Melão: entenda mais sobre o plantio e cultivo

Melão: entenda mais sobre o plantio e cultivo

O melão, fruto muito apreciado em razão de sua suculência e sabor adocicado, apresenta um cultivo que exige alguns cuidados para que se alcance uma boa produtividade e qualidade dos frutos.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as projeções indicam que, até 2030, haverá um crescimento em torno de 30% na produção de melão, isto é, passando de 626 mil toneladas (em 2021) para 818 mil toneladas. Portanto, o melão pode ser uma boa opção de plantio, principalmente na agricultura familiar e pequenas áreas.

Ficou interessado? Neste artigo, iremos apresentar as características do melão, como plantá-lo e fazer o cultivo. Confira!

Conheça um pouco mais sobre o melão

Considerado refrescante e muito consumido como sobremesa nas épocas mais quentes, o melão teve origem no Oriente Médio e logo em seguida espalhou-se pela Europa, chegando ao Brasil na década de 1950.

Aqui no Brasil, o tipo de melão mais encontrado nos supermercados, varejões e nas feiras é o da cor amarela (BRS Araguaia), que possui uma doçura uniforme em toda a extensão da polpa, mesmo próximo da casca.

No entanto, existem diversos tipos de melão que se diferenciam quanto ao tamanho e formato, cor e textura da casca, cor da polpa, bem como sabor e aroma.

Melão cortado mostrando as cores da polpa e casca
Existem diferentes tipos de melão que variam de cor tanto na casca como também na polpa.

Em nosso país, o plantio ocorre primordialmente na região Nordeste (estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará) que concentra cerca de 70% da área, devido às condições favoráveis de clima.

O Rio Grande do Norte é o estado líder na produção desse fruto, com previsão de 300 mil toneladas na safra 2021/2022. Ademais, o Brasil exporta esse fruto, tendo como principal comprador o mercado europeu.

A seguir, veja como plantar melão e os cuidados necessários durante o cultivo.

Preparo do solo e plantio

Conforme mencionamos acima, o plantio do melão, em território brasileiro, ocorre principalmente na região Nordeste, por ser uma planta típica de regiões de clima quente. Isso influencia no desenvolvimento, qualidade dos frutos e produtividade.

Esse, portanto, é um fator que deve ser levado em conta no momento de escolher a região de cultivo do melão: o indicado é onde as temperaturas sejam acima de 20 °C.

Embora o ideal seja o clima semiárido, o plantio pode ocorrer até mesmo em regiões tropicais, mas com um detalhe: o meloeiro pode apresentar problemas em estações mais chuvosas.

Com a área do plantio definida, é preciso preparar o solo por meio da aração, com uma profundidade de 30 cm e gradagem no sentido adverso ao da aração.

O plantio pode ser feito de duas maneiras: colocando as sementes de forma direta no local definitivo ou transplantio de mudas produzidas em bandejas.

Muda desse fruto sendo plantada
Após o preparo da área, o plantio do melão pode ser feito diretamente por mudas ou sementes.

No caso das sementes (em média, 30 mil a 50 mil sementes por hectare), coloque de duas a três unidades por cova, a uma profundidade de 2 cm a 3 cm. O espaçamento depende da variedade a ser cultivada.

Mas, normalmente, em pequenas áreas utiliza-se dois metros entre as fileiras e em torno de meio metro entre as plantas. Após cerca de 15 dias da semeadura é feito o desbaste deixando-se uma planta geminada por cova.

Época de plantio do melão

Cada região pode ter o plantio de melão em épocas distintas, dependendo das suas condições climáticas, localização e altitude. Por isso, é sempre bom consultar o zoneamento climático.

Geralmente, em regiões de clima frio o plantio é realizado de outubro a fevereiro; nos estados de clima ameno, de agosto a março; e naqueles de clima quente, durante todo o ano.

Quanto a irrigação, o melão é um fruto que não aceita umidade excessiva e nem que as suas hastes e folhas sejam molhadas, principalmente no período de floração. Daí, os sistemas de irrigação mais indicados são por gotejamento ou por sulco.

No vídeo abaixo, confira recomendações técnicas do Engenheiro Agrônomo Jarbas Carvalho, de como deve ser feito o cultivo do melão:

Fonte: Dr. Jarbas Carvalho.

Tratos culturais

O meloeiro exige alguns tratos culturais específicos, como capinas, polinização, raleio e manejo de fruto.

Além disso, recomenda-se a utilização de “mulching”, isto é, um filme plástico de espessura fina que isola a parte aérea da planta do contato direto com o solo, o que proporciona menor consumo de água de irrigação e também facilita a colheita e comercialização, uma vez que os frutos ficam mais limpos e sadios.

Cuidados com o cultivo do melão
O produtor deve tomar alguns cuidados especiais com o meloeiro, evitando, por exemplo, o contato da planta com o solo, mediante a utilização de plásticos especiais.

Ademais, no cultivo do melão é preciso ficar atento à ocorrência de doenças. A principal delas é o cancro-das-hastes, também conhecido como crestamento-gomoso ou podridão-de-micosferela. Aparece nas ramas da planta, mas também pode ocorrer nas folhas e nos frutos, quando encontra-se num estágio mais avançado.

Com o fim de evitar essa doença, a recomendação da Embrapa é manter o solo bem drenado e evitar a “amontoa” no colo da planta. Além disso, a aplicação de fungicidas adequados. 

Colheita

A colheita do meloeiro ocorre quando o fruto atingir características ideais, ou seja, coloração, tamanho, formato e sabor e, no caso de alguns tipos, o aroma também passa a ser importante. Dependendo da variedade, a colheita ocorre entre 50 a 65 dias após o plantio.

O ideal é que a colheita ocorra nas horas mais frescas do dia, utilizando tesoura ou faca afiada. Os frutos colhidos devem ficar protegidos do sol até serem transportados ao local onde vai ocorrer a embalagem.

Melão em diferentes tipos mercado de exportação
O Brasil exporta melão principalmente ao mercado europeu e tem perspectiva de crescimento nesse cultivo.

E então, gostou de saber mais sobre o cultivo do melão? Se você está interessado em cultivar outras frutas que gostam muito de altas temperaturas, nós sugerimos acessar nosso post que trata do plantio e dos benefícios do caju. Boa leitura!

Post Relacionado