual a função dos probióticos para bovinos?

Abordado o que são os probióticos, vamos entender agora qual a sua função no organismo dos animais. Basicamente, eles facilitam a formação da barreira probiótica no intestino, equilibrando e inibindo a formação da microbiota patogênica ou indesejada.

Infográfico demonstrando a evolução da composição da microbiota bovina de acordo com a administração de probióticos
Impacto do uso de probióticos na microbiota dos bovinos.

Dessa forma, o seu uso na dieta dos bovinos complementa a intensa busca pela redução da administração de medicamentos nos animais. Utilizando-se adequadamente os probióticos, diminui-se a necessidade de antibioticoterapia nos sistemas de produção e, consequentemente, os impactos na sua eficiência.

É importante destacar que as cepas probióticas precisam se adaptar ao ambiente ruminal e intestinal para que, a partir desse momento, possam exercer efeitos de destaque sobre a saúde do hospedeiro.

Portanto, tratando-se de microrganismos vivos, talvez a primeira impressão seja de que eles devam ser eliminados. No entanto, no caso dos probióticos para bovinos, o cenário é totalmente diferente.

Leia também: Nutrição animal: quais melhores alimentos para bovinos de corte?

Preparação dos probióticos para bovinos

Conforme abordado, os probióticos são microrganismos criados em laboratório para fins específicos. Durante esse processo de criação, eles passam por uma etapa de desidratação que os torna metabolicamente inativos e, a partir daí, são misturados em alimentos e minerais destinados aos bovinos.

Eles podem ser divididos em dois tipos principais de acordo com as suas origens, apresentando pequenas diferenças entre os seus modos de ação. São eles:

  • Bactérias: as bactérias benéficas são o primeiro tipo de probiótico e agem por exclusão competitiva. Alguns exemplos são: Lactobacillus acidophillus, Bifidobacterium bifidum, Bacillus subtilis;
  • Leveduras: são mais resistentes que as bactérias, com a vantagem de terem maior presença concomitante ao uso de antibioticoterapia. O principal exemplo de leveduras são as cepas de Saccharomyces cerevisae.

Vale a pena destacar que os probióticos foram produzidos graças ao estudo aprofundado da microbiota bovina, ou seja, das tecnologias desenvolvidas e usadas em favor do pecuarista. Lembrando que esses microrganismos vivos são administrados em sua forma inativa e tornam-se ativos novamente quando ingeridos.

Dessa forma, o impacto na saúde dos animais e na produção é notável com o passar do tempo. Além disso, atualmente existem opções cada vez mais específicas de probióticos no mercado que se enquadram perfeitamente a diferentes categorias e objetivos de potencial produtivo.

Como acrescentar o probiótico na alimentação diária dos bovinos?

A oferta pode ser feita diretamente no cocho de alimentação. É importante ficar atento às diversas apresentações comerciais de probióticos no mercado, uma vez que existem produtos que atuam muito bem com o mineral e outros que têm boa sinergia com o volumoso que é disponibilizado. Por isso, dê atenção especial às instruções do rótulo de cada embalagem.

Bovino alimentando-se diretamente no cocho
Oferta de probiótico é facilmente adicionada à rotina alimentar dos bovinos e seus benefícios são gradativamente observados.

No entanto, é fato que, ainda que alguns lotes sejam considerados homogêneos, é relativamente normal alguns animais apresentarem diferenças entre o peso e a conformação. Isso se deve à competição natural por alimentos, fatores genéticos e nutricionais, sendo que o mais comum é a disfunção de dietas ricas em amido, especialmente para gado de alta performance em produção leiteira. Especialmente nesses casos, o uso de probióticos apresenta significativos retornos, mesmo que com leves variações entre os indivíduos.

As doenças metabólicas no gado são responsáveis por causar tanto prejuízos produtivos como reprodutivos, reduzindo expressivamente o potencial de cada animal. Diante disso, algumas versões comerciais de probióticos oferecem a melhoria de desempenho do rebanho, mas o seu impacto está diretamente relacionado à sua oferta de maneira correta.

Veja também: Boas práticas na produção pecuária: como aplicar em todo o ciclo.

Benefícios para a saúde dos bovinos e para a produtividade

Agora que foi possível compreender como os probióticos podem trazer bem-estar aos animais, saiba que outros fatores benéficos também podem ser estimulados com o seu uso, como:

  • Aumento da produção de leite;
  • Maior concentração de gordura no leite;
  • Melhor digestão;
  • Menor índice de comprometimentos metabólicos, refletindo em uma maior capacidade produtiva;
  • Menores custos envolvidos no tratamento de patologias;
  • Melhora no sistema imunológico;
  • Diminuição no surgimento de doenças respiratórias e entéricas.

Respeito à produção e ao bem-estar animal: maior alcance de mercado

Outro ponto interessante a ser destacado quanto ao uso de probióticos na dieta dos bovinos é de que atendem a uma demanda de tendência naturalista no trato dos animais, ou seja, de respeito ao seu bem-estar. De acordo com o que tem sido estabelecido pelas instruções normativas internacionais, a expectativa é de redução do uso de antibióticos na produção, com a demanda por outros recursos.

Por isso, é preciso que o pecuarista se atente às tendências que surgem em relação aos melhores caminhos para a alimentação dos animais. Afinal, os benefícios para a saúde dos bovinos impactam diretamente na qualidade da sua produção, bem como na qualidade de vida do consumidor final, que somos nós.

Por fim, trouxemos o vídeo abaixo para reforçar a facilidade de aderir ao uso do probióticos e os benefícios que a sua adoção pode levar à produção. Confira!

Créditos: Boi Saúde.

E então, gostou do artigo? Aproveite e acesse também nosso post sobre 7 causas de morte súbita no gado. Boa leitura!

Post Relacionado