Conheça 6 tipos de maracujá e suas características

Conheça 6 tipos de maracujá e suas características

Nativo da América Tropical, o maracujá (Passiflora spp.) é uma das frutas mais apreciadas no Brasil. O gênero Passiflora apresenta cerca de 600 espécies cadastradas, das quais 150 são nativas do Brasil, ou seja, existem diversos tipos de maracujá espalhados pelo país.

Rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de sais minerais, como ferro, sódio, cálcio e fósforo, o maracujá ajuda no controle da glicose no sangue, dos níveis de colesterol, no funcionamento do intestino e fortalece a imunidade. Aliás, é preciso destacar que, além da utilização de sua polpa, é possível aproveitar as propriedades também das suas folhas, sendo um poderoso calmante usado na produção de chás e remédios.

Com uma produtividade média de 12 a 17 toneladas por hectare, essa fruta é cultivada em larga escala no Brasil, que aliás, é responsável por 70% da produção mundial. Também é uma alternativa à propriedades de agricultura familiar, proporcionando um rápido retorno do investimento.

Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar seis tipos de maracujá e suas características, desde o doce (pode comer com colher!) aos mais exóticos, como o maracujá-açu, um “super pesadão” que pode chegar a pesar cerca de três quilos! Vamos lá?

Maracujá-doce

A primeira das espécies que iremos destacar e que, sem dúvida é muito apreciada, é o maracujá-doce (Passiflora alata). Nativo da Amazônia, é uma espécie trepadeira, com aparência que lembra um mamão papaia. Tem sabor muito doce e sua polpa é geralmente consumida de colher.

Sua polpa contém fósforo, potássio, cálcio, zinco e ferro, é rica em vitaminas A e C, além de ser uma excelente fonte de antioxidante flavonoides.

Maracujá-doce cortado ao meio em um prato
Além do consumo in natura, o maracujá-doce também é usado em preparos, principalmente sobremesas (mousses, tortas e bolos).

Leia também: Como plantar maracujá – todas etapas de cultivo.

Maracujá-roxo

O maracujá-roxo (Passiflora edulis) é da mesma espécie do maracujá amarelo ou azedo (P. edulis f. flavicarpa), entretanto, possui características menos ácidas do que seu irmão. Ele é rico em vitamina C, tem propriedades antioxidantes e alta taxa de fibra em sua composição, bem como nutrientes essenciais: ferro, potássio, cálcio, entre outros.

É cultivado em climas mais amenos, principalmente nos estados do Sul do Brasil, sendo popular também em alguns países europeus, como na Holanda e na Bélgica.

Maracujá roxo cortado ao meio, um dos tipos de maracujá
Embora tenha a casca roxa, a sua polpa tem colocação amarelada, porém é menos ácida.

Maracujá-maçã

Conforme o próprio nome já diz, é muito parecido com uma maçã. Entre as características dessa fruta, é menos ácida do que espécies mais tradicionais, é rica em fibras que ajudam na digestão, além de ter um sabor adocicado. Também possui as principais vitaminas do complexo A, B e C.

Uma curiosidade: por ter uma casca bem dura, o maracujá-maçã recebe também o nome de “maracujá-de-osso”. Outro detalhe interessante é que, devido às suas propriedades torna-se um ótimo calmante natural.

Entre os tipos de maracujá a espécie maçã
O maracujá-maçã é rico em fibras e uma de suas características é ter uma casca bem dura. Foto: Luís Bernacci (IAC – Instituto Agronômico de Campinas).

Maracujá-da-caatinga

Nativo do semiárido nordestino, o maracujá-da-caatinga (Passiflora cincinnata) também recebe o nome de maracujá-do-mato. É uma fruta que está no meio termo entre a doçura e a acidez. É utilizado sobretudo em geleias, sucos e até mesmo sorvetes.

Notadamente aromático, esse tipo de maracujá possui casca esverdeada, polpa branca, propriedades calmantes e vitaminas A, B e C. Ademais, apresenta uma uma flor muito bela e delicada.

Espécie de maracujá cultivada na caatinga
O maracujá-da-caatinga possui casca verde e uma polpa na cor branca, tendo um sabor entre o doce e o azedo.

Em virtude de sua região de origem, o maracujá-da-caatinga é bem resistente à seca e às pragas que normalmente atacam as demais espécies dessa fruta.

No vídeo, conheça um pouco mais sobre o cultivo dessa variedade na sua terra de origem:

Fonte: Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

Maracujá-açu

Outra espécie brasileira, o maracujá-açu (Passiflora quadrangularis) é bastante difundido na região norte do país. Seus frutos são os maiores do gênero, podendo chegar a incríveis três quilos! O maracujá amarelo, em comparação, pesa em média 160 gramas.

Essa espécie é também pode ser conhecida como “maracujá-melão” (pelo formato semelhante à essa fruta) ou “de quilo” (pelo seu tamanho).

Possui as mesmas qualidades nutricionais que seus “primos” próximos, além de propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e digestivas. Seu sabor tende mais ao adocicado do que ao azedo.

Variedade gigante, conhecida como açú
O fruto do maracujá açu pode chegar a pesar até três quilos, quase 20 vezes mais do que as variedades tradicionais.

Confira também: Tipos de banana: conheça os mais comuns no Brasil.

Maracujá-caerulea

De nome científico Passiflora caerulea, essa é uma das espécies oriundas das regiões de clima mais ameno da América do Sul e, por isso, é uma planta que tem maior resistência às baixas temperaturas. Em algumas regiões, a exemplo do Rio Grande do Sul, principalmente na fronteira Oeste do Estado, é conhecido como “maracujá-do-mato”.

Trepadeira, sua disposição pelas cercas e alambrados presenteia a todos com uma visão deslumbrante quando em floração. Aliás, é mais cultivado pelas suas flores do que pelos seus frutos.

Um pouco menor que a fruta tradicional, esse tipo de maracujá tem casca laranja e polpa vermelha, com sementes que lembram o melão de São Caetano. Embora seja de clima ameno, é uma planta que precisa de sol pleno.

Plantio de maracujá-caerulea
Com sua casca laranja, o maracujá-caerulea é cultivado em regiões de climas mais amenos.

Conclusão

E então, gostou de conhecer outros tipos de maracujá e suas características? Certamente existem outras espécies dessa fruta que são cultivadas em diferentes regiões do nosso país e que são muito apreciadas por suas comunidades.

Para continuar por dentro do assunto, aproveite e acesse também nosso post sobre 6 frutas nativas brasileiras. Boa leitura!

Post Relacionado