Indubrasil: a raça de gado genuinamente brasileira

Indubrasil: a raça de gado genuinamente brasileira

Trazendo brasilidade no nome, o gado Indubrasil é oriundo do cruzamento de raças zebuínas indianas, visando herdar o melhor de cada uma delas.

100% brasileira, essa raça nasceu inicialmente da necessidade de alcançar o que há de melhor no que diz respeito as características produtivas, sejam elas relacionadas à média de produção de leite, às carcaças e aproveitamento máximo de conversão alimentar, ou ao melhor ganho de peso.

Trata-se de uma raça de peso que, além de chamar a atenção pela sua beleza e marcar forte presença nos pastos, também representa o impacto tecnológico de melhoria genética. Portanto, é uma raça muito importante, que inclusive, já ultrapassou os limites territoriais, sendo exportada para países como México e Estados Unidos.

Sendo assim, caro pecuarista, não perca a oportunidade de conhecer melhor sobre o Indubrasil. Confira na íntegra esse artigo que preparamos para você!

Gado da raça Indubrasil
Antes de ter seu nome cunhado pelo selecionador Thiers Botelho, o Indubrasil já foi chamado de Indubahia, Indubelém, Induberaba e Induaraxá.

Leia também: Gado Canchim: conheça suas características principais.

Surgimento e origem do Indubrasil

Com a necessidade de ter animais que apresentassem maior produtividade nos currais mas, ao mesmo tempo, que fossem mais adaptados e resistentes – especialmente em relação a condição climática e a presença de parasitas – os criadores brasileiros de zebuínos iniciaram cruzamentos e foram selecionando o que tinham de melhor.

Os animais também precisavam apresentar capacidade de converter alimentos de baixíssima qualidade em carne e leite. Isso exigiu um acompanhamento muito maior dos cruzamentos dirigidos.

Linhagens Gir, Nelore e Guzerá de alta produção foram a matéria prima da essência do Indubrasil. O teste de progênie garantiu o resultado das futuras gerações, onde são expressas as principais qualidades dessas raças.

Conhecida hoje em dia pelo seu grande porte e intenso desenvolvimento dos músculos, a raça foi criada em 1930, tendo o seu auge por volta de 1940.

Atualmente, são encontrados com mais frequência em determinadas regiões do país, como o Nordeste e o Sudeste, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, e a criação se encontra em um momento de nova expansão.

O vídeo abaixo nos dá alguns detalhes relacionados a origem da raça, com alguns pontos de destaque, como imagens do padrão racial e a história envolvida. Confira:

Fonte: Rogers Alves.

Desde o seu surgimento, realiza-se de modo constante ações com o intuito de melhorar as características positivas da raça, bem como expandir e conservar os rebanhos, tendo como principal objetivo que sua evolução aconteça de modo eficaz e continue correspondendo a todas as expectativas e necessidades dos criadores, considerando principalmente os aspectos produtivos.

Melhoramento genético da raça

O entendimento de que o melhoramento genético é uma questão muito importante e que através de seleções é possível ter não só animais melhoradores, mas também animais capazes de conquistar melhores índices produtivos que trazem maior rendimento financeiro tem modificado o comportamento dos produtores e também a cara dos rebanhos.

Animais altamente selecionados e com resultados comprovados são importantes na genealogia de raças no Brasil, a ponto de diferenciar a cadeia produtiva brasileira. Com esse pensamento em mente, os bovinos da raça Indubrasil são melhoradores dos rebanhos.

Conforme dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial, 25.449.957 doses de sêmen foram comercializados no ano de 2021, com destaque para material genético de raças de gado de corte.

Nessa categoria, o Indubrasil tem resultados importantes, e tem despontado para a função de melhorador, sendo inclusive utilizado no acasalamento com gado europeu, trazendo animais que expressam ótimo potencial produtor e alta rusticidade, se adaptando bem às intempéries dos estados brasileiros.

Gado Indolando, cruzamento dirigido para leite e alta resistência, em pasto
O cruzamento entre o Indubrasil e o Holandês produz o Indolando, que é um gado especializado para a produção de leite e com características de rusticidade e resistência mais acentuadas. (Foto: ABCI).

Veja também: Bonsmara: conheça a raça de gado de corte “do futuro”.

Principais características do Indubrasil

No geral, a raça é muito dócil e de fácil manejo, além de apresentar um ótimo desempenho em diferentes fatores.

A criação do rebanho Indubrasil não é diferenciada ou exigente em pontos como alimentação, ou cuidados sanitários e de prevenção. Pelo contrário, devido as características genuinamente zebuínas, a resistência permite alta sobrevivência e resultados produtivos de alto interesse.

Pontos de interesse produtivo

Os pontos de destaque da raça Indubrasil ficam a cargo de:

  • Boa produção de leite e habilidade materna;
  • Longevidade;
  • Precocidade sexual, boa fertilidade;
  • Facilidade de ganho de peso, seja em pasto ou confinamento;
  • Rusticidade;
  • Boa conformação frigorífica e rendimento de carcaça. São animais muito pesados, tanto os machos quanto as fêmeas.

Pontos de interesse racial

Com tantos pontos positivos, esta raça tem uma grande importância no segmento da agropecuária do país.

Segundo a Associação de Criadores, alguns elementos são próprios para caracterizar a raça Indubrasil, e através da atenção a esses aspectos, os animais são registrados. Atualmente, o total chega a 215.002 animais registrados na ABCI.

Vaca Indubrasil de alto padrão racial
As fêmeas Indubrasil são ótimas em habilidade materna e produzem crias pesadas, que ganham peso rapidamente e são desmamadas pesadas. (Foto: ABCI).

Abaixo, confira as características da raça Indubrasil:

  • Peso e altura: Com um porte que se destaca, os touros podem chegar facilmente aos 1000 quilos e 1,45 a 1,55 metros de altura. Já as vacas têm o peso entre 500 e 700 quilos e a altura varia entre 1,35 e 1,50 metros;
  • Pelagem: Com couro macio e untuoso e pelos finos, sedosos, brilhantes e curtos, as cores são uniformes, a pelagem pode ser tanto mais clara como mais escura e os tons variam em branco, cinza, amarelado, entre outros;
  • Cabeça: Talvez esta seja a parte de maior destaque da raça, já que é neste local que os diferenciais ficam mais evidentes. A sua cabeça é grande, com fronte larga e face curta e afunilada para o focinho largo, com chifres médios e grossos na base, que se afinam até apontas. As orelhas, por sua vez, também são grandes e, apesar de variar um pouco, normalmente são voltadas para a frente e espalmadas, proporcionando uma movimentação lateral. O pescoço tem como característica a grossura e a espessura curta nos bois e média nas vacas, sendo a barbela em pouca quantidade se comparada a outras raças;
  • Corpo: A estrutura do corpo do Indubrasil é compacto, longo e volumoso, com costas largas e musculosas e giba (cupim) pequena;
  • Membros: Com uma musculatura acima dos mocotós boa, os membros do Indubrasil se sobressaem por serem fortes, curtos e aprumados. Já a ossada é bastante grossa.
Touro Indubrasil, campeão da ExpoZebu
O touro Indubrasil chega a cerca de 1000 kg facilmente, e o padrão racial é bem característico, especialmente em relação ao comprimento das orelhas. (Foto: ABCI).

Aspectos e principais cuidados com a produção de carne e leite do Indubrasil

Quando o assunto se relaciona a produção da raça Indubrasil, vale destacar que é uma raça de dupla aptidão, ou seja, apresenta destaque tanto como gado de corte quanto como gado de leite.

Como produtor de leite, é possível chegar a uma quantidade de 50 a 60 quilos de leite por dia, quando o cruzamento é com a raça holandesa, resultando no Indolando. Já em relação à raça pura, a produção gira em torno de 35 a 40 quilos.

Na produção de cortes de carne, por sua vez, a raça tem a carcaça bastante apropriada, gerando ótimos bezerros de cortes, e um significativo ganho de peso na idade próxima ao abate, se comparada com outras raças.

Em cruzamentos, a contribuição genética do Indubrasil gira em torno de melhorias no desempenho produtivo e reprodutivo.

Com tudo isso em vista, é fato que o Indubrasil é um gado que agrega valor a pecuária nacional e possibilita um modo de produção intenso, sustentável e de qualidade.

E então, gostou de conhecer mais sobre essa raça de gado? Aproveite e acesse também o nosso post sobre a raça Jersolando. Boa leitura!

Post Relacionado