Confira como são divididas as linhagens da raça Nelore

Confira como são divididas as linhagens da raça Nelore

A raça Nelore, que já está no Brasil há mais de 150 anos, é resultado de uma venda sem pretensão de um casal desses animais vindo da Índia. Hoje, a linhagem da raça Nelore é dividida em três, sobre as quais falaremos.

O resultado da posição do país na exportação de carne bovina deu-se pelo aprimoramento dessa raça. A passagem pelas mãos de pecuaristas ao longo do tempo tornou importante a valorização dos padrões e da qualidade da carcaça.

Se quiser saber mais sobre essa raça e suas linhagens continue a leitura!

Linhagens da raça Nelore

Puro de Origem (PO)

Os Puros de Origem são aqueles que fazem parte dos primeiros grupos trazidos para o Brasil no final do século XIX. Neste caso, existe uma genealogia que dá garantia de pureza à raça.

Os padrões raciais são garantidos por associações, que registram o histórico das linhagens. Há ainda exigências para que a associação de criadores aceite incluir os animais em seus registros.

Puro de Origem Importados (POI)

Já os Puros de Origem Importados são aqueles que tiveram protegida a sua linhagem indiana. São conhecidos também como originais, por conta da proteção da genética indiana, que foi responsável por atingir os resultados que temos hoje.

Touro Nelore POI
Touro Nelore POI dos Selecionadores Adir do Carmo Leonel e Paulo Leonel.

É uma maneira de marcar comercialmente aqueles animais que possuem uma origem 100% pura. Todos os ancestrais desse animais foram importados.

Livro Especial de Importação (LEI)

A linhagem LEI (Livro Especial de Importação) representa os animais nelore que passaram por pesquisas, a fim de trazer ao mercado versões aprimoradas da raça. Importante cenário, já que as linhagens criadas no Brasil fazem tanto sucesso por conta do melhoramento que passaram ao longo dos anos.

O Nelore na economia

No seu país de origem, o Nelore não tem o mesmo destino de corte, por razões religiosas e culturais. Sendo assim, é usado para produção de leite, tração nas lavouras e transporte de carga.

Por outro lado, nos EUA e outros países latino-americanos, como o próprio Brasil, o Nelore é voltado à produção de carne bovina. Esta raça e suas ramificações representam grande parte da economia.

As características do Nelore

No Nelore, a pele escura e oleosa é coberta por uma pelagem cinza ou branca. O seu porte é de animal forte e saudável, aprimorado por uma boa alimentação e condições favoráveis de manejo.

Gado Nelore no pasto
Com melhoramentos genéticos, o Nelore tornou-se uma das raças de grande sucesso no Brasil.

A maciez e flexibilidade da pele junto aos ossos mais finos são características que tornam a carne condizente com exigências de nosso mercado. Tudo resultado do trabalho dos primeiros pecuaristas que tiveram contato com o Nelore e a adaptação fácil do animal ao clima brasileiro.

Agora você já entende mais sobre o Nelore e como são divididas as linhagens da raça. Como vimos, a marcação genética pura é que confere maior valor ao animal. Por outro lado, os cruzamentos e pesquisas ajudam a manter o aperfeiçoamento das espécies.

Essas são linhagens que dão ponto de partida para diversas variedades da raça Nelore. Elas são usadas em diferentes vertentes da pecuária, garantindo ao consumidor qualidade e movimentação da economia brasileira.

Se você quiser saber mais sobre este e outros assunto do universo agropecuário, não deixe de acessar o nosso blog!

Se pretende negociar gado da raça nelore, visite nossa página de vendas. Compradores e vendedores negociam diretamente entre si. Bons negócios!

Post Relacionado