Doenças respiratórias em bezerros: confira como prevenir

Doenças respiratórias em bezerros: confira como prevenir

Um dos fatores que geram perdas na bovinocultura é a alta incidência de doenças respiratórias em bezerros, especialmente aqueles com até cinco meses de vida. Isso porque, mesmo em estágios iniciais, se a doença não for tratada rapidamente e de maneira adequada, pode causar danos pulmonares irreversíveis e até levar o gado à morte.

Diante disso, para uma maior rentabilidade do rebanho, é fundamental investir em medidas de controle para prevenir a doença. Bastam algumas práticas de manejo para evitar que esse mal atinja outros animais da fazenda.

Devido à importância desse assunto, preparamos este artigo para que você saiba os principais tipos de doenças respiratórias em bezerros, seus impactos e dicas de prevenção. Acompanhe!

O que é e como ocorrem as doenças respiratórias em bezerros?

Doenças Respiratórias em Bovinos (DRB) é um complexo de patologias iniciadas, normalmente, por uma infecção viral primária. Em muitos casos, origina-se uma infecção pulmonar, tendo como resultado a pneumonia.

Bezerro sendo examinado para detecção de doenças respiratórias
O DRB é um conceito geral que se refere às pneumonias que comumente acometem os bovinos.

Essa patologia multifatorial está associada a um desequilíbrio resultante de diversos fatores, como:

  • ambientais predisponentes;
  • idade do animal;
  • predisposição genética;
  • deficiência no sistema imunológico.

Além das condições estressantes que afetam a imunidade do bezerro, contribuindo para a colonização de microrganismos, como desmame, contato com outros animais, temperatura, transporte, entre outros.

Leia também: Bem-estar animal: entenda a importância desse processo.

Principais sintomas de DRB

As DRB’s envolvem diversos fatores e agentes causadores com níveis de intensidade diferentes. Dessa forma, os sinais clínicos da pneumonia e tratamento variam conforme cada caso. Os sintomas mais comuns são:

  • dificuldade para respirar;
  • respiração acelerada;
  • febre;
  • tosse;
  • secreção nasal;
  • ruídos pulmonares;
  • olhos lacrimejantes;
  • erosões bucais;
  • falência reprodutiva.
Secreção nasal em bovino, sintoma de doenças respiratórias
Um dos sintomas de doença respiratória em bovinos é a presença de secreção nasal.

Quais são os principais tipos de doenças respiratórias em bezerros?

Na maioria das doenças, a origem do patógeno é viral, podendo ser produzidas pelo vírus respiratório sincicial bovino – BRSV, Parainfluenza – PI-3, diarreia bovina – BVD e/ou herpesvírus-bovino-1 – BHV-1.

Amplamente distribuído pelo rebanho, o vírus permanece no ambiente aguardando a queda da resposta imunológica e mecanismos de defesa do trato respiratório, para que possa desenvolver a doença.

No entanto, também pode ser causado por bactérias que habitam o trato respiratório dos bovinos e que, em condições favoráveis, se replicam nos pulmões. Geralmente, as mais encontradas são:

  • Mannheimia haemolytica;
  • Mycoplasma bovis;
  • Pasteurella multocida;
  • Haemophilus somnus.

Veja, a seguir, as principais doenças causadas por esses agentes:

Herpesvírus-bovino-1 – BHV-1

Essa doença respiratória é infecciosa e causada por vírus. Ela acomete o sistema respiratório bovino pela membrana mucosa, tendo capacidade de estabelecer latência no hospedeiro.

Bovinos recebendo cuidado profissional
A doença causada pelo herpesvírus bovino também pode ser conhecida como Rinotraqueíte Infecciosa Bovina (IBR).

Parainfluenza – PI-3

Vírus relacionado com as infecções subclínicas ou leves, mas que pode desenvolver-se para uma pneumonia bacteriana. A transmissão ocorre por contato direto ou aerossóis, e o patógeno acomete a mucosa respiratória superior.

Diarreia Viral Bovina (BVD)

Transmitida pelo contato indireto ou direto com o vírus. É uma patologia infeciosa que, ao entrar no organismo pelas vias oral e nasal, inicia a multiplicação nas células e tecidos, resultando em lesões nas vias respiratórias do animal.

Pneumonia Verminótica

Essa doença respiratória é causada pela ingestão de larvas em ambientes úmidos. Elas migram para o pulmão do gado, tanto no pasto quanto confinados, causando lesões e pneumonia.

Síndrome da Angústia Respiratória (SAR)

Enfermidade que comumente acometem os animais prematuros, levando à insuficiência respiratória progressiva devido à maturação do pulmão, que não produz quantidade suficiente de surfactante. Consequentemente, as trocas gasosas são impedidas de funcionar corretamente.

Bezerro descansando
Além dos animais prematuros, aqueles advindos de técnicas como fertilização in vitro e clonagem também são acometidos pela SAR com maior frequência.

Broncopneumonia Infecciosa

As bactérias são a principal causa da doença, originando uma inflamação no sistema respiratório dos animais. A infecção viral primária também contribui para esse padrão de pneumonia, já que promove lesões no epitélio e o comprometimento do sistema imunológico.

Pneumonia Tuberculosa

Doença infecciosa causada por bactéria que origina granulomas caseosos nos pulmões. Como zoonose, essa enfermidade deve ter notificação obrigatória e de controle nacional, sendo que nos casos de animais infectados a solução será o abate sanitário ou o sacrifício. Para saber mais, confira nosso post sobre tuberculose bovina.

Pneumonia Intersticial

Intensa inflamação pulmonar difusa causada por inalação de infecções virais isoladas ou toxinas. Altera a resposta imunológica do sistema respiratório e resulta em lesão dos alvéolos. Essa é uma doença provocada pelo sincicial bovino (BRSV), vírus que acomete o sistema respiratório, especialmente de bovinos jovens. A infecção e a pneumonia, muitas vezes, são fatais.

Confira no vídeo abaixo como identificar alguns sinais de pneumonia em bezerros:

Quais são os impactos das doenças respiratórias em bezerros?

Independentemente se o animal fica em pasto ou confinamento, as doenças respiratórias acometem bezerros no mundo inteiro. Elas são consideradas alguns dos principais desafios enfrentados pelos pecuaristas.

Isso porque os prejuízos produtivos estão associados ao atraso do desenvolvimento, quando os bezerros acometidos sofrem graves lesões pulmonares, ou à alta mortalidade dos animais. Esse impacto negativo atinge, principalmente, a fase de cria e neonatos, devido ao sistema imunológico ainda estar em formação nos cincos primeiros meses de vida.

Diante disso, é importante garantir o cuidado com o animal, realizando medidas preventivas mais eficientes.

Como prevenir doenças respiratórias em bezerros?

Pelo fato de não terem a imunidade igual à de um bovino adulto, os bezerros são os que merecem mais atenção quanto a doenças respiratórias. Por isso, para prevenir esse problema, vale a pena adotar algumas medidas importantes, como:

Boa alimentação

Deve começar desde o nascimento do animal. Não deve haver o desperdício do colostro, sendo fundamental oferecer unicamente ao bezerro.

Quando iniciada a fase da introdução alimentar, é importante disponibilizar uma boa nutrição, com pasto de qualidade e outros componentes, como sal mineral, para proteger e fortalecer o organismo do animal.

Bezerro mamando; importância da ingestão do colostro
Garantir que o bezerro ingira o colostro é fundamental pois ele possui imunoglobulina, isto é, os anticorpos que farão parte da defesa dos bezerros recém-nascidos.

Instalações e manejo

Até os três meses de vida, é aconselhável manter os bezerros sob o abrigo de chuva e vento, utilizando instalações com três paredes e telhado, para oferecer uma boa ventilação e conforto ao animal. A limpeza do local também é fundamental, removendo os dejetos ou a umidade.

Vacinação

Essa é uma medida fundamental para assegurar que os animais estarão imunizados contras as doenças. Existem imunizantes comerciais que protegem o rebanho contra as principais bactérias e vírus que causam doenças respiratórias em bezerros. Contudo, a vacinação deve ser associada às medidas de controle de manejo previamente estabelecidas.

Assim, adotando essas dicas de cuidados e manejo, é possível prevenir doenças respiratórias em bezerros. Mas também é importante contar com profissionais capacitados para implementar um calendário sanitário estratégico e proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos animais.

E então, esse conteúdo foi interessante para você? Para continuar por dentro do assunto, aproveite e acesse também o nosso post sobre babesiose bovina. Boa leitura!

Post Relacionado