Red brahman e nelore: melhoramento genético é destaque em leilão

Red brahman e nelore: melhoramento genético é destaque em leilão

O MF leilões, em parceria com a fazenda Terra Verde, realiza no próximo dia 15 de abril um dos mais esperados leilões red brahman do país. Essa raça se destaca pela dupla aptidão, ou seja, tanto para corte como na produção de leite.

Nesse sentido, serão oferecidas fêmeas red brahman prenhas positivas e registradas, marcando mais uma vez a qualidade do melhoramento genético que é realizado há 20 anos pela fazenda Terra Verde. Serão 35 lotes, incluindo fêmeas nelore (vacas e novilhas), com o mesmo padrão de qualidade.

O leilão online já está com pré-lances disponíveis e terá início às 20h do próximo dia 15 de abril. “Nossa expectativa é muito grande porque são animais de alto valor genético. E hoje o pecuarista procura exatamente isso: qualidade e genética“, afirmou o veterinário da fazenda Terra verde, Guilherme Bendilatti, ao destacar a parceria com o MF Leilões.

Criação do red brahman é destaque no país

A criação do plantel red brahman, da fazenda Terra Verde, localizada em Marília, começou com a importação de 10 vacas e dois touros do rancho Santa Elena, no Texas, considerado um dos melhores criatórios dos EUA.

Gado da raça red brahman no pasto
Os animais da raça red brahman criados na fazenda tem alto padrão genético.

Desde então e com um intenso trabalho de melhoramento genético, que inclui importação de sêmen 100% americano, a fazenda realiza há mais de 20 anos um intenso trabalho de criar animais da rede red brahman e nelore de excelente qualidade.

Todo trabalho tem avaliação do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas (PMGZ). Hoje, são criados cerca de dois mil animais, incluindo a raça nelore também com grande destaque.

Com esse melhoramento genético, a expectativa dos pecuaristas é muito grande, para a realização dos leilões da fazenda Terra Verde. É que sabem que terão à disposição um plantel de excelente qualidade.

Aliás, a fazenda realiza leilões há 14 anos e tem a chancela da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Qualidade e características da raça

Na mesma época em que os primeiros zebuínos chegavam ao Brasil (final do século XIX e início do XX), nos Estados Unidos essa espécie bovina começou a fazer uma revolução na pecuária americana, primordialmente nos estados próximos ao Golfo do México, entre esses, a Louisiana e o Texas.

Os pioneiros do zebu americano ficaram impressionados com aquele gado que tinha uma corcova nas costas e o quanto respondia bem a poucos cuidados.

Gado criado na fazenda Terra Verde
O gado da raça red brahman se adapta muito bem em todas as condições climáticas e, por isso, faz sucesso em todo mundo.

Eles certamente viam nesses animais a solução do impasse para a difícil criação de raças especializadas europeias, que não se adaptavam bem ao clima do sul do país, não conseguiam produzir bem carne usando os mesmos europeus que o norte utilizava.

A American Breeders Brahman Association, que cuida da raça nos Estados Unidos, foi fundada em 1924 e leva o nome pelo qual o gado é conhecido: brahman, que significa “um novo ciclo“.

Isso porque representou uma divisão de águas na pecuária americana, permitindo uma pecuária de corte rentável, devido ao seu alto valor genético, sendo usado como grupo étnico ou em cruzamentos com as raças europeias especializadas.

Hoje, criado em mais de 70 países, o brahman é um bovino altamente adaptado às mais diversas condições climáticas. Do frio às altas temperaturas, o animal permanece com suas características de maturidade sexual e de acabamento de carcaça.

Qualidade dos animais

Entre os atributos genético que a raça red brahman tem no seu perfil, se destacam a docilidade e habilidade materna.

A docilidade ajuda muito no manejo do rebanho e faz com que a qualidade da carne seja melhor. Já a habilidade materna é importante, porque um bezerro bem alimentado e cuidado ganha mais peso durante a amamentação e consegue melhor desempenho no pós-desmame.

Vaca e bezerro no pasto
A habilidade materna é uma das características importantes da raça red brahman, além do fácil manejo.

Nas exposições agropecuárias brasileiras, é a raça de maior crescimento na participação e com melhor desempenho. A mesma situação ocorre nos leilões: há um grande interesse e os lotes do gado red brahman são bem disputados.

É o que vem ocorrendo nos eventos online realizados pelo MF Leilões em parceria com a fazenda Terra Verde. “Estamos muito felizes com essa parceria. Os pecuaristas podem ter certeza que estaremos oferecendo a cabeceira do plantel, ou seja, os melhores animais“, concluiu Guilherme Bendilatti.

Post Relacionado