Limpeza dos pulverizadores agrícolas: veja como fazer

Limpeza dos pulverizadores agrícolas: veja como fazer

Realizar uma boa limpeza dos pulverizadores agrícolas garante o aumento da vida útil desses implementos e ao mesmo tempo melhora a eficiência das aplicações de defensivos agrícolas nas lavouras.

Essa tarefa envolve os componentes internos e externos do equipamento: tanque, bomba, mangueiras e bicos/pontas de pulverização devem passar por esse processo de limpeza, com o propósito de evitar também a contaminação.

Neste artigo, vamos apresentar o “passo a passo” de como fazer a limpeza dos pulverizadores. Confira!

Importância da limpeza correta dos pulverizadores

A tecnologia envolvendo os pulverizadores agrícolas está cada vez mais evoluída, com novos modelos lançados praticamente a cada ano, muitos deles específicos para determinadas plantações.

O desenvolvimento desses implementos tem por objetivo aumentar a eficiência das lavouras, uma vez que permitem aplicar a quantidade exata de produto, atuando de maneira preventiva ou eliminando as pragas, doenças e plantas daninhas quando já instaladas nas plantações.

Assim como escolher o melhor equipamento e os defensivos agrícolas mais adequados às suas necessidades, o agricultor precisa saber que a manutenção (incluindo a limpeza) e regulagem desses equipamentos também são tarefas muito importantes.

Importância da limpeza dos pulverizadores agrícolas
Os pulverizadores agrícolas contribuíram no sucesso das lavouras. A limpeza é uma das etapas da manutenção.

A limpeza dos pulverizadores é indispensável, uma vez que estes trabalham com agentes químicos variados. Quando a limpeza não ocorre ou é feita de maneira ineficiente, há o risco de resíduos de produtos diferentes reagirem entre si e prejudicarem os equipamentos, causando entupimentos de bicos e outros componentes, a própria lavoura e a saúde dos trabalhadores.

Por meio de comunicado técnico, a Embrapa alerta: “Os equipamentos devem estar sempre em boas condições de uso. Devem ser lavados com água e sabão após cada aplicação. Tanto a revisão como a lavagem do pulverizador deve ser feita longe de crianças, animais, córregos e nascentes“.

Leia também: Tipos de pulverizadores agrícolas: confira os melhores.

Limpeza interna dos pulverizadores

A limpeza interna dos pulverizadores é a tarefa mais importante de ser realizada. É fundamental que ocorra após cada utilização e, nesse sentido, os funcionários devem criar uma rotina de descontaminação para que o equipamento esteja devidamente limpo na próxima utilização.

E aqui é preciso fazer uma diferenciação, pois o nível necessário de limpeza pode variar se o equipamento for utilizado no dia seguinte com o mesmo produto ou com agente químico diferente. Entretanto, vale ressaltar que o ideal é sempre preparar apenas a quantidade de calda necessária para a aplicação, sem ocorrer sobras.

Tanque uma das peças de pulverizadores agrícolas
Um dos principais componentes dos pulverizadores agrícolas que precisam de limpeza são os tanques de armazenamento dos produtos que serão usados nas lavouras.

Caso no dia seguinte o equipamento vá ser reabastecido com o mesmo agente químico, a limpeza pode ocorrer abastecendo o tanque com água e pulverizando até ficar vazio.

Porém, caso o próximo dia de trabalho seja realizado com outro produto, a limpeza interior precisa ser intensificada visando garantir que nenhum resíduo da substância anterior esteja no tanque.

O contato de dois agentes diferentes pode acarretar em reações químicas e causar danos à saúde dos operadores, como irritação na garganta, vias respiratórias e pulmões.

Ademais, pode tornar ineficiente ou diminuir a eficiência da ação do defensivo nas lavouras, o que não é a intenção do uso do equipamento. Portanto, é fundamental se certificar que o tanque estará completamente limpo. Veja a seguir o procedimento:

Como fazer essa operação?

É recomendável que o pulverizador seja levado até um local apropriado onde possa ser descontaminado. Esse ambiente precisa ser amplo, aberto e impermeável, o que evitará a contaminação do solo.

Ademais, esse piso precisa ter declive de, no mínimo, 3% para que a água de lavagem, resíduos e efluentes fitossanitários sejam escoados até local apropriado ao tratamento, seguindo todas as normas ambientais.

Local usado para limpeza de pulverizadores agrícolas
O local onde será feita a limpeza ou manutenção dos pulverizadores agrícolas deve ter piso impermeável.

Estando no local adequado, o pulverizador precisa ser limpo com produtos que são fabricados especialmente para essa finalidade. Existem diversos agentes limpantes que podem ser utilizados, sempre de acordo com a recomendação do fabricante.

Outro detalhe importante é verificar se o tanque é de aço inoxidável, polietileno ou de fibra de vidro. No caso dos dois primeiros é preciso colocar meio tanque de água e adicionar o agente de limpeza conforme as instruções do fabricante. Recomenda-se agitar a mistura por 20 minutos, no mínimo. Depois, esvaziar o conteúdo até esgotar. Se o tanque for de fibra de vidro, o indicado é que seja completado com água até atingir a capacidade usual.

Além disso, é necessário certificar-se de que os funcionários estão utilizando equipamentos de proteção individual (EPI’s).

No vídeo abaixo, veja um exemplo de como deve ser a rotina dos funcionários de uma fazenda na limpeza dos pulverizadores agrícolas:

Fonte: Zoomaq Pulverização.

Acesse também: Deriva na pulverização: veja como evitar.

Limpeza externa

Apesar de a limpeza interna ser mais importante, pois é onde ocorre o contato com os produtos químicos, as partes externas dos pulverizadores agrícolas também precisam de atenção e estarem devidamente limpas.

Esse tipo de tarefa também precisa acontecer diariamente, o que evita que os resíduos que fiquem nessa área e acabem ressecando, criando uma camada que depois será mais difícil de remover e que pode causar algum tipo de contaminação, tanto do ambiente como das pessoas envolvidas na operação.

Na maior parte dos casos a utilização de água pressurizada é suficiente para remover os resíduos que possam estar grudados no equipamento. Se necessário, pode-se adiconar agentes limpantes à água pressurizada para limpeza da parte externa.

Limpeza das partes pequenas

Além do processo de limpeza interna e externa, é preciso dar atenção às partes que são removíveis, como: filtros, válvulas, pontas/bicos e registros.

A limpeza dessas partes é feita por meio da lavagem com água limpa e sem muita pressão, além de uma escova com cerdas macias. Tudo isso com objetivo de remover os resíduos incrustados sem danificar esses componentes que são mais sensíveis.

Bicos de pulverizadores agrícolas
É preciso ficar atento à limpeza de pequenas peças dos pulverizadores agrícolas, como é o caso dos bicos.

Ademais, vale lembrar que após toda a limpeza, o aconselhável é que o tanque seja abastecido em pelo menos ¼ de sua capacidade e esgotado completamente. Isso evita que algum resíduo de agente limpante tenha ficado no tanque ou em outras partes do equipamento e que possa interferir no próximo funcionamento.

E então, esse artigo foi útil para você? Aproveite e acesse nosso post sobre os principais implementos agrícolas. Boa leitura!

Post Relacionado