Refrescante, saudável e doce, o melão é um fruto já tradicional no Brasil, onde é muito cultivado, em seus diferentes tipos. Utilizado em receitas, principalmente nos períodos mais quentes do ano, o melão também traz inúmeros benefícios à nossa saúde devido as suas vitaminas.
O que muita gente não sabe, é que existem pelo menos cinco tipos de melão cultivados no Brasil, cada um com suas características distintas, e que conferem aspectos especiais. Convidamos você a conhecer melhor cada um desses tipos e aprender como eles podem trazer benefícios à nossa alimentação. Confira!
Conheça um pouco mais sobre o melão
Antes de tratar diretamente sobre os tipos de melão mais produzidos e consumidos no Brasil, conheça um pouco sobre essa fruta.
Sua origem ainda causa controvérsia entre os historiadores. Alguns falam que seria a Índia e o Irã; outros acreditam que surgiu na África. O certo é que o seu cultivo é bem antigo: há registros que já ocorria no Egito e no Irã desde cerca de 2.500 a.C.
No Brasil, ele chegou na década de 1950. A produção dessa fruta logo se concentrou na região Nordeste devido às condições climáticas favoráveis, isto é, temperaturas que variam de 25°C aos 32°C, e clima seco na maior parte do ano (o excesso de umidade pode causar fungos na planta).
Mas, caso você esteja em outras regiões do país e queira investir no cultivo dessa fruta, não se preocupe porque existem alternativas.
Como essa fruta se adapta melhor em áreas mais quentes, o ideal é que o plantio ocorra no período de agosto a novembro, justamente de maior calor nessas outras áreas do país. Mas fique atento a questão da umidade, que é um dos fatores decisivos para o sucesso dessa cultura.
Quer saber tudo sobre o plantio desse fruto, desde o preparo do solo, detalhes sobre a época ideal de plantio, os tratos culturais e a colheita? Então acesse nosso post: Melão: entenda mais sobre o plantio e cultivo.
Agora, vamos tratar dos principais tipos de melão plantados em solo brasileiro e seus benefícios.
Leia também: Conheça 6 tipos de maracujá e suas características.
Principais tipos de melão
Agora que já conhece mais detalhes dessa fruta, vamos tratar diretamente sobre os principais tipos de melão cultivados e consumidos no Brasil. Cada um deles com aparência e sabores diferenciados.
Logicamente, iremos começar com o mais conhecido e consumido: o melão amarelo. Confira abaixo:
Melão amarelo
Entre os tipos de melão mais conhecidos e consumidos no Brasil está o amarelo, independente da região. Trata-se de um fruto com peso médio de 1,5 kg a 2 kg, com casca na cor “amarelo canário” e polpa espessa e suculenta, de cor branco-esverdeada a creme.
Esse tipo de melão contém uma grande quantidade de substâncias antioxidantes (bioflavonoides), vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, bem como potássio e fibras. Tem um papel importante no controle de peso e do colesterol.
Dica: consumir logo cedo, junto com o café da manhã e in natura.
Mas, como saber quando o melão amarelo está realmente maduro, a fim de desfrutar melhor do seu sabor? Trata-se de um desafio até mesmo aos compradores mais experientes. Mas, calma! Temos duas dicas para te ajudar nessa “missão”:
- A casca deve estar com uma cor amarela bem forte, sem áreas e faixas verdes (que indicam que foi colhido antes da época certa);
- O fruto deve ser firme e pesado, sem áreas amolecidas e escuras.
Melão cantaloupe americano (ou europeu)
Primeiro, vamos aprender a diferenciar o melão cantaloupe americano dos demais: esse fruto é arrendondado, tem a casca da cor verde e enrugada, enquanto a polpa é alaranjada.
Quando comparado com os outros tipos, é bem fácil perceber que ele é mais firme, sendo uma boa opção para receitas que envolvem bater a fruta.
A exemplo do tipo amarelo, também possui muitos macronutrientes importantes à uma dieta equilibrada: alta quantidade de fibras, vitaminas e minerais. É uma boa pedida para quem quer um sistema imunológico fortalecido.
É um tipo de melão usado no mercado de processados e muito apreciado pelo mercado francês e inglês para consumo in natura.
Veja também: Tipos de banana: conheça os mais comuns no Brasil.
Melão cantaloupe italiano
Esse melão recebeu o nome após ser levado por missionários à um castelo em Cantalupo, na antiga Roma. Suas características principais são: casca espessa verde clara com riscos verde escuro e polpa alaranjada.
Ele se assemelha muito ao tipo americano. É rico em betacaroteno, agregando um grande poder antioxidante à esse fruto. Cerca de 95% de sua produção é destinada ao mercado externo.
Melão pele de sapo
Apesar desse nome meio estranho, trata-se de um dos tipos de melão também muito consumidos no Brasil, além de ser exportado para a Europa.
Este nome certamente se dá pela semelhança à pele do animal: tem uma casca verde manchada e estriada em cores mais claras, com um formato ovalado.
Quem já experimentou, garante: o sabor deste melão é inigualável. Ele também é bastante nutritivo, oferecendo fibras, vitaminas A e C e minerais. A polpa é clara, enquanto as sementes têm partes alaranjadas.
Melão gália
Trata-se de um melão um pouco mais caro em relação aos demais tipos que citamos neste post. Em contrapartida, é muito nutritivo e extremamente saboroso.
Na verdade, é uma espécie de “mistura” dos demais. Conhecido também como melão israelense, o gália é pequeno, com a casca amarelada e estrias brancas, embora um pouco mais enrugada do que a variedade amarela.
Sua polpa é branca no centro e levemente esverdeada próxima a casca. Essa variedade também oferece grandes quantidades de potássio, cálcio e ferro.
Portanto, existem diversos tipos de melão, com diferentes sabores, cores e até cascas. Mas, todos têm algo em comum: são bem nutritivos e trazem muitos benefícios à nossa saúde.
Conforme citamos no começo do texto, o melão pertence à família Cucurbitácea, da qual a melancia também faz parte. Por isso, que tal conferir nosso artigo que trata dos tipos de melancia mais produzidos no Brasil? Acesse já e boa leitura!