Cogumelos: dicas de como fazer o plantio

Cogumelos: dicas de como fazer o plantio

Os cogumelos são as frutificações de alguns fungos que, por sua vez, possuem uma variedade muito grande, tanto de formas, quanto de cores e também de tamanhos para cultivo.

Mas, fica desde já um alerta: ainda que a variedade de cogumelos seja enorme, somente 10% de todos eles são comestíveis. Os outros 90% apresentam alguma característica tóxica, inviabilizando o plantio e seu consumo.

O seu cultivo pode ser realizado em estruturas rústicas e simples, mas há a possibilidade da produção ocorrer usando tecnologias de topo. Portanto, o seu plantio varia de acordo com as possibilidades financeiras e estruturais de cada um.

Veja a seguir, algumas dicas de como realizar o plantio de cogumelos, ou seja, clima ideal, como deve ser feito, colheita e também os benefícios no corpo humano.

Confira também outro post que produzimos sobre a produção de cogumelos que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Clima ideal para reprodução dos cogumelos

Os cogumelos são alguns dos itens mais populares da culinária moderna e hoje são encontrados com facilidade.

Além das propriedades nutritivas e medicinais, o que alavancou o cultivo e a presença dos cogumelos nos nossos pratos foram seus sabores e aromas. Para se ter uma ideia, em 1996, cada brasileiro consumia, em média, 30 gramas de cogumelos ao ano. Hoje, consomem cinco vezes mais.

Área de cultivo de cogumelos
O consumo de cogumelos está crescendo no Brasil e, dessa maneira, também atrai novos produtores interessados no plantio. Mas, é preciso seguir algumas técnicas visando ter sucesso no cultivo.

Por isso, como dissemos, vem atraindo cada vez mais produtores em nosso país. Ao tratar do plantio, precisamos começar falando sobre o clima ideal.

Os fungos, que vão originar os cogumelos, se reproduzem melhor e de maneira mais fácil, no clima mais ameno possível, podendo variar de 12 °C até 25 °C. Também deve ser um local com alta umidade, no sentido de que a produção poda ser feita adequadamente.

Vale ressaltar que, mesmo com essa preferência, eles são altamente adaptáveis, podendo se proliferar em outras condições e regiões.

Material usado no plantio

Por não se tratar exatamente de uma planta, ele não possui uma semente, como seria com as frutas tradicionais.

Então, a sua “semente” é, na verdade, um grão de cereal cozido e colonizado com o fungo. Ele, por sua vez, é inserido em um substrato, e, assim, possa se reproduzir. Seu substrato pode ser madeira, palha ou feno.

Existe a possibilidade do plantio ocorrer em diversas áreas, desde as mais simples, como grotas e taperas, até salas e galpões. Varia de acordo com a necessidade e possibilidade de cultivo de cada produtor.

Afinal, qual a estrutura necessária para o plantio e a produção de cogumelos. Confira:

  • De preferência a um local que possa ter espaço suficiente à futuras expansões na produção;
  • Disponibilidade de boa quantidade de água, através de fonte perene ou sistema canalizado;
  • Ter disponíveis matérias-primas, especialmente quanto ao armazenamento de esterco de palha e de aves em torno da edificação;
  • Treinamento da mão de obra no plantio, cultivo e colheita;
  • Fonte de alimentação ininterrupta adequada no local escolhido;
  • De preferência, estar próximo ao mercado visando o escoamento adequado do produto.

Como fazer o plantio

Após escolher o local, tipo de cogumelo desejado para cultivo e seu substrato, é hora de adicionar o fungo na matéria-prima, iniciando a colonização do mesmo, ou seja, o plantio propriamente dito. Após isso, deve-se esperar pelo seu processo de maturação natural.

Porém, também se faz necessário dar um estímulo, a fim de iniciar a frutificação, podendo realizá-lo através do frio ou da aeração.

Vale ressaltar que é importante manter o local de cultivo sempre higienizado e limpo, o que vai ajudar na reprodução na melhor forma possível.

No vídeo abaixo, confira todo o processo de plantio e produção de cogumelos em escala comercial:

Fonte: Experimente por Cecilia Padilha.

Tempo de colheita

O ciclo dos cogumelos, até atingir a maturidade, estágio chamado botão, costuma ser rápido, variando de acordo com a espécie escolhida.

Existem aqueles cogumelos que em apenas 20 dias, depois de ser feito o plantio, já podem ser colhidos. Porém, há classes de fungos que demoram cerca de seis meses.

Em qualquer um dos casos, deve-se estar atento para não realizar sua colheita de maneira muito tardia.

Colheita de cogumelos numa cesta
O ciclo de maturação dos cogumelos é rápido. Mas é preciso atenção, pois a colheita nunca deve ser muito tardia.

Ademais, a tarefa é realizada de forma manual e bastante cuidadosa, colocando os frutos em processo de refrigeração, assim que forem retirados.

Como o plantio dos cogumelos é feito em locais sob condições ambientais controladas, podem ser produzidos durante todo o ano.

Todavia geralmente ocorrem altos e baixos no mercado e, assim sendo alguns produtores cessam a produção durante os meses mais quentes.

Benefícios dos cogumelos no corpo humano

O consumo dos cogumelos pode ser bastante benéfico ao nosso corpo, porque são fontes de proteína, fibras, minerais e vitaminas que auxiliam na sensação de bem-estar no organismo, além de ser de fácil digestão.

Recipiente contendo sopa de cogumelos
O cogumelo traz uma série de benefícios ao ser humano e é utilizado principalmente na culinária. Que tal fazer uma sopa de cogumelos?

Nesse sentido, os cogumelos aumentam a sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do nosso intestino, ajudam nossa saúde cardiovascular, aperfeiçoam nosso sistema imunológico, são boas fontes de energia e várias outras coisas interessantes ao corpo humano.

Portanto, como mostramos no artigo, o plantio de cogumelos se torna uma boa opção econômica uma vez que há a possibilidade da produção ocorrer em áreas da sua própria fazenda ou opção à agricultura familiar. Além disso, existe um mercado consumidor em potencial.

No Marketplace do MF Rural você encontra os melhores anúncios sobre cogumelos. Acesse e confira!

Post Relacionado