Originária do continente americano, a ora-pro-nóbis, de nome científico Pereskia aculeata miller, que em português significa “Rogai por nós” e popularmente chamada por agricultores de lobrobó ou orabrobó.
É uma planta muito utilizada na culinária mineira, principalmente devido a sua riqueza nutricional.
A ora-pro-nóbis integra à família das cactáceas. Na fase adulta, adquire forma de arbusto, transformando-se em uma ótima cerca viva, podendo ser usada como quebra-vento ou como impedimento contra a invasão de predadores, em função dos espinhos pontiagudos que ela possui nos ramos.

As suas flores são pequenas, brancas com miolo em tom de laranja e muito perfumadas, brotando de janeiro a abril.
Nos meses de junho e julho, acontece a produção de frutos em bagas amarelas e redondas. A floração na ora-pro-nóbis é uma decoração, ideal para sítios, fazendas e chácaras.
Benefícios
Ela oferece minerais como:
– Magnésio;
– Manganês;
– Cálcio;
– Ferro.
Além disso, possui fibras e vitamina C, nutrientes fundamentais para aumentar a imunidade do organismo.
Também possui enorme quantidade de compostos fenólicos, que auxiliam na proteção das artérias e é ótima fonte de proteína em matéria seca, sendo a maior parte aminoácidos essenciais, como a leucina, arginina e o triptofano.
Poderes medicinais
Com relação à Medicina Natural, seus compostos químicos são recomendados para:
– Amenizar inflamações;
– Recuperar a pele em casos de queimadura;
– Estimular a cicatrização;
– Produzir colágeno.
Culinária
Através de suas folhas secas ou moídas, é possível fazer inúmeras receitas, principalmente refogados, omeletes, sopas e tortas.

Ainda pode ser consumida crua, em saladas, como acompanhamento, bem como em mistura de massas, farinhas e pães de qualquer tipo.
Manejo
O seu manejo é simples e se adapta perfeitamente a diversos climas e tipos de solo. Por ser produtiva e ter alto valor nutricional, a ora-pro-nóbis é uma ótima opção para quem está iniciando no cultivo de hortaliças.
Quer saber como plantá-la? Continue lendo este artigo.
Como plantar ora-pro-nóbis?
Para quem está iniciando o cultivo é indicado optar pela variedade que produz flores brancas, disponibilizadas por meio de órgãos de extensão rural, feiras de produtores ou mudas no site MF Rural.
Veja as etapas para iniciar o plantio abaixo:
- Plantio: comece o plantio quando iniciar a época de chuvas para estimular o crescimento dos ramos, já que as hortaliças têm mais dificuldade de se desenvolverem na seca;
- Apoio com estacas: faça o apoio com estacas, com 20 cm de comprimento, fincadas no solo, pois ela necessita de sustento por ser uma trepadeira, e a enterre com 1/3 de substrato composto por uma parte de terra de subsolo e outra com esterco curtido;
- Transplatio: depois de enraizada, leve as mudas para um local fixo;
- Definir espaço: o espaço varia conforme o objetivo do cultivo, uma vez que a ora-pro-nóbis pode ser utilizada para consumo, ornamentação e como cerca viva;
- Adubação: a planta não exige muita adubação, mas procure manter uma boa quantidade de matéria orgânica para que possa crescer plenamente;
- Manutenção e poda: realize a manutenção a cada dois meses e faça a poda dos ramos a cada 75/90 dias (ver vídeo abaixo), no período chuvoso e a cada 90/100 dias, no período de seca, momento em que a planta deve ser irrigada;
- Colheita: Após 120 dias do plantio já pode ser iniciada a colheita.
Como fazer a poda da ora-pro-nobis. Fonte: Horta do Ditian
A partir destas dicas você já saberá como plantar ora-pro-nobis e poderá usar essas informações para fazer o plantio em vasos, garrafas pet, caixas, ou onde tiver disponibilidade.

Gostou do artigo e quer saber mais? Acesse nosso site e saiba tudo sobre compra e venda de produtos rurais.
Veja também: Como plantar cebola em vaso