Plantas medicinais são incrivelmente poderosas no alívio de sintomas de doenças e para ajuda a evitar quadros de estresse e ansiedade. Muitas dessas plantas acalmam e colaboram para uma noite de sono bem dormida. Tanto no formato de chá, óleo essencial ou como base de medicamento natural, são muito eficazes e não prejudicam o organismo.
Tempos difíceis podem ocasionar em sintomas como ansiedade, estresse, dificuldade para descansar totalmente, além de ter o poder de ter sintomas físicos, como dores de cabeça. Com a intenção de combater estes sintomas, nada melhor do que recorrer a soluções naturais.
No mundo agitado de hoje, muitas pessoas buscam formas naturais de aliviar o estresse e a ansiedade. As plantas medicinais têm sido usadas há séculos para promover o relaxamento e o bem-estar. Aqui vamos apresentar oito plantas que podem ajudar a acalmar os nervos e reduzir o estresse e a ansiedade:
1. Lavanda
Conhecida por seu aroma agradável, a lavanda tem propriedades antioxidantes e é excelente para promover o relaxamento e o sono. É também um adstringente natural e pode ajudar na cicatrização de feridas.
Lavanda é uma das plantas usadas para fabricação de óleos essenciais, que contribuem para tranquilizar e ajudam a ter uma noite de sono mais tranquila.
2. Passiflora
Passiflora não é muito conhecida, ou ainda, você pode se lembrar dela se mencionarmos que é a flor do maracujá. As suas propriedades são poderosas, capaz de produzir efeito de sedativo leve. Podemos encontrar essa flor em diversos compostos de medicamentos naturais.
A passiflora é amplamente utilizada para tratar insônia e ansiedade. Ela contém flavonoides que ajudam a regular neurotransmissores, proporcionando um efeito calmante.
3. Alecrim
Alecrim também é muito conhecido, pode ser usado como óleo essencial ou em forma de chá, seus efeitos tranquilizantes serão igualmente eficazes.
Até o seu aroma produz um efeito calmante para nós, imagine incluir o chá dessa erva na rotina, sem dúvidas, uma maneira saudável de acalmar a mente e corpo.
O alecrim não só melhora a memória e a concentração, mas também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a aliviar o estresse e a dor.
4. Camomila
Esta planta geralmente é consumida como chá, com delicioso aroma e é pode ser tomado de 2 a 3 vezes por dia.
Uma das ervas mais conhecidas para o relaxamento, a camomila é eficaz contra a ansiedade, a insônia e diversos problemas gastrointestinais. Suas propriedades calmantes são um verdadeiro bálsamo para os nervos.
Ela atua diminuindo a hiperatividade, aliviando o estresse e dá um efeito relaxante. Pode ser utilizada para insônia ou em casos de muito nervosismo.
5. Capim Cidreira
O capim cidreira também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Além de ser responsável por um chá delicioso, essa planta ajuda no alívio do estresse, contribui também para o relaxamento muscular.
Usada como óleo essencial tem o poder de reduzir a ansiedade, somado a isso tem o potencial de melhorar a qualidade do sono e ajudar no bem-estar.
Com um aroma refrescante, o capim cidreira é frequentemente usado para aliviar dores de cabeça, ansiedade e distúrbios do sono. Ele também tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias.
6. Manjericão
Manjericão é muito usado na cozinha, pois adiciona aos pratos um toque todo especial. O que muitos não sabem é que possui poder também na hora melhorar o humor.
O manjericão é rico em óleos essenciais e nutrientes como vitaminas A e C, e possui propriedades antiespasmódicas e digestivas, além de ser um calmante natural.
Leia também: Tipos de manjericão: veja os principais e seus benefícios
7. Valeriana
Com propriedade medicinais e fitoterápicas a Valeriana é um calmante natural que atua contra a depressão, ansiedade, insônia e estresse.
Esta é uma das plantas mais eficazes para o tratamento de insônia e ansiedade. Seus compostos ajudam a aumentar a disponibilidade de GABA no cérebro, um neurotransmissor que promove relaxamento.
Uma boa dica para utilizar essa planta medicinal é pegar a erva seca da Valeriana que pode ser misturada com camomila ou outras, amarrar em um saquinho vazado e colocar na torneira enquanto a banheira enche com água morna/quente. Entre na banheira e relaxe!
8. Hortelã
A última da nossa lista também é famosa entre os chás, além disso possui um aroma maravilhoso e um sabor refrescante. Inclusive, a erva é usada em aromaterapia, tendo resultado na pele, cabelo e dores musculares.
Saiba um pouco mais sobre os benefícios da hortelã:
Digestão e Saúde Gastrointestinal
A hortelã é amplamente reconhecida por suas propriedades digestivas. Ela pode ajudar a aliviar sintomas como inchaço, gases e desconforto intestinal. A planta contém compostos como a carvona, que têm ação antiespasmódica relaxando os músculos do trato digestivo e aliviando cólicas.
Além disso, a hortelã estimula a secreção da bile, auxiliando na digestão de gorduras e mantendo o bom funcionamento do fígado.
Alívio de Dores
A hortelã possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, tornando-a útil no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas. O óleo de hortelã, em particular, pode inibir os receptores de dor, proporcionando alívio para dores musculares e articulares.
Saúde Respiratória
Com suas propriedades descongestionantes e expectorantes, a hortelã é benéfica no tratamento de resfriados, gripes e dores de garganta, ajudando a diminuir a tosse e a congestão nasal. Ela também pode ser eficaz contra infecções respiratórias graças às suas propriedades antibacterianas.
Saúde Cognitiva e Psicológica
A hortelã pode melhorar a capacidade mental e o humor, graças aos seus compostos fenólicos. Ela também contém mentol, que tem propriedades relaxantes e sedativas, ajudando a aliviar o estresse mental e a ansiedade, além de melhorar a qualidade do sono.
Saúde Bucal
Mastigar folhas de hortelã ou fazer gargarejos com sua infusão pode ajudar a controlar e eliminar o mau hálito. A planta é um refrescante natural e possui propriedades antibacterianas que combatem as bactérias causadoras do mau hálito.
Veja também: Plantas medicinais: O que são e como cultivar
Viu como as plantas medicinais podem ajudar muito quando o assunto são os tempos difíceis? Agora você tem uma lista interessante de opções, que vão de chás até aromaterapia, para usar essas plantas, as quais acalmam a reduzem o quadro de estresse e ansiedade, além de outros benefícios.
Não deixe de recorrer a esse tipo de recurso, pois são alternativas naturais que, dificilmente, trazem efeitos negativos ao corpo, apenas se consumidas exageradamente. Afinal, cuidar da mente e deixá-la tranquila colabora para que todo o organismo permaneça sempre bem.
Contudo, é muito importante ter cuidado sobre a qualidade das ervas oferecidas por ‘raizeiros’ em ambiente urbano. Confira algumas pesquisas de extensão realizadas pela Unifesp na área da medicina popular:
Gostou? Então, não deixe de conferir mais conteúdos como este em nosso site! Uma sugestão de leitura é Como plantar ora-pro-nobis. Até a próxima leitura!