Melancia: confira os tipos que são mais produzidos

Melancia: confira os tipos que são mais produzidos

A melancia possui diferentes tipos e tamanhos, com ou sem sementes e até polpa de cores distintas.

Natural da Índia e pertencente à mesma família do melão, a melancia é uma fruta muito refrescante, sobretudo para ser consumida nas épocas de muito calor. Sua polpa é usada em sucos, coquetéis e in natura.

Com propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água), a maioria dos tipos de melancia possui boa quantidade de açúcar, bem como vitaminas do complexo B e sais minerais (cálcio, fósforo e ferro).

Neste artigo, fique sabendo detalhes sobre os principais tipos de melancia e escolha aquela que mais gosta para consumo e à produção.

Principais tipos produzidos

Existem três principais tipos de melancia grandes, que são normalmente produzidos e vendidos.

Um deles é a de polpa amarga, que é cultivada principalmente na África. Suas sementes são fritas antes de serem consumidas.

Melancia cortada ao meio entre outros frutos na lavoura
A melancia é uma das frutas mais populares do Brasil e existem cerca de 50 tipos mais populares.

O segundo tipo é a chamada melancia forrageira, que tem sua polpa com um aspecto esbranquiçado e consistente, possuindo um grande teor de matéria seca. Elas possuem baixos níveis de sacarose, ou seja, não são muito açucaradas.

Normalmente são usadas para alimentar os animais, exatamente pelo seu gosto não ser muito popular entre as pessoas.

Por fim, existem as melancias de polpa mais açucarada, podendo ter três cores distintas: vermelha, laranja e a amarela. Elas são as mais populares no mundo e também têm muita água em sua composição. É justamente sobre elas que iremos tratar a seguir.

As frutas de polpa amarela e vermelha já são encontradas dessa forma, competindo fortemente quanto ao seu sabor e nutrição, quando comparada às melancias tradicionais.

Melancia de polpa amarela

Conhecidas como japonesa ou kodama, são menores do que sua “parente” mais popular, sendo fácil o seu transporte. Seu consumo é indicado principalmente quando se trata de uma família de menor número de pessoas.

Variedade de melancia da cor amarela
A melancia amarela é um dos tipos que mais agradam porque é bem doce e possui poucas sementes.

Ela também é rica em betacaroteno, que vai ajudar na formação dos ossos, na visão e no crescimento e fortalecimento. É ideal para crianças, jovens e idosos porque possui alto teor de açúcar natural e poucas sementes.

Melancia de polpa branca

Essa espécie veio ao Brasil no período colonial. Entre os tipos de melancia, é o menos popular porque possui baixo nível de açúcar, apesar de ser rica em sais minerais. Mesmo assim, pode ser usada para fazer geleia ou doce.

Melancia variedade branca
A melancia branca possui baixo nível de açúcar e, por isso, está entre os tipos que não agradam ao paladar da maioria das pessoas. Foto: Mundo e Ecologia.

Justamente por não ser doce e possuir grande quantidade de água em sua composição, é muito usada na pecuária porque facilita a digestão e a manutenção da saúde do gado.

Melancia de polpa vermelha

Entre os tipos de melancia, é considerada a mais popular e encontrada no Brasil. Ela é rica em água e açúcares, adicionando bastante sabor ao fruto.

Essa melancia também possui propriedades antioxidantes, rica em nutrientes, como a vitamina C, carotenoides, licopeno e cucurbitacina E.

Fruta na cor vermelha cortada em fatias
A melancia vermelha é um dos tipos mais suculentos. Apresenta várias sementes pretas e, dependendo do solo, pode pesar mais de 15 quilos.

Aliás, como possui baixo valor calórico, pode ser especialmente recomendada para dietas de baixo valor energético. Ela é diurética, elimina resíduos do aparelho digestivo e funciona como laxante.

Melancia sem sementes

Entre os tipos de melancia, vamos destacar uma que chama a atenção pelo seu nome. Na verdade ela possui sementes, mas são muito pouco desenvolvidas, além de serem comestíveis.

Pesa em média de 6 a 8 quilos, ou seja, metade de uma melancia tradicional que chega a pesar mais de 15 quilos.

As frutas de polpa amarela e vermelha já são encontradas dessa forma, competindo fortemente quanto ao seu sabor e nutrição, quando comparada às melancias tradicionais.

Melancia sem sementes, uma cortada ao meio
A melancia “sem sementes”, pouco cultivada no Brasil, é um dos tipos que fazem sucesso entre os consumidores.

Ela também é menos calórica e mais prática para o consumo, além de ser de fácil digestão. Embora sua produção em território brasileiro ainda seja pequena, essa variedade foi apresentada ao mundo em 1947, pelo Japão.

Que tal aproveitar a casca?

Neste artigo, nós falamos sobre os tipos de melancia, destacando suas polpas. Mas, você sabia que é possível aproveitar a casca? A partir dela podemos fazer várias coisas gostosas de comer.

É possível fazer desde geleia, usá-la em conserva, entre outras receitas, usando a casca dessa fruta. E que tal deixar seu café da manhã mais saudável e fácil, tomando suco de casca de melancia? Ele é considerado “detox” e ajuda a perder peso. Confira no vídeo abaixo:

Fonte: Pensando Ao Contrario.

Gostou do nosso artigo sobre os tipos de melancia? Se você quer saber sobre outras frutas, acesse nosso post sobre os tipos de limão e como utilizá-los. Boa leitura!!!

Post Relacionado