Tipos de bicos para pulverização agrícola e indicações

Tipos de bicos para pulverização agrícola e indicações

Os bicos para pulverização agrícola são ferramentas importantes na aplicação de herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros produtos de maneira precisa e eficiente. Escolher o bico mais adequado ajuda a garantir que o produto seja aplicado de forma segura, sem desperdícios e com o mínimo de impacto ambiental.

Então, quais os tipos e como fazer a escolha ideal para a sua lavoura? Neste artigo vamos abordar os tipos de bicos mais utilizados, suas indicações e outros fatores que devem ser observados antes da aplicação. Confira!

Bicos para pulverização

Os bicos para pulverização são dispositivos utilizados para controlar a quantidade e a forma como um produto é pulverizado. Eles são utilizados na agricultura em pulverizadores de barra, turbo atomizadores, pulverizadores costais, pingentes de pulverização, entre outros.

Barra de implemento com bicos para pulverização.
Os bicos para pulverização são utilizados em diversos tipos de pulverizadores agrícolas.

A principal utilidade de um bico pulverizador é permitir que a aplicação seja realizada de maneira eficiente e precisa, ajudando a maximizar o efeito desejado do produto que está sendo pulverizado e minimizando o desperdício.

Tipos de bicos para pulverização e indicações

Existem vários tipos de bicos pulverizadores, cada um com suas próprias características e usos específicos. Os mais utilizados são:

Bico cone vazio

Realiza a aplicação de forma circular, com ângulos entre 20 e 100 graus, e apresenta na sua distribuição, poucas gotas na parte central. É muito utilizado na aplicação de inseticidas, fungidas e dessecantes em pulverizadores de barra e turbo atomizadores, com indicação para culturas de grande massa foliar.

Pulverizador turbo atomizador em operação utilizando bico cone vazio.
Os bicos tipo cone vazio são muito utilizados em turbo atomizadores.

Bico cone cheio

O bico cone cheio também pulveriza de forma circular, porém, diferentemente do bico cone vazio, ele distribui o produto no centro. Os ângulos variam entre 20 e 100 graus e é recomendado na aplicação de herbicidas em áreas de plantio de culturas com grande densidade foliar.

Bico de indução de ar

O bico de indução de ar é um produto de última geração que controla a velocidade da aplicação e reduz a deriva, que é o movimento das partículas pelo vento durante ou após a aplicação, não atingindo o alvo desejado. Possui dois orifícios por onde o ar passa: o primeiro, chamado de pré-orifício, é responsável por medir a vazão, e o segundo é o orifício de saída que forma o perfil de pulverização do bico.

Bico de indução de ar Jacto aplicando produto líquido
Os bicos de indução de ar controlam a velocidade da aplicação e reduzem a deriva. Fonte: Jacto.

Bico de impacto

Esse tipo de bico foi desenvolvido para trabalhar em escalas de pressão que vão de 15 a 90 Psi, produzindo um jato com ângulo entre 110 a 140 graus. É indicado para a aplicação de herbicidas, fungicidas e inseticidas.

Bico tipo leque

O bico tipo leque, como o próprio nome sugere, realiza a distribuição do produto em forma de leque. Esse tipo de bico é subdividido em leque plano padrão e leque plano uniforme, sendo que ambos são indicados para a aplicação de herbicidas. A diferença entre eles está na forma como o volume de produto é distribuído.

  • Leque plano padrão: é muito utilizado em pulverizadores de barra. Sua principal característica é o cruzamento dos jatos para melhor aplicação e distribuição do produto;
  • Leque plano uniforme: distribui o produto de maneira uniforme ao longo de toda a faixa de aplicação. Geralmente é utilizado em pulverizadores costais e em pingentes para aplicações localizadas.

Confira no vídeo abaixo um resumo a respeito dos principais bicos utilizados na pulverização:

Fonte: MF Rural.

Leia também: Pulverização eletrostática, conheça a técnica.

Fatores a serem observados além da escolha dos bicos para pulverização

Para realizar uma boa escolha e uma boa pulverização na área cultivada, é necessário observar alguns pontos importantes, como:

Alvo biológico e posição de área de aplicação

Para uma aplicação eficiente é preciso entender e definir qual o tipo de alvo biológico a ser atingido, bem como a sua posição. Se o alvo estiver próximo ao solo, a técnica de aplicação será feita de maneira distinta daquela em que o alvo se encontra na planta. Portanto, é fundamental conhecer a posição do alvo, verificando se está no solo, nas folhas, na parte superior da planta, parte inferior etc.

Condições climáticas

Mesmo com o equipamento ajustado e a utilização da técnica correta de aplicação, dependendo das condições climáticas no momento da operação, podem ocorrer falhas na aplicação.

Fatores como temperatura, vento e umidade do ar influenciam diretamente na qualidade da aplicação. Temperaturas acima de 30ºC podem causar evaporação do produto, o que pode ocorrer também em caso de umidade abaixo de 50%.

Pulverizadores em operação em plantação. Imagem feita à distância capturando 3 tratores realizando pulverização e o céu de cor amarela e azulada.
Um fator a ser observado antes da aplicação é a condição climática. Vento, temperatura e umidade influenciam diretamente na qualidade da operação.

Também não é recomendada a aplicação quando a velocidade do vento estiver menor que 4 km/h, pois pode diminuir o poder de penetração da gota e com ventos acima de 10 km/h que podem aumentar o risco de deriva.

Cobertura e volume

Para realizar uma pulverização de qualidade e com eficiência, é de extrema importância determinar a relação correta entre cobertura e volume. Primeiramente, é preciso ter em mente que cobertura e volume apresentam conceitos distintos.

A cobertura é a quantidade de gotas depositadas no alvo durante a aplicação. A cobertura ideal é determinada pelo tipo de produto, tamanho de gota e a necessidade ou não de utilização de surfactantes. Já o volume está relacionado com a quantidade de produto a ser aplicado.

Pulverizador em operação visto de cima.
Um dos fatores a serem observados antes da realização da aplicação é a relação correta entre cobertura e volume do produto a ser aplicado.

Todos esses fatores são fundamentais para uma boa aplicação, assim como a identificação da arquitetura da planta, tipo de alvo, densidade de gota, entre outros.

Confira também: Limpeza dos pulverizadores agrícolas: veja como fazer.

Conclusão

Realizar uma análise antes de adquirir os bicos para seu pulverizador é imprescindível para o sucesso da sua operação. Além da escolha do bico correto, é preciso avaliar fatores como o tipo de produto a ser utilizado, o alvo biológico e a posição de aplicação, as condições climáticas, a cobertura e o volume. Por isso, é importante consultar um profissional qualificado para obter as recomendações apropriadas.

A escolha do bico adequado pode ajudar a garantir que a quantidade correta de líquido seja aplicada, de maneira eficiente e uniforme, o que auxilia na maximização do efeito desejado do produto pulverizado e a minimizar o desperdício, resultando em maior produtividade.

E então? Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia também nosso artigo sobre precisão na pulverização.

Post Relacionado